top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza

Sergipanos ganham do governo um presente de grego


Na apagar das luzes do governo estadual, os sergipanos receberam um verdadeiro presente de grego, aprovado com o apoio da maioria da Assembleia. Num vapt-vupt, Executivo e Legislativo arquitetaram e votaram um projeto aumentando o ICMS de alguns produtos de 18% para 22%. Naturalmente, essa majoração afetará os bolsos dos contribuintes, pois os empresários repassarão o inesperado reajuste para os preços das mercadorias. Para justificar essa dádiva de prejuízo concedida aos sergipanos, o governo Belivaldo Chagas culpa o ainda presidente Jair Bolsonaro (PL) que, com sua política demagógica, conseguiu junto ao Congresso reduzir o ICMS incidente sobre os combustíveis para barateá-los na campanha eleitoral. Ora, seja qual for o culpado, o fato é que o reajuste repentino da alíquota do ICMS pesará no bolso da população, surpreendida em pleno período de Natal com este desagradável presente de grego. Home vôte!


Contra os pobres


A senadora Maria do Carmo Alves (PP) votou contra a PEC da Transição que, se aprovada também na Câmara dos Depurados, garantirá a continuidade do pagamento de R$ 600 aos beneficiados pelo Programa Bolsa Família. Em Sergipe são milhares de famílias carentes que dependem desse dinheiro para sobreviver. Certamente estes sergipanos deserdados pela sorte não concordaram com o voto da parlamentar pepista em fim de carreira. Diferente de dona Maria, os senadores Alessandro Vieira (PSDB) e Rogério Carvalho (PT) votaram pela aprovação da PEC. Marminino!


Batendo chapa


Caso não cheguem a um acordo, governo e empresários vão bater chapa pelo comando do Sebrae Sergipe. Marcada para a próxima segunda-feira, a eleição é disputada por dois grupos apoiados pelo governador Belivaldo Chagas e pelo deputado federal Laércio Oliveira (PP). A chapa dos sonhos do Executivo é composta por Priscila Felizola (superintendente), Raimundo Almeida (diretor administrativo e financeiro) Breno Barreto (diretor-técnico) e Ivan Sobral (presidente do Conselho). A outra chapa é integrada por Alex Cavalcante (superintendente), Eduardo Prado (diretor administrativo e financeiro), Marcelo Barreto (diretor técnico) e Sandro Ataíde (presidente do Conselho). Apenas15 instituições têm direito a voto. Aff Maria!


Cultura em festa


A Prefeitura de Laranjeiras divulga, nesta sexta-feira, a programação do Encontro Cultural, agendado para acontecer entre 2 e 8 de janeiro próximo. Este é um momento bastante esperado por laranjeirenses, sergipanos e turistas. Estão confirmados shows de Júnior do Cavaco, Manuh Araújo e Vitor Santana no palco a ser armado na Praça Bom Jesus dos Navegantes, em frente à Pizzaria Três Irmãos. Durante oito dias, Laranjeiras será o ponto de encontro de apreciadores e estudiosos da cultura. Supimpa!

Ouvindo os marajoaras

O deputado federal João Daniel (PT) está no Arquipélago de Marajó, no Pará, visando ouvir a população sobre as denúncias espalhadas pela ex-ministra do governo Bolsonaro, Damares Alves (Republicanos). Segundo a assessoria do petista, a senadora eleita espalhou as mais diversas acusações sobre os povos que residem naquele arquipélago, sob o pretexto da implantação de um projeto chamado “Abrace o Marajó”, que visava a venda das ilhas para os grandes interesses privados. Daniel condena qualquer tipo de demagogia ou espetáculo que prejudique aquela população. Então, tá!


Colhendo frutos


O deputado federal e senador eleito Laércio Oliveira (PP) acaba de receber duas homenagens pelo trabalho realizado como congressista. Num mesmo dia, ele recebeu o Prêmio do Ranking dos Políticos como o melhor parlamentar de Sergipe desta legislatura, e um diploma da Central Brasileira do Setor de Serviços (Cebrasse), uma entidade que representa nove milhões de empregos. No Ranking dos Políticos a pontuação dos candidatos é definida de acordo com informações obtidas em fontes oficiais, como os sites da Câmara, do Senado e dos Tribunais de Justiça. Ah, bom!


Reunião negada


O portal de notícias Terra divulgou que o ex-deputado federal Valdevan Noventa (PL) foi pedir ao futuro secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, para intervir em uma investigação policial contra ele, “mas nem concluiu o pedido e teve a proposta recusada”, revela o site. O ex-parlamentar, cassado por abuso do poder econômico, garante que a informação sobre ele é mentirosa: “Ao contrário do que diz a reportagem, não tive nenhum contato com o governador eleito de São Paulo, Tarcísio Freitas, seja por telefone ou pessoalmente”, afirma Noventa. Ele conclui dizendo que os inquéritos envolvendo o seu nome estão sobre os cuidados de seus advogados. Creindeuspai!


Secretariado indefinido


O governador eleito de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), informou que o número de membros do seu primeiro escalão está sendo construído e discutido na transição administrativa. O pessedista voltou a dizer que a composição de secretariado será anunciada na segunda quinzena deste mês. Sobre a participação de partidos aliados em sua gestão, Fábio revela que “a estrutura administrativa está sendo discutida conforme o plano de governo. As parcerias políticas e partidárias são importantes e vamos conversar com todos”, frisou. Esta informação é do blog Primeira Mão, editado pelo jornalista Eugênio Nascimento.


Pires nas mãos


Os prefeitos têm batido às portas dos congressistas visando pedir a indicação de emendas do Orçamento da União para seus municípios. Entre eles está o gestor de Itabaiana, Adailton Sousa (PL). Em Brasília, o itabaianense conversou com o senador Alessandro Vieira (PSDB) sobre a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento naquele município. Também revelou o interesse de construir um Parque de Exposições para sediar grandes eventos. Os dois empreendimentos dependem, naturalmente, de recursos federais liberados através de emendas parlamentares. Pois sim!


Expediente curto


Quem precisa resolver alguma pendência nas secretarias e órgãos públicos de Aracaju deve se apressar. Por conta do jogo do Brasil contra a Croácia, marcado para às 12 horas de hoje, o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) decretou que o expediente municipal se encerra logo mais às 10h30. Por sua vez, as agências bancárias funcionam das 9h às 11h e das 15h30 às 16h30. Ao contrário dos órgãos públicos e dos bancos, os bares, biroscas e restaurantes estarão abertos durante todo o dia. Bom jogo!



Comments


bottom of page