top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza

Mitidieri promete governar para os mais pobres


Ao receber o diploma de governador eleito, Fábio Mitidieri (PSD) deixou claro que fará uma gestão voltada para os desafortunados pela sorte. Ele se comprometeu trabalhar, a partir de 1º de janeiro próximo, para gerar empregos e renda, combater a fome e descentralizar os serviços de saúde. Mesmo recebendo um governo arrumado financeiramente, Mitidieri e sua equipe de auxiliares vão precisar suar a camisa para cumprir estas e outras promessas feitas durante a campanha eleitoral. Para o bem de Sergipe, tomara que o futuro governador consiga cumprir o que está prometendo. Oremos!


Eleição tranquila


Candidato único à presidência da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Jefferson Andrade (PSD) acha que a eleição da Mesa Diretora será tranquila. Além dele, já está definido o nome do deputado estadual Luciano Bispo (MDB) para a 1ª Secretaria. Outros cargos estão ainda sendo discutidos entre os 24 “eleitores”. Andrade já conversou com quase todos os novos deputados, tendo encontrado boa receptividade aos nomes dele e de Bispo. Para apoiar a chapa única, a oposição deverá ficar com a 4ª Secretaria da Mesa. Ah, bom!


Novo desafio


O superintendente de comunicação governo de Sergipe, Gilvaldo Ricardo, já tem uma nova missão a partir de janeiro próximo: deverá assumir a Diretoria de Comunicação do Sebrae Sergipe a convite da nova superintendente Priscilla Felizola. A distinta vem a ser filha do governador Belivaldo Chagas (PSD), o que significa dizer que ela aprovou o projeto de comunicação desenvolvido por Ricardo no governo estadual. Decididamente, o time do Sebrae ganha com a chegada do experiente Givaldo. Legal!


Secretaria recusada


O futuro governador Fábio Mitidieri (PSD) teria convidado a deputada federal eleita Katarina Feitoza (PSD) para assumir uma Secretaria, visando abrir vaga na Câmara para o 1º suplente vereador aracajuano Nitinho Vitale (PSD). A fidalga, porém, teria recusado o convite, para tristeza de Nitinho que continuará atuando como vereador da capital sergipana. Esta informação é da bem informada jornalista Rita Oliveira. Aff Maria!


De suplente a governador


Fábio Mitidieri (PSD) lembra que há 10 anos esteve no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju, para receber o diploma de suplente de vereador da capital. Ontem, ele voltou ao mesmo recinto para ser diplomado governador de Sergipe. Mitidieri concluiu dizendo esperar que a sua história “sirva de motivação e superação para todos aqueles que estão passando por um momento difícil, turbulento”. Tomara!


Projetos aprovados


A Câmara de Aracaju aprovou, ontem, 15 Projetos de Leis de autoria do Poder Executivo. As proposituras tratam da reestruturação administrativa das Secretarias, redução da alíquota do IPTU, instalação de infraestrutura de estação transmissora de radiocomunicação, incentivo às residências de acolhimento temporário de animais, dentre outros. Os Projetos foram aprovados por unanimidade nas comissões temáticas e no plenário. A apreciação das emendas pelos vereadores continuará nesta terça-feira. Vixe!


Sentimento de gratidão


A vice-governadora de Sergipe, Eliane Aquino (PT), festejou muito o diploma que recebeu da Justiça Eleitoral como 1ª suplente de deputada federal: “Fui ao ato com o sentimento de gratidão ao povo de Sergipe que, mesmo em meio a tantas adversidades que sofri, me concedeu mais de 66 mil votos de confiança”, frisou. A petista lembrou ainda que o povo lhe fez ser a candidata à Câmara Federal mais votada de Aracaju e a 6ª que teve mais votos em Sergipe. Então, tá!


Dinheiro em caixa


O governador Belivaldo Chagas (PSD) vai entregar o comando de Sergipe ao sucessor deixando cerca de R$ 450 milhões em caixa. “A gente vai deixar um saldo financeiro maior do que o total da folha de pessoal, que hoje gira em torno de R$ 370 milhões ao mês”, explica. Portanto, Fábio Mitidieri terá uma preocupação a menos, pois os salários dos servidores, referente a janeiro, já estão no cofre. Ele também recebe o governo com várias obras em andamento, muitas delas com recursos do tesouro estadual. Marminino!


Fim da fuleiragem


O senador Alessandro Vieira (PSDB) comemorou a decisão do Supremo Tribunal Federal de considerar inconstitucional o famigerado orçamento secreto do Congresso. O tucano disse se orgulhar de ter sido o parlamentar que mais atuou contra esse mecanismo, desde a sua criação, em 2019. “Agora, o dinheiro do cidadão brasileiro será destinado ao que realmente importa, que é serviço público de qualidade”, frisou Alessandro foi um dos poucos congressistas a ficar contra essa sacanagem de liberar uma fortuna do orçamento por debaixo dos panos. Home vôte!


Festa da posse


Uma reunião realizada na Assembleia discutiu o planejamento para a sessão especial que dará posse ao governador e ao vice-governador eleitos, respectivamente, Fábio Mitidieri (PSD) e Zezinho Sobral (PDT). O encontro reuniu representantes do cerimonial, da segurança, da comunicação e da direção do Legislativo, assim como da Polícia Militar e do governo. A Constituição Federal determina que o governador e o vice são empossados pelos deputados estaduais. Após o juramento e discurso do novo chefe do Executivo, ele receberá as honras militares na parte externa da Assembleia. Supimpa!



Comments


bottom of page