top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza



Os políticos Copa do Mundo estão de volta


Sumidos desde a campanha eleitoral de 2018, muitos espertalhões já estão botando a cara de fora, todos com os olhos grandes nas eleições deste ano. São os chamados políticos Copa do Mundo. Eles só aparecem de quatro em quatro anos para tentar conquistar os votos das pessoas despolitizadas. Muitos deles já estão usando espaços na imprensa para defender mudanças na política, desde que elas lhes beneficiem eleitoralmente. Sem trabalho prestado à sociedade, estes caras de pau preferem colocar rabo de palha nos adversários e, principalmente, prometer o que não podem cumprir. Lamentavelmente, enquanto o eleitor continuar vendendo o voto ou trocando por mercadorias, estes mequetrefes sobreviverão politicamente. Misericórdia!


De olho nos jovens


Os candidatos a governador Fábio Mitidieri (PSD) e Rogério Carvalho (PT) estão de olhos graúdos nos votos da juventude. O primeiro promete criar o programa de transferência de renda para as famílias carentes que tenham estudantes universitários. Já o petista tem anunciado a criação do passe-livre no transporte para estudantes, além de prometer instituir um fórum de debate permanente com os jovens. Pelo visto, até o fim da campanha vai aparecer candidato prometendo prêmio em dinheiro para o estudante que passar de ano, desde que já vote este agora em 2022. Marminino!


Jogada política


O Ministério Público da Bahia se manifestou contrário ao pedido de prisão temporária feito pela Polícia da Bahia contra o empresário sergipano Sérgio Gama (MDB). O emedebista é acusado, num inquérito aberto pela polícia baiana, de ameaçar posseiros em uma propriedade no município de Itapicuru (BA). A defesa de Gama disse que ocorreu o “uso de informações falsas com o único intuito de manchar a sua honra e imagem” por ele ser candidato a vice-governador de Sergipe. A posição do MP baiano permite suspeitar que a defesa de Sérgio está com a razão. Crendeuspai!


Dia do advogado


Neste 11 de agosto é comemorado o Dia do Advogado. A escolha da data remete ao dia em que foram instituídas, no ano de 1827, as duas primeiras escolas de Direito do Brasil: a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo, e a Faculdade de Direito de Olinda (PE). Também hoje, se festeja o Dia do Garçom. Ninguém sabe ao certo porque o Dia deste profissional é comemorado em 11 de agosto, mas o importante é homenagear os garçons e as garçonetes, que tratam a clientela com atenção e carinho. Portanto, um brinde a todos eles e elas!


Suplente importado


Talvez por achar que em Sergipe falta gente qualificada para a função, a candidata a senadora Danielle Garcia (Pode) foi buscar fora do estado o seu postulante a 2º suplente. É o brasiliense Adriano Stefanni da Silva Barbosa. Conhece? Segundo o partido, o ilustre se mudou para Sergipe há dois anos. De lá pra cá, ele tem respondido pela secretaria nacional da legenda e se ocupado em reformulá-la aqui na terrinha. No currículo do candidato, passagens como assessor no Senado e na Câmara federal. Pronto, agora você já sabe quem é o candidato a 2º suplente na chapa da delegada Danielle. Home vôte!


Corda bamba


O Tribunal de Contas da União entregou ao Tribunal Superior Eleitoral uma lista de pessoas que tiveram as contas julgadas irregulares. Na vasta relação, só de Sergipe estão mais de 30 políticos e ex-ocupantes de cargos públicos. Cabe à Justiça Eleitoral declarar ou não a inelegibilidade dos candidatos nas eleições deste ano. Entre os denunciados pelo TCU ao TSE está o deputado federal Fábio Henrique (UB). Ele teve as contas rejeitadas quando foi prefeito de Nossa Senhora do Socorro, mas garante que este episódio não afetará a sua campanha de reeleição. Então, tá!


De bajuladores a bajulados


O mundo dá voltas e a política muito mais. Em 2020, os candidatos às prefeituras e câmaras municipais viviam mendigando aos deputados e senadores que aparecessem em seus eventos eleitorais e gravassem mensagens de apoio. Hoje, são estes últimos que estão bajulando os prefeitos e vereadores, interessados naturalmente no apoio deles às suas candidaturas. Até as eleições de outubro, os gestores municipais e vereadores serão tratados a pão de ló. Passado o pleito, o jogo vira e, novamente, os gestores e parlamentares municipais voltarão a bater nas portas de seus hoje bajuladores para lhes pedir apoio político. E assim caminha a humanidade!


Deu pra trás


O vereador aracajuano Isac Silveira (PDT) desistiu de disputar as eleições deste ano. A princípio, o distinto pretendia concorrer a uma cadeira na Câmara Federal, porém resolveu ser candidato a deputado estadual após Zezinho Sobral (PDT) ter sido indicado vice-governador na chapa encabeçada por Fábio Mitidieri (PSD). Ontem, Isaac anunciou que estava batendo em retirada, principalmente porque os recursos do Fundo Eleitoral do PDT devem ser direcionados basicamente para os candidatos a deputado federal. Ah, bom!


Grana nova


A Assembleia aprovou, ontem, projeto de lei autorizando o governo de Sergipe a contrair um empréstimo de 180 milhões junto ao Banco de Brasília. A grana será usada no projeto de recuperação estrutural das rodovias. O estado dispõe de uma malha rodoviária de 3,7 mil km, sendo 2.280 km pavimentados e mais de 1,4 mil km ainda não asfaltados. Em 2020, o governo estadual deu início ao Programa Pró-Rodovias, com a contratação de um empréstimo de R$ 200 milhões na Caixa Econômica Federal. É muita grana. Aff Maria!


Juízes versus juízes


Aracaju está cheia de juízes de direito. Cerca de 600 magistrados e familiares estão na capital sergipana para participar dos 9º Jogos Nacionais da Magistratura, que começam hoje e seguem até o próximo domingo. As competições serão disputadas no Centro Olímpico da Universidade Tiradentes e em diversas quadras de colégios e centros esportivos de Aracaju. O objetivo dos Jogos é buscar a integração de juízes, além de estimular os exercícios físicos e mentais. A organização do evento está a cargo da Associação dos Magistrados de Sergipe. Bola pra frente!

Kommentarer


bottom of page