top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza

As mulheres merecem mais espaços na política


Passados 90 anos da conquista do voto feminino, as mulheres continuam com pouca representação na política. Embora representem quase 50% dos filiados de todas as legendas, elas ficam com apenas 30% das vagas nas chapas proporcionais. E isso só ocorre porque os “donos” dos partidos são obrigados a respeitar o percentual mínimo imposto pela lei. O resultado das últimas eleições em Sergipe mostrou como é grande a desigualdade: dos 24 deputados estaduais eleitos, apenas cinco são mulheres. é importante que a sociedade organizada defenda que haja uma maior representação feminina nos parlamentos e governos. Também é preciso condenar o surrado argumento de que “elas naturalmente não se interessam ou não sabem fazer política”. Isso não passa de um preconceito a ser combatido por todos. Alguém já disse, com razão, que a presença feminina no meio político traz benefícios para todo o conjunto da população, além de contribuir para se alcançar a igualdade de gênero, algo essencial na sociedade machista em que vivemos. Misericórdia!


Briga pelo cargo


O empresário Marcos Andrade divulgou nota informando que ele é o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio-SE). Segundo o comunicado, “a entidade está adotando as medidas cabíveis junto às autoridades policiais e ao Poder Judiciário sobre a questão envolvendo um suposto autointitulado presidente da Federação”. Por fim, a nota revela que a Fecomércio aguarda as medidas legais cabíveis em torno da celeuma criada por um grupo dissidente. Creindeuspai!


Eleição na Assembleia


A executiva do Republicanos em Sergipe se reúne hoje com as suas três deputadas estaduais eleitas Áurea Ribeiro, Carminha Paiva e Gildiane Lucena. A reunião visa discutir a participação da legenda na futura Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. No encontro, agendado para um restaurante da Orla de Atalaia, os republicanos também vão tratar sobre a participação da sigla no governo de Fábio Mitidieri (PSD), já que faz parte da base governista e, portanto, ajudou a elegê-lo. Esta informação foi publicada no site Faxaju pelo jornalista Diógenes Brayner.


Trocando experiências


Até amanhã, um grupo de políticos sergipanos bate pernas pela Inglaterra. Estão participando de um encontro de lideranças, promovido pela Fundação Lemann, na Universidade de Oxford, o governador eleito Fábio Mitidieri (PSD), o senador Alessandro Vieira (PSDB) e a vice-governadora Eliane Aquino (PT). A esposa de Fábio, Érica Mitidieri, também compõe a caravana. Visando criar um espaço de diálogo e troca de experiências, o evento reúne membros da sociedade civil, pesquisadores e lideranças públicas de todo o mundo. Aff Maria!


Montando o time


Até o fim de dezembro, o governador eleito Fábio Mitidieri (PSD) ocupará parte do tempo montando o time que o ajudará a tocar o Executivo. Alguns dos auxiliares do atual governo devem ser confirmados nos cargos, porém a maioria será exonerada, muitos por não se enquadrarem no perfil político de Mitidieri. Portanto, até que o novo secretariado seja oficialmente anunciado, as especulações continuarão, com nomes sendo “plantados” na imprensa por quem deseja ser lembrado nessa hora pelo governador eleito. Só Jesus na causa!


Moeda de troca


Alguns deputados estaduais aproveitam a eleição da Mesa Diretora da Assembleia para negociar indicação de nomes ao 2º escalão do governo e a cargos comissionados. Interessado em eleger aliados mais chegados para comandar o Legislativo pelos próximos dois anos, o Executivo sempre ouve e analisa cada reivindicação parlamentar. O contribuinte não ganhará nada com esse jogo de interesse entre os dois poderes, embora financie a moeda de troca usada pelo governo para eleger a Mesa Diretora de sua preferência. Marminino!


Conhecendo o Senado


O senador eleito Laércio Oliveira (PP) participou do seminário Conhecendo o Senado. O encontro visou apresentar a estrutura da Casa aos novos senadores e suas equipes. Ao longo dos três dias, foram proferidas palestras para que os novos parlamentares e seus auxiliares ficassem sabendo um pouco mais sobre o funcionamento do Senado. As equipes e senadores também ficaram por dentro dos detalhes para a solenidade de posse, que deverá ocorrer no início de fevereiro. Ah, bom!


A coleção do padre


Uma grande paixão do prefeito de Socorro, Padre Inaldo (PP), é colecionar miniaturas de bois e de carros antigos. Segundo ele, a sua coleção já conta com 79 réplicas de veículos e de 15 bois feitos em resina. O padre confessa que, apesar de ser apaixonado por todas as peças da coleção, ele é mais apegado ao Jeep 1960 por ser “exatamente o mesmo modelo e cor do carro que meu pai tinha quando eu era criança”. Portanto, quem quiser presentear o prefeito socorrense pode lhe oferecer uma miniatura de carro ou de boi. Então, tá!


Ministro da Eucaristia


Tem muita gente apostando que, dessa vez, Sergipe emplacará um ministro no governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ressalte-se que nos governos anteriores do “Barba” e de Dilma Rousseff (PT) nenhum sergipano foi indicado para um ministério. Pelas esquinas há quem defenda que a direção estadual do PT solicite à Igreja Católica a indicação de um petista ilustre como ministro da Eucaristia. Pelo menos, teria uma pessoa da confiança do partido distribuindo a comunhão nas missas de domingo. Home vôte!


Diabo encarnado


O diabo da peça teatral Alto da Compadecida, de Ariano Suassuna, é um sujeito dissimulado. Embora tenha a cara do mal, esforça-se para mostrar que é honesto, um santinho do pau oco? Fala, fala e não explica porque prefere viver nas sombras, armando falcatruas na calada da noite, tocaiando as vítimas para apunhalá-las pelas costas. Por mais que tente disfarçar, o diabo não consegue esconder a cara de mal, a baba peçonhenta e o cheiro de enxofre. Tem gente igualzinha ao demônio que, fantasiado de político, entra em nossas casas sem ser convidado. Cruz, credo!


Grana na mão


A Prefeitura de Aracaju paga hoje os salários dos servidores referentes a este mês. Já no próximo dia 15, a municipalidade depositará o valor da folha de pessoal de dezembro, além da segunda parcela do 13º salário. O pagamento do salário em dia tem sido honrado pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) desde janeiro de 2017, primeiro mês do seu mandato anterior. Além disso, a administração vem mantendo o pagamento antecipado da primeira parcela do décimo terceiro salário e férias. Supimpa!


Comments


bottom of page