top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza



Sergipe tem pesquisa pra todos os gostos


Faltando apenas quatro dias para as eleições, ainda existem 11 pesquisas de intenção de votos para serem divulgadas em Sergipe. Isso quer dizer que os institutos vão apresentar índices pra todos os gostos, deixando o eleitor completamente baratinado. Como usam metodologias diferentes, as consultas têm mostrado ao longo deste 2º turno o candidato Rogério Carvalho (PT) na liderança, revelam empate técnico ou garantem que Fábio Mitidieri (PSD) já assumiu a dianteira da disputa. Nesta confusão de percentuais, os sergipanos ficam inseguros, principalmente os indecisos, que costumam votar em quem está na liderança. Portanto, diante de tantos números diferentes já apresentados e ainda a serem expostos, é bom o eleitor não apostar nesse ou naquele candidato. Quem o fizer corre o risco de perder dinheiro. Com tantas pesquisas, algumas feitas ao gosto de quem as paga, Sergipe só terá certeza sobre quem vencerá às eleições após a contagem dos votos. Misericórdia!


CPI do assédio


De Sergipe, apenas a senadora Maria do Carmo Alves (PP) não assinou o pedido de abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar as denúncias de assédio eleitoral. Os senadores Alessandro Vieira (PSDB) e Rogério Carvalho (PT) estão entre os 28 que apoiaram a abertura da CPI para investigar empresários, gerentes de empresas e até mesmo prefeitos que ameaçam trabalhadores e trabalhadoras, exigindo ou induzindo a votarem no presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição. Também será apurado se essas pessoas estão oferecendo prêmios em troca dos votos, configurando, em tese, a prática dos crimes eleitorais. Aff Maria!


Polícia com Rogério


A maioria dos policiais civis e militares de Sergipe apoia o candidato a governador Rogério Carvalho (PT). Quem garante isso é o delegado Paulo Márcio. Segundo ele, a falta de credibilidade de Belivaldo Chagas (PSD contaminou, de maneira irreversível, a candidatura de Fábio Mitidieri (PSD). E quanto aos delegados que estão apoiando o pessedista? Paulo Márcio reconhece que o postulante governista “atraiu para o seu palanque meia dúzia de figurinhas carimbadas do meio policial, algumas visivelmente constrangidas. Mas ficou apenas nisso”. O delegado conclui dizendo que os policiais não perdoam Belivaldo por ter lhes negado a periculosidade, a reposição das perdas inflacionárias a reestruturação das carreiras. Home vôte!


Defesa da democracia


O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), lembra que domingo próximo é dia de o cidadão exercer uma das maiores conquistas da sociedade: votar. Ele lembra que, “graças à democracia, temos a liberdade de escolher nossos governantes e os caminhos que o país deve seguir. Por isso, a democracia deve ser defendida e todo ataque a ela deve ser repudiado”, ensina. Agora no 2º turno, o pedetista vota no presidenciável Lula da Silva (PT) e no candidato a governador Fábio Mitidieri (PSD). Ah, bom!


Procurador mantido


Em respeito à ordem da lista tríplice eleita pelo Ministério Público Estadual, o governador Belivaldo Chagas (PSD) assinou a recondução ao cargo do atual procurador-geral de Justiça Manoel Cabral Machado Neto. O fidalgo permanecerá à frente da Procuradoria-Geral até 2024. O ato de assinatura da recondução do procurador ocorreu no Palácio do Governo e foi prestigiado pelos promotores Nilzir Soares Vieira Junior e Etélio de Carvalho Prado Junior, respectivamente, segundo e terceiro mais votados. Chagas ressaltou a importância da independência e da harmonia entre as instituições. Então, tá!


Cães sem dono


Alguém sabe quantos condenados com graves problemas de saúde permanecem enclausurados nas desumanas penitenciárias brasileiras? Talvez nem a Justiça possua esta informação, até porque sentenciado neste país deixa de ser visto como ser humano para ser tratado pior do que cão sem dono. Esse tenebroso quadro pode a mudar se os magistrados concederem, cada vez mais, prisões domiciliares a detentos doentes e de bom comportamento. Caso contrário, a Justiça reforçará a máxima de que no Brasil só vai e permanece abandonado nas cadeias preto, pobre e prostituta. Só Jesus na causa!


Vítima do sistema


O ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), tem dito aos eleitores que apoia Rogério Carvalho (PT) para se vingar de quem o impediu no “tapetão” de ser o governador de Sergipe. Valmir lembra que não foi eleito no 1º turno por conta da ação de Fábio Mitidieri (PSD) e do governador Belivaldo Chagas (PSD). Ademais, “fui preso por um governo covarde, por investigações infundadas que nasceram da ação dos nossos adversários em Itabaiana, sem falar que meu filho Talysson perdeu o mandato de deputado estadual por um erro reconhecido depois pela Justiça”. Há quem garanta que esse discurso de Francisquinho tem convencido cada vez mais eleitores a votarem em Rogério. Creindeuspai!


Urnas a caminho


O Tribunal Regional Eleitoral deve concluir hoje o transporte das urnas eletrônicas para as Zonas Eleitorais de Sergipe. Antes de serem colocados nos caminhões, os equipamentos passaram pelas etapas de carga, lacração e de testes finais. Cerca de 5,5 mil urnas estão sendo colocadas nas 26 Zonas do interior e nas três da capital. O trabalho do TRE sergipano é garantir a lisura do pleito, a inviolabilidade das urnas eletrônicas, bem como assegurar que os eleitores exerçam o direito ao voto no próximo domingo. Supimpa!


Pesquisa proibida


A Justiça Eleitoral proibiu a divulgação da pesquisa feita pelo Real Time Big Data, sob pena de multa de R$ 50 mil. A decisão da desembargadora Ana Bernadete é baseada em irregularidades encontradas na consulta de intenção de votos. O Real Time Big Data foi denunciado por ter registrado 19 pesquisas, em 10 estados diferentes, sob a mesma nota fiscal, cobrando um valor bem abaixo do praticado no mercado. No último dia 19, esse mesmo instituto divulgou uma pesquisa colocando o candidato a governador Rogério Carvalho (PT) à frente do seu adversário Fábio Mitidieri (PSD). Marminino!


Divisão do bolo


Após a contagem dos votos do 2º turno, as lideranças das campanhas eleitas para governar Sergipe e o Brasil vão sentar com os aliados mais chagados para dividir o bolo de cargos estaduais e federais existente no estado. Há quem garanta que não será tarefa fácil, pois tanto do lado de Rogério Carvalho (PT) quanto do de Fábio Mitidieri (PSD) tem mais gente na fila das tetas do que aspones disponíveis. Talvez por isso, os nomes dos escolhidos só deverão ser anunciados no finalzinho de dezembro e começo de janeiro de 2023. Até lá, a galera vai ter que se contentar com doses de Lexotan para acalmar os nervos. Desconjuro!

Comments


bottom of page