top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza

O governo está em compasso de espera


Enquanto o governador eleito Fábio Mitidieri (PSD) não anunciar os futuros secretários e dirigentes de órgãos do segundo escalão, a máquina pública ficará em ponto morto, fato comum em fins de mandatos. Muitos auxiliares do atual governo, especialmente, os ocupantes de cargos comissionados, estão praticamente de braços cruzados. Aqueles que não alimentam esperança de serem aproveitados pela nova gestão aguardam apenas a hora para passarem o bastão aos substitutos. Quando vão ao trabalho, os “demissionários” praticamente nada decidem, comportamento seguido pelos comissionados, muito mais interessados em saber quem será o novo chefe da repartição. É visível como o atendimento nos órgãos públicos ficou ainda mais lento depois das eleições. E essa inércia deve perdurar até os primeiros meses do próximo ano, período necessário para o ajustamento da futura equipe do governo. Marminino!


Agora vai!


A depender do ex-deputado federal Valadares Filho (PSB), o ex-governador de São Paulo, Márcio França (PSB), será o futuro ministro das Cidades. Consultado pelo partido se apoia a indicação do aliado, Vavazinho confirmou a sua convicção sobre a importância do paulista no governo que se iniciará em janeiro próximo. Resta saber o que pensa sobre isso o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Valadares Filho e Márcio França foram colegas de Câmara Federal, no mandato iniciado em 2007. Ah, bom!


Roupas novas


De roupas novas prontas, os eleitos nos 1º e 2º turnos das eleições em Sergipe vivem a expectativa da festa de diplomação, marcada para o próximo dia 19, no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju. Serão estrelas da solenidade o governador eleito Fábio Mitidieri (PSD), seu vice Zezinho Sobral (PDT), o senador eleito Laércio Oliveira (PP), deputados federais e estaduais, além dos respectivos suplentes. Em nível de Brasil, a diplomação do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi antecipada para o próximo dia 12, em evento marcado para o Tribunal Superior Eleitoral. Boa sorte a todos!


Luto


O empresário Marcos Leite Franco morreu prematuramente, ontem, em São Paulo, onde morava há muitos anos. Filho do ex-governador Augusto Franco, ele foi vítima de um infarto fulminante. Segundo as primeiras informações, o corpo de Marcos deverá ser transladado para Aracaju, mas ainda não foi definido os local e horário do sepultamento. Marcos era irmão, entre outros, do ex-governador Albano Franco (PSDB) e dos empresários Walter e Osvaldo Franco. Descanse em paz!


Valeu o boi!


O deputado estadual e vice-governador eleito Zezinho Sobral (PDT) está sorrindo de orelha a orelha por ter recebido o prêmio “Melhores do Ano”, oferecido pela Associação Sergipana de Criadores de Cavalo Quarto de Milha. O ilustre foi homenageado por defender o fortalecimento da vaquejada e de todo setor produtivo que envolve este esporte tradicional. Segundo Zezinho, “a vaquejada é democrática, familiar, é do povo nordestino”. Em Sergipe, são mais de 1,5 mil participantes diretos desta prática esportiva. Essa festa rural garante a sobrevivência de um grande número de famílias. Então, tá!


Violência juvenil


Quase um terço dos estudantes entre a 5ª e 8ª séries do primeiro grau já sofreu maus tratos. Segundo pesquisa divulgada pela ONG Plan Brasil, 28% dos jovens entrevistados foram agredidos. Os mais atingidos são os meninos. Segundo o estudo, 12,5% dos estudantes do sexo masculino foram vítimas de agressão, número que cai para 7,6% entre as meninas. A sala de aula é apontada como local preferencial das agressões, onde acontecem cerca de 50% dos casos relatados. Misericórdia!


Hotel à venda


Abandonado há muito tempo, o Hotel Águas do Velho Chico, de propriedade da Prefeitura de Canindé de São Francisco, foi colocado à venda. Construído às margens do Rio São Francisco, onde existiam enormes galpões da Chesf, o hotel tem uma excelente estrutura e invejável área interna. O edital do leilão foi publicado na última sexta-feira e o lance mínimo está fixado em pouco mais de R$ 5 milhões. Esta informação foi publicada pelo jornalista César Cabral no site Radar Sergipe.


Cidadãs aracajuanas


Aracaju vai ganhar três filhas ilustres em um único dia. Terça-feira agora, a Câmara de Vereadores da capital homenageará com o título de cidadania a juíza de Direito Rosa Geane Nascimento Santos e as advogadas Maria do Carmo Déda Chagas de Melo e Luciana Cândida Déda Chagas de Melo. Agendada para às 17 horas, no auditório do Palácio da Justiça, centro de Aracaju, a solenidade será coordenada pelo vereador Nitinho Vitale (PSD), presidente do legislativo aracajuano. Prestigie!


Mal educados


Mais de 19% dos motoristas das capitais usam o celular enquanto dirigem. Isso significa que de cada cinco pessoas, uma afronta a lei. Feita pelo Ministério da Saúde, a pesquisa também mostrou que as pessoas com idades entre 25 e 34 anos (25%) e com maior escolaridade (26,1%) são as que mais assumem esse comportamento de risco. Os motoristas com nível superior também são os que mais recebem multas por excesso de velocidade e que associam o consumo de bebida alcoólica e direção. Creindeuspai!


Apelos à SMTT


O presidente da Câmara de Aracaju, vereador Nitinho Vitale (PSD) defende que a Superintendência de Transporte e Trânsito (SMTT) tenha um olhar mais sensível para com os passageiros de ônibus. O pessedista sugere que Aracaju ofereça abrigos que protejam realmente do sol e da chuva o usuário do transporte coletivo. Nitinho também defende a realização de campanhas educativas visando reduzir o grande número de acidentes envolvendo ciclistas, motociclistas e pedestres. Tomara que a SMTT atenda aos reclamos feitos pelo parlamentar. Home vôte!



Comments


bottom of page