• Luxo Aju

Músico e ativista ambiental, Petrel lança primeira música autoral



Recentemente submergido integralmente no ecossistema musical, Petrel (cujo o nome artístico remete a uma ave marinha), lançou no último sábado, 19, sua primeira música autoral. Possuindo como tema uma forma de apelo pela preservação dos oceanos com composição e melodia criada pelo mesmo, a canção intitulada “Sobre Mim H2O”, foi lançada em vídeo com uma performance “live session”, que acabou sendo gravada de forma despretensiosa durante uma apresentação ao vivo do cantor. A letra descreve o momento da homogeneização entre o artista e o mar, no qual o músico empresta suas emoções e converte num porta-voz do sofrimento do oceano e acaba por denunciar os malefícios da poluição, resultando numa personificação emotiva e visceral. A data do lançamento, 19 de setembro, foi escolhida por ser o Dia Mundial da Limpeza de Praias.  

Falando um pouco mais de como são suas apresentações, o trabalho do artista já chama a atenção logo de início, porque o músico segue o formato “Looping Live”. É um formato de apresentação musical, cujo o instrumentista grava pedaços de áudio durante a apresentação e utiliza equipamentos como os loops e beats para fazer com que aquele som recém-gravado fique ecoando enquanto ele toca um simulador de baixo, por exemplo. Fazendo com que ele, sozinho, consiga simular o som de uma banda inteira, esse que é carregado de cores, bem sinestésico, com pedais de efeito que nos trazem a uma ambiência incrível, que se fechar os olhos, sentimos a atmosfera de um grupo musical completo. 

O musicista faz releituras de músicas que permeiam artistas do reggae, rock, indie, MPB e psicodelia, além de carregar a reciclagem como estilo de vida e faz até um trompete de garrafa pet para incrementar. Você pode acompanhar o trabalho dele pelo Instagram: @petr3l e também pelo YouTube: Petrel Music.

Link da música no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=8YonrjM9Lhs