top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Instituto JCPM celebra o encerramento de 2023 e jovens dão um show de talento e criatividade

“Algo que bate por dentro. Toma conta dos meus pensamentos. Esperanças e Certezas.” Foi com este sentimento que os alunos do Instituto JCPM de Compromisso Social encerraram as atividades de 2023 em Aracaju. O desafio final dos jovens de 16 a 24 anos foi expressar o conhecimento construído durante os cursos por meio de jogos físicos e games. O resultado foi uma bela mostra de criatividade compartilhada entre os colegas que assistiram às apresentações.


Nas ‘Cruzadas Poéticas’ criadas pelos alunos do curso Escrita Criativa, por exemplo, o desafio foi encontrar a palavra certa a partir da definição apresentada em forma de poema, como o trecho que inicia este texto. Outro grupo preferiu usar a sustentabilidade como tema, que inspirou o conteúdo e os materiais reciclados do jogo de tabuleiro.


Ao todo, dez turmas apresentaram diversos jogos como anagrama, forca, quebra-cabeça, ludo, baralho, jogo da memória, em formato analógico ou digital, e todos conectados aos assuntos trabalhados em sala de aula, como informática básica, mundo do trabalho, inteligência emocional, dentre outros.


Apoiando a juventude


Neste ano, o IJCPM Aracaju atendeu a 1.181 jovens e inseriu 183 deles no mercado de trabalho. Desde dezembro de 2016, o instituto atua na capital sergipana, elevando o potencial de empregabilidade e estimulando os crescimentos profissional e pessoal de jovens de 16 a 24 anos. A instituição oferece cursos de qualificação profissional, idiomas, informática e oficinas de férias, voltados a alunos matriculados ou egressos do ensino médio de escolas públicas.


Além da qualificação, o IJCPM auxilia o jovem a se inserir no mercado de trabalho. A partir das conclusões das turmas, é formado um Banco de Currículos cujo objetivo é fazer a ligação entre empregadores e a mão de obra recém-formada.


Comments


bottom of page