top of page
Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza



Refugada, candidatura de vice sobrou pra Sobral


Após a primeira dama de Aracaju, Danusa Silva (PDT), ter rejeitado o convite para disputar a vice na chapa encabeçada por Fábio Mitidieri (PSD), os governistas transferiram a incumbência para o deputado estadual Zezinho Sobral (PDT). É voz corrente nas esquinas de Sergipe que a expectativa criada em torno da possível indicação de Danusa e a escolha do parlamentar ficou muito aquém do esperado. Ademais, ao recusar o convite para disputar a vice, a primeira dama reforçou a suspeita de que o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), não tem lá tantos motivos para se empenhar na campanha de Mitidieri, principalmente após ter sido preterido em seu desejo de disputar o governo. Claro que o gestor tem negado tal hipótese. O diabo é convencer os eleitores de que tudo anda as mil maravilhas no reduto governista. Só quando a campanha começar pra valer será possível avaliar até que ponto Zezinho Sobral contribuirá positivamente com a candidatura de Fábio Mitidieri. Marminino!


Valmir perde mais uma


O ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, rejeitou o pedido de liminar propondo a suspensão da inelegibilidade do ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL). Condenado por abuso do poder econômico, o distinto tenta suspender a decisão do TSE para disputar o governo de Sergipe. Apesar dessa nova derrota do filiado, o PL pretende homologar a candidatura de Francisquinho na convenção que realizará nessa sexta-feira. O ministro considerou intempestivo o pedido de liminar, “uma vez que ainda pende de publicação o acórdão”, escreveu Barroso. Aff Maria!


Emedebistas desgarrados


Os emedebistas simpáticos à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL) preferiram permanecer apoiando Fábio Mitidieri (PSD), a seguir Jackson Barreto (MDB rumo ao palanque do PT. Ficaram na campanha pessedista os filiados do MDB com cargos em comissão no governo e o grupo político liderado pelo ex-deputado Marcos Franco: leia-se os prefeitos emedebistas de Laranjeiras, Juca de Bala, e de Riachuelo, Petinho de João Grande. Aliás, os governistas tiveram que conversar com Juca para que a indicação do adversário dele, Zezinho Sobral, como candidato a vice de Mitidieri não o incomodasse. Misericórdia!


Alese 13 X 0 Deputados


A Mesa Diretora da Assembleia deu de 13 a zero nos deputados estaduais Gilmar Carvalho (PL), João Marcelo (PT), Samuel Carvalho, Kitty Lima e Geogeo Passos, estes três últimos do Cidadania. Calma, não se trata de jogo. Estamos falando do mandado de segurança impetrado pelo quinteto, após o presidente da Casa, Luciano Bispo (PSD), ter arquivado o pedido de abertura de CPI da Covid-19. O pessedista argumentou que agiu assim após o deputado Zezinho Guimarães (PL) ter retirado a assinatura do requerimento da CPI, deixando-o sem o número mínimo de rubricas exigido por lei. No julgamento da ação, o Pleno do Tribunal de Justiça foi unânime em rejeitá-la. Crendeuspai!


Batendo em Jackson


Desde que o Jackson Barreto (MDB) trocou a canoa governista pelo barco do PT, que o governador Belivaldo Chagas (PSD) tem fustigado o ex-aliado. Nos discursos e entrevistas, o pessedista faz questão de lembrar que recebeu o estado em petição de miséria. Chagas tem ressaltado que só depois de ter equilibrado as contas públicas, foi possível recuperar centenas de quilômetros de rodovias estaduais, regularizar o pagamento do funcionalismo, dos fornecedores “e retomar o poder de investimento do estado em obras e projetos que movimentam a economia sergipana”. Para tristeza de JB, que fez um governo pessimamente avaliado, esta será a toada de Belivaldo durante toda a campanha eleitoral. Cruzes!


Aviso aos navegantes


Quem estiver pensando em burlar a lei na campanha eleitoral é bom ir tirando o cavalinho da chuva, pois a Justiça promete jogar duro contra os infratores. O Judiciário tem alertado que não será cúmplice dos transgressores da legislação. É preciso ficar atento, por exemplo, às punições previstas para quem divulgar fake news. Em caso de comprovação de que houve propagação de notícias falsas, o candidato eleito pode até perder o mandato. Portanto, o político que estiver pensando em fazer falcatruas, é bom ficar sabendo que pode dar com os burros n´água. Quem avisa, amigo é!


Sonho ameaçado


A pré-candidatura a governador do ex-deputado Jorge Alberto (Pros) está por um fio. É que ontem, o partido dele decidiu apoiar o presidenciável Lula da Silva (PT). Bolsonarista de quatro costados, Jorge Alberto deve saltar da canoa do Pros e procurar um palanque em Sergipe que apoia o capitão de pijama. O pré-candidato ainda não se manifestou sobre a posição de sua legenda, mas certamente não terá o apoio da executiva nacional para fazer campanha contra o ex-presidente Lula. Antes de ingressar no Pros, Jorge Alberto tentou ser candidato ao governo pelo DC, mas a direção do partido o recusou por ele ser bolsonarista. Home vôte!


Progressistas em festa


Os filiados do Progressistas participam, nesta quinta-feira, da convenção que homologará as candidaturas majoritária e proporcionais da legenda. O evento político vai começar às 14 horas, na sede do PP, à rua Riachuelo, bairro São José, em Aracaju. A convenção vai oficializar as candidaturas de Laércio Oliveira para o Senado, de deputados federais e estaduais, além da indicação para a coligação majoritária com outros partidos do bloco governista. Prestigie!


Julgamento adiado


Um pedido de vista feito pelo desembargador Ricardo Múcio de Abreu suspendeu o julgamento, pelo Pleno do Tribunal de Justiça, do recurso de embargos infringente apresentado pelo radialista George Magalhães. Ele já foi condenado por crime de estupro na 1ª instância e a Câmara Criminal do TJ. Antes do pedido de vista, a desembargadora-relatora Iolanda Guimarães votou pela rejeição do recurso apresentado pela defesa do comunicador. Neste processo, o desembargador Diógenes Barreto funciona como revisor. Agora, é aguardar que o processo retorne à pauta do Pleno. Então, tá!


Novos velhos


E o pré-candidato a governador Rogério Carvalho (PT) se acha o novo na política sergipana. Pode? Após dizer que está ocorrendo uma renovação de geração, o fidalgo cita como exemplos ele próprio, o presidente do PSB, Valadares Filho, e o empresário Sérgio Gama (MDB). Ora, que renovação é essa, se Rogério e Vavazinho participam de eleições desde o distante 2006, quando se elegeram, respectivamente, deputados estadual e federal? Quanto a Gama, pode-se dizer que ele ainda nem nasceu para a política, pois acaba de cair de paraquedas na chapa encabeçada por Carvalho. Danôsse!


Recorte de jornal



Publicado no jornal Correio de Aracaju, em 24 de dezembro de 1923.

Comments


bottom of page