top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza



PT e PSDB, juntos e separados


O apoio desconfiado do PSDB ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não significa que os tucanos desceram do muro e se juntaram aos petistas para o que der e viver. Os dois partidos podem até marchar unidos em muitas votações no Congresso, porém nos estados não há hipótese de as legendas andarem de mãos dadas. Sergipe é um bom exemplo disso. Durante a campanha eleitoral deste ano, os senadores e candidatos a governador Rogério Carvalho (PT) e Alessandro Vieira (PSDB) trocaram farpas pesadas. O tucano chegou a aprestar uma notícia-crime contra o adversário petista, sob a alegação de que este teria escondido uma emenda de relator direcionada à Codevasf. Por sua vez, Carvalho criticou o fato de Vieira ter se autodeclarado da cor parda. Como se percebe, mesmo os dois partidos tendo uma convivência harmoniosa em nível nacional, dificilmente sentarão à mesma mesa em Sergipe, pois os interesses eleitorais da paróquia impedem que Rogério e Alessandro sejam aliados políticos. Creindeuspai!


Batendo pernas


Após a canseira da última campanha eleitoral, o governador eleito Fábio Mitidieri (PSD) vai refrescar as ideias no exterior. A convite da Fundação Lemann, o fidalgo participará na Inglaterra de um encontro que reunirá vários brasileiros. Na pauta, o debate sobre “capital humano para o desenvolvimento do Brasil”. Além de Fábio, também participarão do evento em Oxford lideranças políticas, representantes do Judiciário, outros governadores eleitos, etcétera e tal. Quem pode, pode!


De olho em 2024


Em fim de mandato, a vice-governadora Eliane Aquino (PT) é um dos nomes do partido para disputar a Prefeitura de Aracaju em 2024. Convidada para compor a equipe de transição, a distinta pode participar do governo do presidente eleito Lula da Silva (PT), se cacifando para concorrer à cadeira ocupada hoje pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PDT). Além de ter obtido mais de 66 mil votos na disputa pela Câmara Federal, Eliane é muita próxima do deputado federal Márcio Macedo (PT), um dos políticos mais chegados ao “Barba” presidente. Marminino!


Grana no bolso


Os servidores da Prefeitura de Aracaju vão receber o salário deste mês já na próxima sexta-feira. E mais: a folha de pessoal de dezembro será paga no dia 15, juntamente com o 13º salário. O funcionalismo estadual também recebe o 13º no próximo dia 30, junto com os salários deste mês. E a folha do último mês de 2022 começará a ser paga pelo estado no dia 28 de dezembro. Receberão primeiro os aposentados e pensionistas. O volume de recursos resultante dos pagamentos de salários e do décimo terceiro ao funcionalismo será o principal fator de aquecimento da economia sergipana agora no final do ano. Supimpa!


Atleta festejada


O prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana (MDB), e o vice Paulo Júnior (PV) festejaram o sucesso da lutadora de jiu-jítsus Erika Fernanda, uma das contempladas com a Bolsa Atleta daquele município. A jovem ocupa o 3º lugar no ranking brasileiro faixa marrom (Peso Pluma/CBJJ), tendo conquistado duas medalhas de ouro e uma de bronze no Salvador Spring Internacional Open NoGi, além da medalha de prata no Sul Americano 2022. Para quem não sabe, o jovem Paulo Júnior se elegeu deputado estadual com 27.947 votos, o que significa dizer que, a partir do próximo ano, São Cristóvão perderá seu vice-prefeito. Então, tá!


Lição de Tancredo


Veja o que publicou no Jornal da Cidade a amiga Thaís Bezerra: Embora o governador eleito Fábio Mitidieri (PSD) se mantenha em silêncio sobre o assunto, já começam a ser revelados, à boca miúda, nomes de possíveis secretários. Alguns devem, realmente, compor futuro secretariado. Outros citados, porém, não passam de oferecidos, que estão plantando notinhas na imprensa. É bem capaz de Mitidieri repetir o saudoso ex-governador Tancredo Neves para se livrar dos oferecidos. Quando era procurado por alguém se insinuando para ser secretário, o político mineiro sugeria: “Meu filho, diga que foi convidado e não aceitou. Assim, você sai por cima”. Só Jesus na causa!


Desaparecidos


Já notaram como a grande maioria dos candidatos a cargos eletivos sumiu da praça, escafedeu-se? Quem perdeu as eleições desapareceu para não encontrar com o que eles chamam de traidores, enquanto os eleitos não querem ser cobrados pelas mirabolantes promessas feitas durante a campanha. Os sergipanos não devem ter ficado surpresos com a repentina de tanta gente assim de uma hora pra outra, pois sabem que isso ocorre a cada eleição. Muitos dos que sumiram agora só vão dar as caras lá pra 2024, quando devem se candidatar a vereador ou prefeito. A bem da verdade, não poderia ter ocorrido coisa melhor do que o desaparecimento dessa galera. Home vôte!


Abaixo o preconceito


A advogada Niully Campos (Psol), candidata derrotada ao governo de Sergipe, lamentou o forte preconceito contra negros e negras: “No último país a abolir a escravidão, o Estado segue negando ao povo negro o direito de ter direitos, de viver com dignidade, o direito de existir e de ser livre”. Segundo a psolista, em Sergipe, negros e negras foram 70% entre os que morreram pela covid-19, a mortalidade de mulheres negras é 65,8% maior do que não negras. “Somos o segundo estado com a polícia mais letal. No Brasil, 84,1% de todas as vítimas de letalidade policial, com raça/cor identificada, são negras”, afirma Niully. Danôsse!


Eleições na Assembleia


O bloco governista na Assembleia encaminha definições para disputar o comando da Casa em fevereiro de 2023. Já estão definidos os nomes dos deputados Jeferson Andrade (PSD) para disputar a Presidência do Legislativo e Luciano Bispo (PSD) para a 1ª Secretaria. A chapa poderá ter ainda o deputado Garibalde Mendonça (PDT) disputando a vice-presidência. “Estamos conversando para viabilizar novas definições, buscando, inclusive, o apoio dos novos parlamentares, que são 15 e desejam ter espaço”, disse Luciano. Essa informação é do blog Primeira Mão.


Silêncio ensurdecedor


Alguém aí sabe por que a prefeita de Lagarto, Hilda Ribeiro (Solidariedade), deu calado por resposta à grave denúncia de que teria exonerado cerca de 1,5 mil comissionados? Segundo a denunciante Luíza Ribeiro (Pode), os exonerados foram contratados para, em agradecimento pelos empregos, votarem no deputado federal Gustinho Ribeiro e na mãe dele, Aurea Ribeiro - ambos do Republicanos - eleita deputada estadual. A prefeita também não deu um pio sequer sobre a denúncia de que, por falta de vigilantes, duas escolas municipais foram arrombadas, tendo os criminosos levado notebooks, botijão de gás, bebedouro e até a merenda escolar. Misericórdia!


Livro novo


E quem está com um livro prontinho é o desembargador Edson Ulisses de Melo. Batizada de “Inspirações de Ítaca”, a nova obra literária do magistrado será lançada no próximo dia 12, em noite de autógrafos agendada para a Galeria da Fecomércio, alí na rua Dom José Tomaz, bairro São José, em Aracaju. Ítaca é uma das numerosas ilhas gregas, situada no mar Jônico. Edson Ulisses já publicou “Reflexões Cidadãs”, “Sabedoria Popular” e “Sabedoria Popular II”. Prestigiem mais este lançamento!


Kommentare


bottom of page