top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza




Governador pode beber café frio e água quente


O resultado do 2º turno das eleições em Sergipe pode mudar o humor de quem trabalha na copa do Palácio do Governo. Caso o vitorioso seja o candidato Fábio Mitidieri (PSD), seu aliado governador Belivaldo Chagas (PSD) estará prestigiadíssimo, ajudará a forma a nova equipe administrativa e continuará sendo muito bem servido pelos garçons. A vitória do petista Rogério Carvalho, porém, pode alterar as temperaturas do cafezinho e da água servidas ao chefe do Executivo. Em isso acontecendo, Chagas não será o primeiro a receber tal tratamento. Essa é a sina de quase todo governante em vias de virar ex e que não elegem o sucessor. Portanto, é bom a campanha de Mitidieri pisar forte no acelerador nessa reta final, pois as últimas pesquisas de intenção de votos mostram Rogério na dianteira. Pior é que resta muito pouco tempo para virar o jogo, única alternativa para garantir que os ilustres garçons do Palácio continuem servindo a Belivaldo café quente a ponto de queimar a língua, e água tão gelada de doer os dentes. Misericórdia!


Curso para mesário


Mesárias e mesários que atuarão no segundo turno das Eleições podem acessar um conteúdo de reforço criado pela Justiça Eleitoral e disponível na internet. O material tem como objetivo garantir que todos exerçam a função de maneira segura, com todas as eventuais dúvidas previamente solucionadas antes do próximo dia 30. O treinamento ficará disponível até as 18h do próximo dia 27, na página de Educação a Distância do TSE, e até o dia 29 de outubro, no aplicativo Mesário, desenvolvido exclusivamente para capacitar as pessoas que atuam como colaboradoras da Justiça Eleitoral em um papel essencial para o bom andamento das eleições. Legal!


Comendo poeira


Fossem hoje as eleições em Sergipe, o candidato a governador Fábio Mitidieri (PSD) estaria derrotadinho da Silva Xavier. É o que revela pesquisa do instituto Real Time Big Data, encomendada pela Record TV e divulgada ontem. O petista Rogério Carvalho aparece na liderança com 57% dos votos válidos (desconsiderados brancos e nulos), contra 43% de Fábio Mitidieri (PSD). Considerando os votos totais, Rogério tem 46% e Fábio 35%. Brancos e nulos somam 13% e 6% não sabem ou não responderam. A pesquisa ouviu 1000 eleitores nos dias 17 e 18 deste mês. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número SE-07904/2022. Aff Maria!


Reforço parlamentar


A campanha de Fábio Mitidieri reuniu, ontem, vereadores dos 75 municípios sergipanos para pedir o empenho de todos agora na reta final da disputa eleitoral. Segundo a organização do evento, os vereadores são muito importantes, pois estão mais próximos dos eleitores e conhecem a realidade de seus municípios. Satisfeito com a adesão dos parlamentares, Mitidieri prometeu que se eleito vai criar uma Secretaria de Articulação com os Municípios, dotada de diretoria só para atender aos vereadores. Presente à reunião, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), lembrou que foi vereador da capital por dois mandatos e conhece bem o trabalho e as dificuldades do legislador municipal. Ah, bom!


Pernas pro ar


O governo de Sergipe manteve o ponto-facultativo na sexta-feira (28) da semana que vem, data dedicada ao Servidor Público. No dia seguinte, o funcionalismo nada faz, no domingo (30) vai às urnas votar para presidente da República e governador. Na segunda-feira, imprensa o expediente, pois ninguém é de ferro. No dia 2, alusivo a Finados, estará livre dos afazeres na repartição para ir chorar seus mortos nos cemitérios. Na quarta-feira (3), ainda ressabiado do pleito e cansado de tantos feriados, o servidor voltará à realidade, batendo o ponto cedinho para garantir o salário raquítico no final do mês. E assim caminha a humanidade!


Fazendo escola


A PPP da iluminação pública de Aracaju está chamando a atenção de outras cidades brasileiras. Ontem, o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, apresentou a representantes da Prefeitura de Olinda (PE), o processo da Parceria Público-Privada, desde o seu início até a etapa atual de realização do serviço. “Somos uma referência para a Caixa Econômica Federal. Quando precisam mostrar um case de sucesso, falam e orientam que gestores de outros locais venham a Aracaju”, afirma Ferrari. Além da cidade pernambucana, a gestão da capital já compartilhou a experiência da PPO com as Prefeituras de Ponta Grossa (PR) e de Estância (SE). Supimpa!


Pastor do diabo


“O pastor falou que se o candidato Lula fosse eleito e fossem queimar as igrejas, ele ia mandar queimar primeiro quem votou nele”. Essa grave afirmação foi feita por um evangélico residente em Aracaju à BBC News Brasil. A matéria jornalística revela que os pastores abandonaram a Bíblia para falar de comunismo. O cristão Alisson Santos contou ter sido expulso, junto à esposa, da igreja evangélica que frequentava na capital sergipana desde 2019. O jovem aracajuano afirmou que as ameaças dos pastores são feitas “durante a Palavra”. Segundo Alisson, o tom violento adotado em alguns cultos contradiz o propósito dos templos religiosos. Home vôte!


Novos sergipanos


Em apenas uma sessão plenária, a Assembleia Legislativa aprovou a concessão de nove título de cidadania sergipana. De autoria dos deputados estaduais Luciano Pimentel (PP), Daniel Fortes (PSC) e Luciano Bispo (PSD), foram aprovadas Título de Cidadão para o grão mestre do Grande Oriente do Brasil, Múcio Benifácio Guimarães; pastor e cantor Armando José da Silva Filho; cantor e compositor Elias Ferreira da Silva; artistas da música Fernando Cratéus, Lito Nascimento e Doca Furtado; aos senhores Eduardo Soares Marques, José Costa e Carlos Eduardo Soares Marques. A data para entrega das honrarias ainda será marcada pela Mesa Diretoria do Legislativo. Então, tá!


Queixa de nanico


O jornalista Diógenes Brayner publica hoje, em sua prestigiada coluna Plenário, uma queixa do presidente estadual do Patriotas, Uezer Màrquez. Segundo o suplicante, até agora não foi procurado pelos candidatos a governador Fábio Mitidieri (PSD) e Rogério Carvalho (PT). “Não recebi pedido de apoio e estou na minha”, confessou o rejeitado. Certamente, os dois postulantes ao governo não enxergaram qualquer peso político no Patriotas, legenda que não conseguiu superar a cláusula de barreira, ficando privado de verbas públicas e de propaganda na TV. Além do Patriotas, viram nanicos agora em 2022 as legendas Novo, PTB, Pros, PSC e Solidariedade. Creindeuspai!


Pela democracia


O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto, e o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, César Britto, estão entre os juristas que assinaram a carta da Frente Ampla pela Democracia, a ser lida hoje, em um evento em Brasília. Um trecho do documento diz “nós, juristas, profissionais e estudantes do Direito, declaramos que, no dia 30 de outubro, vamos votar em Lula e Alckmin e para eles pedimos seu voto. A alternativa, representada pelo atual presidente, é o fim da Democracia e dos direitos políticos”. Segundo os organizadores do manifesto, mais de 7 mil assinaturas já foram colhidas em prol do movimento. Esta informação é do portal Metrópoles.

Comments


bottom of page