top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza

Mitidieri e a complexa tarefa de dividir do bolo


O governador eleito de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), tem quebrado a cabeça para contemplar todos os partidos aliados e amigos próximos com secretarias, órgãos do 2º escalão e os milhares de cargos em comissão. A questão é que o bolo é menor do que o número de interessados em suas saborosas fatias. Ademais, há quem se ache muito importante para aceitar apenas a direção de uma autarquia qualquer. As línguas ferinas andam espalhando pelas esquinas de Sergipe que têm aliados do governador eleito roendo as unhas por conta da demora em se fatiar o bolo custeado pelos contribuintes. Diferente dos apressados, esse problema não deve tirar o sono de quem vai governar um estado muito bem organizado financeiramente até porque, como diz o ditado popular, “quem parte e reparte e não fica com a melhor parte, é tolo ou não tem arte”. Misericórdia!


Festa petista


O PT sergipano vai reunir, hoje, filiados e simpatizantes em sua sede estadual para assistirem a diplomação do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo o presidente do partido no estado, deputado federal João Daniel, o ato contará com apresentação musical “e muita alegria em comemoração a este grande dia que marca a retomada de um país mais justo e igualitário”. A sede estadual do PT fica localizada na Avenida Barão de Maruim, centro de Aracaju. A cerimônia de diplomação está agendada para às 14 horas, na sede do Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília. Com os diplomas, Lula e seu vice Geraldo Alckmin (PSB) estarão habilitados a tomar posse no próximo dia 1º. Então, tá!


Eleitorado jovem cresce


Após a campanha que estimulou os jovens a tirarem o primeiro título de eleitor, a Justiça Eleitoral constatou ter havido um aumento significativo da participação dessa faixa etária nas eleições deste ano. Segundo levantamento do TSE, o comparecimento médio de jovens de 16 e 17 anos aumentou 52,3% entre 2018 e 2022. Destaque para o protagonismo feminino nesse processo: a média de jovens de 16 e 17 anos que votaram nas Eleições 2022 é de 489 mil eleitoras, enquanto 387 mil eleitores do sexo masculino nessa mesma faixa votaram. O cadastro eleitoral foi reaberto no dia 8 de novembro, e quem quiser tirar o primeiro título de eleitor pode fazer tudo pela internet. Supimpa!


Vão às urnas


Duas chapas disputam, nesta segunda-feira, o comando do Sebrae em Sergipe. Estão concorrendo dois grupos apoiados pelo governador Belivaldo Chagas (PSD) e pelo deputado federal e senador eleito Laércio Oliveira (PP). A chapa dos sonhos do chefe do Executivo é composta por Priscila Felizola (superintendente), Raimundo Almeida (diretor administrativo e financeiro) Breno Barreto (diretor-técnico) e Ivan Sobral (presidente do Conselho). A outra chapa é integrada por Alex Cavalcante (superintendente), Eduardo Prado (diretor administrativo e financeiro), Marcelo Barreto (diretor técnico) e Sandro Ataíde (presidente do Conselho). Apenas 15 instituições têm direito a voto. Que vençam os melhores!


Natal dos pobres


Várias lideranças políticas prestigiaram, nesse domingo, o Natal Solidário da Família Verso, realizado na zona rural de Itabaiana. Estiveram por lá o governador eleito Fábio Mitidieri (PSD), o presidente da Assembleia, deputado Luciano Bispo (MDB), a deputada federal eleita Yandra de André (UB), entre outros menos votados. Ao lado da esposa Érica, o futuro governador parabenizou os organizadores do evento por promoveram a alegria das famílias carentes daquele município. Ah, bom!


Menos vale mais


Alguém sabe por que deputados, secretários de estado e outras tantas autoridades desejam ser conselheiros do Tribunal de Contas de Sergipe? Ora, o cargo dos sonhos de muitos figurões não passa de um mero órgão auxiliar da Assembleia, com a simples função de analisar tecnicamente as contas dos executivos e legislativos. Aliás, os pareceres dos conselheiros contra prefeitos podem simplesmente acabar no lixo, desde que a maioria dos vereadores os rejeitem. Então, por que tanto interesse em fazer parte de um órgão que, vez por outra, é achincalhado pela imprensa, que costuma chamá-lo de tribunal faz de contas? Mistééééério!


Vacine-se!


A Prefeitura de Aracaju inicia, hoje, a aplicação da 5ª dose da vacina contra a covid-19. Essa nova etapa está voltada para as pessoas com mais de 70 anos e que tenham tomado a 4ª dose há mais de seis meses. Na capital sergipana, cerca de 25 mil idosos já poderão receber o imunizante. A iniciativa é mais um mecanismo de enfrentamento do coronavírus, diante do aumento dos casos de covid-19. Para se ter uma ideia, em apenas oito dias, a doença matou 15 pessoas em Sergipe, o que significa dois óbitos, em média, a cada 24 horas. Creindeuspai!


Contra os pobres


A senadora Maria do Carmo Alves (PP) ainda não explicou por qual motivo votou contra a PEC que garante a continuidade do Programa Bolsa Família, responsável pela sobrevivência de milhões de miseráveis. Em fim de mandato, dona Maria optou por seguir outros 15 senadores ligados ao ainda presidente Jair Bolsonaro (PL) e votar contra os pobres. O internauta Pablo Lima lamentou o voto da pepista: “Saindo da vida pública de maneira lamentável e mostrando sua face contra o povo”. Aliás, a senadora nem parece aquela mulher que era chamada pelo esposo, o saudoso ex-governador João Alves Filho, de “a mãe dos pobres”. Home vôte!


Buzu de graça


A depender do senador Alessandro Vieira (PSDB) os eleitores terão direito a transporte público gratuito no dia das eleições. Projeto nesse sentido foi protocolado pelo distinto no Senado. Segundo ele, neste ano, mais de 25 milhões de eleitores deixaram de votar em cada turno das eleições presidenciais. O tucano acredita que muitos desses cidadãos não foram às urnas pela falta de recursos para pagar as passagens. O projeto de Alessandro calcula o impacto financeiro da gratuidade nos dois turnos, levando em conta o preço médio da passagem e o número de eleitores usuários de ônibus. Marminino!


Noite de autógrafos


E quem autografa, hoje, o seu mais novo livro é o desembargador Edson Ulisses de Melo. Batizada de “Inspirações de Ítaca”, a nova obra do magistrado será lançada às 18 horas, na Galeria da Fecomércio, alí na rua Dom José Tomaz, bairro São José, em Aracaju. Ítaca é uma das numerosas ilhas gregas, situada no mar Jônico. Edson Ulisses já publicou “Reflexões Cidadãs”, “Sabedoria Popular” e “Sabedoria Popular II”. Prestigiem mais este lançamento literário!


Kommentare


bottom of page