top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza

Mitidieri e PT vivem entre tapas e beijos


O governador eleito de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), deve continuar vivendo entre tapas e beijos com o PT. A relação do pessedista com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é das melhores. Na campanha passada, Fábio não apenas declarou voto, como fez campanha aberta para o “Barba”. Em Sergipe, porém, o futuro governador é visto como principal adversário do PT, particularmente após ter derrotado o candidato a governador Rogério Carvalho (PT). O petista sergipano nunca engoliu a proximidade de Mitidieri com Lula, a ponto de ter acionado a Justiça Eleitoral para impedi-lo que, durante a campanha, declarasse apoio ao então presidenciável. Diante dessa relação conflituosa entre o pessedista e os petistas locais, depreende-se que o primeiro precisará de muito jogo de cintura para preservar a boa relação com o presidente Lula, ao tempo em que fica distante dos vermelhinhos sergipanos. Portando, continuar vivendo entre tapas e beijos será bom para Mitidieri conseguir apoio do Palácio do Planalto e melhor para o PT, que precisa dos votos da bancada governista sergipana para aprovar seus projetos no Congresso. Marminino!


Dia de diplomação


O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe promove, hoje à tarde, a diplomação dos candidatos eleitos em outubro passado. Serão diplomados os futuros governador Fábio Mitidieri (PSD), vice Zezinho Sobral (PDT) e senador Laércio Oliveira (PP), além dos oito deputados federais e dos 24 deputados estaduais, com os seus respectivos suplentes. O evento vai acontecer no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju, e será aberto ao público, respeitando-se a capacidade máxima de assentos do local. Ah, bom!


Futuros congressistas


Para a Câmara Federal foram eleitos em Sergipe Yandra de André (União), Ícaro de Valmir (PL), Fabio Reis (PSD), Gustinho Ribeiro (Republicanos), Rodrigo Valadares (União), Thiago de Joaldo (PP) e Katarina Feitoza (PSD). A oitava vaga está sendo disputada no TSE pelo delegado de polícia André David (Republicanos) e João Daniel (PT). Vixe!


Nova Assembleia


Para a Assembleia Legislativa foram eleitos Cristiano Cavalcante (União), Lidiane Lucena (Republicanos), Jeferson Andrade (PSD), Marcos Oliveira (PL), Carminha Paiva (Republicanos), Luciano Bispo (PSD), Linda Brasil (PSOL), Maisa Mitidieri (PSD), Paulo Júnior (PV), Pato Maravilha (PL), Áurea Ribeiro (Republicanos), Adailton Martins (PSD), Netinho Guimarães (PL), Jorginho Araújo (PSD), Marcelo Sobral (União), Kaká Santos (União), Chico do Correio (PT), Georgeo Passos (Cidadania), Luizão Dona Trampi (União), Garibalde Mendonça (PDT), Luciano Pimentel (PP), Ibrain de Valmir (PV), Samuel Carvalho (Cidadania) e Neto Batalha (PP).


Quadro na parede


Cassado por abuso do poder econômico nas eleições de 2018, o ex-deputado federal Valdevan Noventa (PL) foi pintado pelos artistas plásticos estancianos e irmãos gêmeos Cosme e Damião. O trabalho em óleo sobre tela agradou por demais o político. Noventa disse ter ficado honrado em saber que Estância é um celeiro de pessoas tão talentosas que levam o nome do município para o Brasil e para o mundo. Além de ter perdido o mandato, Valdevan também é investigado num inquérito aberto pela Polícia paulista sobre irregularidades no Sindicato dos Motoristas de ônibus de São Paulo. Crendeuspai!


