top of page

Política by Adiberto de Souza

  • Foto do escritor: Luxo Aju
    Luxo Aju
  • 26 de out. de 2020
  • 4 min de leitura


Políticos espalham a Covid-19


Os políticos devem ser responsabilizados caso Sergipe registre uma segunda onda da Covid-19. Com raras exceções, os candidatos a prefeito e vereador estão promovendo aglomerações de pessoas, a grande maioria sem máscaras e, portanto, expostas à contaminação. Diferente do início da pandemia, quando qualquer evento era prontamente reprimido pela Polícia, agora o governo assiste de camarote os políticos desrespeitarem as normas sanitárias impostas para conter o avanço da doença. Aqui e ali, a Justiça Eleitoral tem proibido aglomerações políticas, mas estas proibições isoladas surtem pouco efeito, diante do grande volume carreatas e comícios realizados no estado todos os dias. Devido a incapacidade do poder público em barrar estas ações criminosas, só resta ao cidadão votar contra os candidatos que insistem em propagar a Covid-19. Quem age assim não merece ser eleito para administrar uma cidade ou representar o povo no Legislativo. Diga não a esses políticos mequetrefes. Crendeuspai!


Cabeças cortadas


Dois dos quatro prefeituráveis de Carira tiveram os registros de candidaturas negados pela Justiça. Arodoaldo Chagas, o “Negão” (PSC), foi considerado inelegível por ter tido as contas reprovadas pelo Tribunal de Contas da União. Já “Dr. Robson” (Republicanos) foi punido porque se filiou fora do prazo. O candidato Diogo Machado (PSD) também pode ter o registro negado, sob o argumento de ter sido condenado em segunda instância pelo Tribunal de Justiça de Sergipe. Misericórdia!


Abaixo a intolerância


Enquanto igrejas católicas e evangélicas se espalham por Sergipe, centros afrodescendentes estão reduzindo suas atividades, se transferindo para áreas menos povoadas ou fechando as portas por conta da intolerância religiosa. Isso mostra como ainda é forte a intolerância religiosa, apesar de a Constituição Brasileira deixar claro ser este um país laico, que respeita todas as manifestações dos credos religiosos e da fé. Só Jesus na causa!


Último dia


Termina nesta segunda-feira, o prazo para substituição de candidatos a prefeito e a vereador. A exceção só ocorre se o postulante morrer. Se ocorrer substituição após a geração das tabelas para elaboração da lista de candidatos e preparação das urnas, o substituto concorrerá com o nome, número e a fotografia do substituído. Vixe!


Antes e depois


No período eleitoral

Candidato vira santo

Bota a cara em todo canto

Favela, sítio, hospital,

Tapera, escola, curral,

Velório, igreja, pensão,

Promete o céu e o chão

Jura descaradamente

Mas muda radicalmente

Quando acaba a eleição!


O cordel acima é do poeta Merlânio Maia


Sem biometria


Após 12 anos de implantada, a biometria não será usada nestas eleições. Para suspender a identificação biométrica, a Justiça Eleitoral seguiu recomendação de infectologistas, em razão da pandemia de Covid-19. Os médicos concluíram que a identificação pela digital aumenta as possibilidades de infecção, já que o leitor biométrico não pode ser higienizado com frequência. Também levaram em conta que a biometria aumenta as aglomerações, uma vez que esse processo é mais demorado do que com a assinatura no caderno de votações. Ah, bom!


Voto não tem preço


Padre Isaías Nascimento, da Cáritas Diocesana de Propriá, está orientando o povo quilombola a escolher seus candidatos a prefeito e vereador “pensando no território ou na comunidade a qual pertence. Cobrem dos candidatos um posicionamento público e claro a favor do território e de políticas públicas a serem executadas nas comunidades”, afirma. O religioso também pede aos quilombolas para não venderem o voto: “Voto não tem preço, tem consequência”, revela Isaías. Este ano, 15 mulheres, representando 10 dos 29 quilombos de Sergipe, são candidatas a vereadoras. Legal!


Dois sentidos


Veja o que publicou no Jornal da Cidade a coleguinha Thaís Bezerra: “O PT está disputando as eleições em Aracaju de olho no resultado do pleito de Lagarto. Enquanto se esforçam para colocar o prefeiturável Márcio Macedo no 2º turno da capital, os petistas rezam para o deputado federal Fábio Reis (MDB) se eleger prefeito em Lagarto. É que se o emedebista derrotar a prefeita lagartense Hilda Ribeiro (SD), Márcio herda a cadeira na Câmara Federal. Como gato com dois sentidos não pega rato, é bom a turma da estrela solitária focar na campanha de Aracaju para não ficar sem o mel nem a cabaça”. Home vôte!


Vida mansa


Lembrete a quem amanheceu nesta segunda-feira na maior pindaíba: cada vereador de Aracaju custa anualmente aos contribuintes a bagatela de R$ 1,4 milhão. Pior é que, diferente de quem trabalhada de sol a sol para ganhar um minguado salário mínimo, os vereadores aracajuanos quase nada fazem para justificar as mordomias a que têm direito. São uns marajás!


Traíras em ação


Sergipe está infestado de uma espécie que faz muito mal à democracia e causa sérios prejuízos financeiros aos candidatos descuidados: o vendedor de votos. Também chamadas de traíras, essas pessoas aproveitam o prestigio político que têm na região onde vivem para faturar com as eleições. Muitos conseguem vender o mesmo curral eleitoral a mais de dois candidatos. Pior é que a “vítima” não pode se queixar contra os traíras, pois a compra de votos é ilegal e, por isso mesmo, realizada sem recibo. Desconjuro!


Recorte de jornal


Publicado no jornal aracajuano Folha da Manhã, em 31 de julho de 1938.

Posts recentes

Ver tudo
Política by Adiberto de Souza

Forrobodó disputado Os festejos em homenagem a São Pedro viraram uma briga política em Muribeca. Alegando falta de recursos, o prefeito...

 
 
 
Política by Adiberto de Souza

Políticos de Sergipe estão de olho em três empregos dos sonhos A classe política de Sergipe não fala em outra coisa que não seja as...

 
 
 

Comments


#Sugestões

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

#Siga o Luxo_Aju

#Arquivos

  • Facebook Reflexão
  • Instagram Reflexão
  • Reflexão do Twitter

© 2010 - LuxoAju sociedade - Todos os direitos reservados.

bottom of page