top of page

Política by Adiberto de Souza

  • Foto do escritor: Luxo Aju
    Luxo Aju
  • 16 de abr. de 2021
  • 4 min de leitura


Festival de CPIs


Este promete ser o ano das Comissões Parlamentares de Inquérito. A CPI a ser instalada no Senado visando investigar as ações do governo federal no combate a covid-19 está estimulando deputados e vereadores a fazer o mesmo. Na Assembleia de Sergipe, a bancada do Cidadania quer instalar uma CPI para investigar o destino dos milhões recebidos pelo governo de Belivaldo Chagas (PSD). O vereador itabaianense Alex Henrique (PP) também já começou a coletar assinaturas dos colegas com o mesmo objetivo, comportamento que deve ser seguido por parlamentares de outros municípios. É pouco provável que os cidadanistas minoritários consigam instalar a CPI no Legislativo sergipano, mas o pepista de Itabaiana pode obter as assinaturas necessárias para investigar a gestão do prefeito Adailton Sousa (PL). Instrumento político, muitas das CPIs a serem instaladas por esse Brasil a fora terão como único objetivo fustigar governadores e prefeitos, atrapalhar as administrações. É preciso levar em consideração, contudo que, embora toda Comissão Parlamentar de Inquérito cheire a pizza, a maioria delas tem gosto amargo para os gestores de plantão. Aqueles que durante as investigações não sabem tanger o gado, geralmente dão com os burros n’água na eleição seguinte. Home vôte!


O PL tem dono


E o dublê de político e empresário Edvan Amorim manda avisar que continua presidindo o PL sergipano. O aviso se faz necessário porque muita gente pensa que o partido está sendo comandado no estado pelo ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho. Na verdade, o político itabaianense é o secretário-geral do PL. Embora permaneça sendo o manda chuva da legenda, Edvan não pensa em participar das próximas eleições. Faz bem, pois em 2014, quando se candidatou a deputado estadual, o distinto teve uma cuia rasa de votos: minguados 156 sufrágios. Misericórdia!


Tradutor de libras


Os portais do Tribunal de Justiça de Sergipe contam agora com uma ferramenta tradutora para a Língua Brasileira de Sinais. A iniciativa tornou as informações do TJ acessíveis aos cidadãos com deficiência auditiva. A nova ferramenta de acessibilidade web do judiciário integra o projeto “Plataforma de inclusão digital com o Vlibras” e faz parte do programa de inclusão digital concebido pela gestão do desembargador Edson Ulisses de Melo. Legal!


Chega pra lá na covid


Finalmente, uma ótima notícia: o coronavírus levou um chega pra lá de uma anciã. Com um século de vida, dona Maria Lúcia Moura testou positivo para a covid-19, mas não se fez de rogada. É certo que careceu de socorro no Hospital de Cirurgia, em Aracaju, contudo nem precisou de oxigênio e recebeu alta médica 10 dias após ter sido internada. E qual o segredo de dona Maria Lúcia para derrotar o coronavírus? Ela é atleta que, apesar dos 100 anos vem vividos, corre 10 quilômetros numa boa. Viva a vida!


Cara nova

A Prefeitura de Socorro acaba de lançar uma nova logomarca. Na cor verde, o novo design da administração do prefeito Padre Inaldo (PP) afirma que “com trabalho, estamos cuidando da nossa gente”. Segundo o secretário de Comunicação, jornalista Carlos Ferreira, a nova logo visa marcar a continuidade e o fortalecimento “de um trabalho que vem dando certo desde 2017 e que foi aprovado pelo povo em 2020”. Ah, bom!


Filosofia de Britto


Do sergipano Carlos Ayres de Britto, ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal: “A primeira conquista é ter uma casa. A segunda é bater perna dentro da gente mesma. A terceira é construir nesse lado de dentro um mundo infinitamente mais solidário do que este do lado de fora”. Então, tá!


Ego transbordando


Edvaldo Nogueira (PDT) é o novo presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). O gestor aracajuano foi empossado durante a 79ª Reunião Geral da Frente. Eleito em chapa única, o pedetista substituiu Jonas Donizette, ex-gestor de Campinas (SP). Mas, além do encher o ego do prefeito, o que tal fato significa de bom para os aracajuanos? Como costuma escrever o brilhante jornalista sergipano Ancelmo Góis sobre estes eventos, a posse de Edvaldo Nogueira na presidência da ANP não nada, não é nada e não é nada mesmo. Crendeuspai!


Machistas de uma figa


Nada menos do que 58,5% dos homens concordam totalmente ou parcialmente com a frase "Se as mulheres soubessem como se comportar, haveria menos estupros". Segundo pesquisa feita pelo Ipea, 42,7% dos entrevistados acham que as mulheres que usam roupas mostrando o corpo merecem ser atacadas. Pior: 63% concordaram que “casos de violência dentro de casa devem ser discutidos somente entre os membros da família”. Lastimável que no século 21 ainda se pense assim. Desconjuro!


Bem melhor


A família do ex-deputado federal Sérgio Reis (MDB) divulgou nota informando que ele teve uma melhora significativa na luta contra a covid-19. Ainda internado num hospital de Aracaju, o emedebista já respira sem ajuda de oxigenação. Embora ainda precise de cuidado e atenção, a melhora do seu estado de saúde é bastante significativa. Por fim, os familiares de Sérgio Reis agradecem as orações e todo carinho que têm recebido nos últimos dias. Saúde, amigo!


Fulo da vida


E quem está tiririca da vida com o jornalista Mário Sérgio Conti é o deputado estadual Rodrigo Valadares (PTB). Tudo porque o escriba publicou um artigo sobre religião na Folha de S. Paulo. O petebista achou a escrita do articulista uma afronta à fé cristã, tendo conseguido aprovar na Assembleia uma moção de repúdio contra o ateu juramentado. É bem capaz de Mário Sérgio perder o sono e o apetite por causa disso. Que tal se, além da moção de repúdio, o evangélico Rodrigo Valadares também for se queixar contra a heresia de Conti ao galo da torre da Igreja? Aff Maria!


Disputa aquática


De um bebinho comunista, logo após o Supremo Tribunal Federal ter jogado na lata do lixo as condenações do ex-presidente Lula da Silva (PT): “Quem não virar jacaré até 2022, vai assistir uma disputa aquática entre a lula e o crocodilo, isso se antes o assustado aligátor não se esconder no pântano”. Vixe Santa!


Recorte de jornal



Publicado no jornal aracajuano Folha de Sergipe, em 26 de setembro de 1907.

Posts recentes

Ver tudo
Política by Adiberto de Souza

No Forró Caju de Emília quem recepcionou Mitidieri foi Amorim Uma foto postada nas redes sociais pelo governador de Sergipe, Fábio...

 
 
 
Política by Adiberto de Souza

Imprensa de luto A imprensa sergipana está de luto pelas mortes prematuras da jornalista Mônica Pinto e do jornalista e publicitário...

 
 
 
Política by Adiberto de Souza

Aracaju só perde com as festas juninas divididas entre governo e prefeitura Diferente de Campina Grande e Caruaru, onde os festejos...

 
 
 

Yorumlar


#Sugestões

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

#Siga o Luxo_Aju

#Arquivos

  • Facebook Reflexão
  • Instagram Reflexão
  • Reflexão do Twitter

© 2010 - LuxoAju sociedade - Todos os direitos reservados.

bottom of page