Corrupção, uma praga vitoriosa
Este ano vai findando sem que a sociedade conheça qualquer punição mais severa aos criminosos do colarinho branco, aos corruptos de carteirinha, que insistem em roubar o patrimônio público, embolsar o dinheiro do contribuinte. Diante da falta de punição para os bandidos graúdos, a corrupção tem evoluindo como um câncer que se espalha pelo tecido social, nutrindo-se da impunidade, acobertada pela conivência que se transforma em cumplicidade. Ao povo resta pedir que se faça algo o quanto antes para reduzir a corrupção no Brasil. Antes de “passar a mão” na cabeça de um corrupto, lembre-se que ao gerar altos custos para o crescimento do país e ao permitir o desvio de recursos que poderiam ser aplicados em programas de geração de emprego e renda, a corrupção é promotora do estado de miséria, ainda tão comum no Nordeste. Portanto, não permitam que continuem roubando do povo a esperança de justiça e de melhores condições de vida. Só Jesus na causa!
Meu paipai!
Dos oito deputados federais eleitos em Sergipe, ao menos dois terão, provavelmente, seus mandatos comandados pelos pais. Yandra de André e Ícaro de Valmir (PL) certamente não moverão uma palha na Câmara Federal antes de ouvir os genitores André Moura (UB) e Valmir de Francisquinho (PL). Coincidentemente, Yandra e Ícaro foram os dois mais votados nas eleições de outubro passado, significando que seus pais fizeram das tripas coração para tê-los como seus diletos representantes no Congresso. Ah, bom!
Último adeus
O empresário Marcos Leite Franco, 68 anos, será sepultado hoje em Aracaju. O velório ocorrerá à tarde, no Cemitério Colina da Saudade. Uma missa de corpo presente será realizada às 16h e o sepultamento está previsto para às 17h. Filho do ex-governador Augusto Franco, o empresário morreu em São Paulo, domingo passado, vítima de um infarto fulminante. Marcos era irmão do ex-governador Albano Franco (PSDB) e dos empresários Walter, Osvaldo, Ricardo Franco, entre outros. Nossos sentimentos!
Lágrimas de crocodilo
Ainda atordoado com o tapa que levou nas urnas, o capitão de pijama caiu no choro diante dos militares, que felizmente não apoiam o seu projeto golpista. As lágrimas de crocodilo derramadas pelo ainda presidente aterrorizaram aqueles que acreditam no frágil líder de papel, um insignificante soldadinho de chumbo. Certamente, ao deixar o governo, Jair Bolsonaro (PL) vai ocupar o tempo com jogos de guerra no computador e fazer muita análise para não endoidar de vez. Tomara que quem votou nesse aprendiz de golpista caia na realidade antes de também perder o juízo por completo. Misericórdia!
Mulher na política
A deputada estadual pedessista Goretti Reis participou em São Paulo do curso de Formação Política para Mulheres Líderes promovido pelo PSD Mulher. Durante três dias, as participantes discutiram sobre democracia, gênero e liderança. Goretti disse que sempre fez questão de prestigiar eventos que fortalecem e incentivam a participação da mulher na política. Segundo a parlamentar sergipana, é através de debates de qualidade que se consegue formar gestores qualificados e preocupados com políticas públicas. Então, tá!
Mistura perigosa
O jornalista e ex-deputado estadual Jorge Araújo (PSD) está preocupado com o crescimento da covid-19 em Sergipe. A doença tem infectado cada vez mais pessoas e matado, em média, duas vítimas por dia no estado. Apesar disso, segundo Jorge, promotores de eventos insistem em fazer aglomerações. Ele cita como exemplo, a divulgação de uma festa dançante promovida pela rádio/FM Sergipe e agendada para amanhã, na casa de eventos Gonzagão, em Aracaju. O ex-parlamentar espera que, ao menos, se exija dos participantes desse folguedo o uso de máscara facial contra a covid-19. Marminino!
O mundo dá voltas
Veja o que publicou no Jornal da Cidade a amiga Thaís Bezerra: Em 2020, a delegada de polícia Danielle Garcia (Pode) e o deputado estadual Rodrigo Valadares (União) travaram um confronto à parte na disputa pela Prefeitura de Aracaju. Num dos debates, a policial-candidata fez o seguinte questionamento: “Quem é Rodrigo Valadares na fila do pão?”. Pois bem, agora em 2022 ambos voltaram a participar das eleições. Como a delegada não logrou êxito na disputa para o Senado, é bem capaz de o deputado, que se elegeu para a Câmara Federal, perguntar: “Quem é Danielle na fila do pão?”. Home vôte!
Carne fresca
Lagarto ganhou um moderno frigorífico em substituição ao antigo matadouro municipal, fechado por uma série de problemas. Agora sob a administração do Frigorífico D’Matta, o abatedouro tem capacidade instalada para abater 300 animais por dia, devendo atender especialmente as regiões Centro-Sul e Sul de Sergipe. Com 18 anos de atuação no ramo, a empresa baiana D'Matta está investindo cerca de R$ 12 milhões no empreendimento, gerando mais de 300 empregos. Supimpa!
PT com a direita
A presidenciável derrotada Vera Lúcia (PSTU) está criticando o PT de Lula da Silva por apoiar a reeleição do deputado federal Arthur Lira (PP) para a presidência da Câmara. Sergipana por adoção, Vera garante que “infelizmente, como vem indicando desde a transição, o governo do PT será junto com a direita, os ricos, corruptos e o centrão”. Ex-filiada do PT, Vera Lúcia já se candidatou a vereadora, vice e prefeita de Aracaju, vice e governadora de Sergipe, além de deputada federal e presente da República por duas vezes. Apesar da insistência, ainda não logrou êxito nas eleições que participou. Aff Maria!
Noite de autógrafos
A Ìyálorixá e professora Martha Sales lança, nessa quarta-feira, o seu primeiro livro “Okum D’Orin, a poesia que vem do mar”. A obra engloba diversas poesias. Nelas, a escritora mergulhou em águas férteis, pôde ouvir a voz da dona de seu ori, a Orixá Yemanjá, deixando emergir esse xirê, onde cantam e dançam as palavras. O evento literário também contará com intervenção poética e uma roda de conversa sobre saberes, vivências e produção literária de mulheres de axé. A noite de autógrafos está agendada para às 18 horas, no espaço Alquimia Cultural, em Aracaju. Prestigie!
Comments