Futuro pescador


Veja o que publicou no Jornal da Cidade a amiga Thaís Bezerra: “Sergipe vai ganhar um novo pescador de molinete. Estamos falando do governador Belivaldo Chagas (PSD). Ele pretende se dedicar à pescaria após passar o governo para o sucessor Fábio Mitidieri (PSD). Segundo Chagas, a partir do próximo dia 1º, vai desencarnar do Executivo e se dedicar à pescaria. Anteriormente, Belivaldo já havia anunciado que também gastará parte do tempo livre cuidando de uma dezena de vacas leiteiras em sua fazenda no município de Simão Dias. Quanto à política, o ainda governador vai querer certa distância, pois acha que já cumpriu seu papel nessa área”. Então, tá!


Água pelo ladrão


Sergipe jogo literalmente pelo ralo 46,07% de toda a água tratada pela Deso. Esta informação é do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento. De acordo com estudo do Instituto Trata Brasil, o país desperdiça quase quatro a cada 10 litros da água tratada. Chama a atenção que no Nordeste as perdas chegam a 46%, portanto, um pouco abaixo do que se desperdiça em Sergipe. Apesar de tanta água tratada saindo pelo ladrão, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) acaba de receber três troféus no Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento. Misericórdia!


Ouro em grãos


A safra de grãos em Sergipe teve um aumento de 16,6% agora em 2022, em relação ao ano passado. O milho segue sendo o alimento mais produzido no estado. Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, publicado pelo IBGE, mostra que Sergipe teve uma safra recorde de milho: 887.178 toneladas, representando um aumento de 17,5% em relação a 2021. No geral, o resultado foi muito bom, colocando o estado como o 4º maior produtor de milho (depois de Bahia, Piauí e Maranhão), com uma produção média de 5.113 quilos por hectare. Supimpa!


Choro de derrotado


O senador Rogério Carvalho (PT) ainda não engoliu direito a derrota sofrida na disputa pelo governo de Sergipe. Entrevistado por uma emissora de rádio, o distinto se queixou do intenso uso da máquina pública em favor do adversário e governador eleito Fábio Mitidieri (PSD). Apesar disso, o petista ressalta ter ganhado a eleição em 48 municípios e vencido no primeiro turno em Aracaju. Sem apresentar provas, Rogério disse que “os comentários são que houve muita compra de votos”. Por fim, o senador defendeu que se investigue as últimas eleições em Sergipe. Home vôte!


Foto na laje


Antes de passar o comando de Sergipe para o aliado Fábio Mitidieri (PSD), o governador Belivaldo Chagas (PSD) vai tirar uma fotografia sobre a primeira laje da obra do Hospital do Câncer, que está sendo construído em Aracaju. A futura unidade de saúde contará com 166 leitos, centro cirúrgico, consultórios, radioterapia, acelerador linear, quimioterapia adulta e pediátrica, além do serviço de urgência com acolhimento com classificação de risco. Segundo Chagas, os recursos obtidos pelo governo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento vão garantir a compra dos equipamentos para que o hospital entrar em funcionamento da melhor forma possível. Que assim seja!

Fatiando o bolo

A divisão dos cargos federais em Sergipe, a partir de janeiro próximo, foi discutida entre os presidentes estaduais do PT, PCdoB e PV, respectivamente, deputado federal João Daniel, Edival Goes e Reynaldo Nunes. A reunião da Federação Fé-Brasil, que reúne os três partidos, também tratou sobre a presença no governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a ocupação dos espaços por “gente comprometida com o projeto de mudança do Brasil, de soberania e desenvolvimento nacional e, principalmente, no combate à fome e à miséria”. Por fim, se discutiu sobre a atuação da futura bancada parlamentar da Federação na Assembleia, composta pelos deputados estaduais Ibrain Monteiro (PV), Paulo Júnior (PV) e Chico do Correio (PT). Aff Maria!


Alô, bebinhos


Uma pesquisa feita com amostras de bebidas alcoólicas clandestinas, como aguardente de alambique, uísques falsificados e licores artesanais, apontou a presença de cobre, metanol e carbamato de etila. Cruzes! Essas substâncias tóxicas causam cegueira, prejudicam a absorção de minerais no organismo e podem provocar a morte do pinguço. Só Jesus na causa!


Kommentare


bottom of page