top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza

Chegou a hora de dividir o bolo com os aliados


O governador eleito Fábio Mitidieri (PSD) deve se reunir, em breve, com líderes dos partidos aliados para dividir o governo em fatias generosas. Derrotada nas urnas, caberá à oposição liderada pelo PT o direito de chupar os dedos enquanto assiste a festa adversária. Entre os vitoriosos, ficarão com as partes mais saborosas os que melhor contribuíram com a eleição do pessedista. Durante o animado encontro para fatiar o governo, Mitidieri ouvirá o que cada um pretende, para só então dizer o que pode oferecer. Claro que o bolo colocado à mesa para divisão não será tão grande quanto nas épocas das vacas gordas, porém deve saciar a fome dos partidos, afinal toda a estrutura administrativa do Estado será devidamente rateada entre amigos e aliados. Resta saber se todos os convidados para a divisão do governo estão mesmo preocupados com um futuro melhor para Sergipe ou se existe quem esteja pensando apenas em se locupletar, à maneira dos piratas contemplados com a pilhagem dos navios saqueados em alto mar. Tomara que não. Marminino!


Violência eleitoral


O prefeito de Itabaiana, Adailton Sousa (PL), está acusando um rapaz de prenome Franklin pela pratica de “atos terroristas”, na noite da última segunda-feira, em vários pontos daquela cidade sergipana. Segundo o gestor, entre os imóveis atingidos por rojões de fogos de artifício lançados pelo acusado estão a auto escola Itabaiana e as residências do ex-prefeito Valmir de Francisquinho (PL) e do próprio Adailton. O jovem acusado vem a ser filho do empresário Carlito Ferreira, o “Galeguinho da Roupa”, que também costuma aprontar das suas naquela cidade serrana. Misericórdia!


Vai a Lula


O governador eleito em Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), diz que vai buscar recursos e investimentos para o estado junto ao governo federal, a ser comandado pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Eu preciso bater na porta do presidente que o povo escolheu”, afirmou o pessedista. Segundo ele, Sergipe não pode se dar ao luxo de fazer uma guerra com o governo federal por causa de sua atuação ideológica ou qualquer que seja. Fábio Mitidieri foi eleito com 51,70% dos votos, ultrapassando os 48,30% de Rogério Carvalho (PT), o candidato preferido de Lula. Home vôte!


Abra os olhos!


A determinação da Justiça Eleitoral permitindo prisão ou detenção de eleitores apenas em casos de flagrante delito deixará de valer a partir das 17h de hoje. A norma começou a vigorar no último dia 25 por causa do 2º turno das eleições, realizado domingo passado. Além do flagrante, a imunidade eleitoral também condiciona a prisão em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável ou por desrespeito a salvo-conduto. Portanto, abra os olhos para não ver o sol nascer quadrado. Danôsse!


Boa de pedal


Sempre que pode, a deputada estadual Goretti Reis (PSD) sobe numa bicicleta e pedala dezenas de quilômetros. Apaixonada pelo ciclismo, a parlamentar costuma ir de um município a outro em sua potente baik. A distinta postou o seguinte nas redes sociais: “Pense que cada dia a gente descobre corredores maravilhosos para o pedal”. Goretti afirma gostar de percursos com muita ladeira, mas sem perder o visual maravilhoso dos vales e montanhas. A maioria dos ciclistas usa a bicicleta como transporte (88,1%) e pedala cinco dias ou mais por semana (71,6%). Os números constam da pesquisa Perfil do Ciclista Brasileiro. Creindeuspai!


Coração do Brasil


Veja o que postou no twitter o jurista sergipano Carlos Ayres Britto, ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal: “Entre os seres mais agradecidos pela vitória de Lula está a Floresta Amazônica. Está a Mata Atlântica. Está o Cerrado. Está o Pampa. Estão os índios e os pobres e os negros e sobretudo o coração do Brasil. O coração do Brasil, sim, que já não batia dentro do peito dele”. Supimpa!


Justificar-se


Os eleitores que não compareceram às urnas no 2º turno das eleições e nem justificaram a ausência, têm até 9 de janeiro próximo para apresentar a justificativa. Quem não votou no 1º turno das eleições e não justificou a ausência no dia da votação tem até 1º de dezembro para apresentar a justificativa. Vale lembrar que a Justiça Eleitoral considera cada turno uma eleição separada. A justificativa deve ser feita, preferencialmente, pelo aplicativo e-Título. Ah, bom!


Sergipano de coração


Nascido no pequeno município de Colônia Leopoldina (AL), Inaldo Luís da Silva ou simplesmente Padre Inaldo (PP) mora em Sergipe desde o ano 2000, estando hoje como prefeito de Nossa Senhora do Socorro. Outro dia, o fidalgo foi desafiado a falar que é sergipano “sem dizer sou sergipano. Então bora lá: eu amo amendoim, caranguejo, uma pinga com caju, um forrozinho também é bom demais, tenho a orla mais linda do Nordeste e sou prefeito da cidade que mais cresce nesse estado”. Desafio cumprido com louvor!


Primeiro os meus


O governador eleito Fábio Mitidieri (PSD) deve convidar dois parlamentares eleitos para compor o secretariado. Segundo publica a jornalista Rita Oliveira, “dois suplentes de deputado estadual podem assumir mandato na Assembleia já no início da próxima legislatura: Sérgio Reis (PSD), que obteve 23.499 votos, e Luiz Fonseca (PP), que computou 14.674”. Há quem garanta que Mitidieri também pretende arranjar uma cadeira no Legislativo estadual para o ex-prefeito de Simão Dias e candidato derrotado a deputado estadual Marival Santana (UB). Então, tá!


Folia fora de época


Entre sexta-feira esta semana e domingo próximo, Aracaju realizará a maior prévia carnavalesca do Brasil. O vereador e idealizador do evento Fabiano Oliveira (PP) festejou o fato de os hotéis estarem com 100% de ocupação. “O Brasil está voltado para Sergipe, para nossa cidade e para a Orla mais bonita do país. O Pré-Caju está chamando a atenção de toda mídia nacional”, comemorou. Segundo Fabiano, em três dias de evento, com cerca de 20 atrações locais e nacionais, a capital sergipana recebe milhares de foliões de todos os cantos do país. “Estamos gerando empregos e renda, além de movimentar cerca de 70 setores da economia”, concluiu o parlamentar festeiro. Maravilha!



コメント


bottom of page