top of page
  • Luxo Aju

Política by Adiberto de Souza

Monstrengo jurídico comprova tentativa de golpe


Uma minuta de decreto apreendida pela Polícia Federal na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres comprova que os bolsonaristas articularam “melar” o resultado das eleições de 2022. O monstrengo jurídico autorizava o governo Bolsonaro intervir na Justiça Eleitoral para invalidar a incontestável vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Inconstitucional, a minuta de decreto dava poderes ao Ministério da Defesa para assumir total controle do Tribunal Superior Eleitoral, mudar o resultado das urnas e permitir a Jair Bolsonaro (PL) se autodeclarar vencedor das eleições. Com a descoberta desse atestado de golpe na casa do ex-ministro, fica claro que os bolsonaristas não aceitam a derrota. A criminosa minuta de decreto revela que estes antidemocratas de uma figa são capazes de engendrar qualquer artimanha visando se manter no poder, mesmo que para tanto joguem foram das quatro linhas da constituição. Desconjuro!


Toma lá


No apagar das luzes de seu mandato, o governador Belivaldo Chagas (PSD) assinou decreto cedendo à Prefeitura de Aracaju total controle do Centro de Criatividade. A cessão do imóvel à municipalidade foi aprovada pela Assembleia Legislativa sem que tivesse havido qualquer debate com o movimento cultural de Sergipe, nem com a comunidade residente no entorno do Centro. Nem precisa dizer que a decisão tomada por Belivaldo, dois dias antes do fim do governo, contrariou meio mundo de gente. Fundado em 1985, o Centro de Criatividade exerce um importante papel enquanto espaço cultural na história de Sergipe. Misericórdia!


Golpe nunca mais


O Ministério Público de Sergipe criou um grupo de trabalho para monitorar e avaliar eventuais atos antidemocráticos, acompanhando os desdobramentos da tentativa de golpe ocorrida, no último domingo, em Brasília. Essa força-tarefa atuará no sentido de identificar condutas que ameacem a ordem constitucional, para que sejam adotadas providências legais contra os terroristas aprendizes de golpistas. Marminino!


Cadê o bolo?


As línguas ferinas andam espalhando pelas esquinas de Sergipe que é grande o número de caciques políticos agoniados por ainda não terem provado do bolo do poder fatiado pelo governador Fábio Mitidieri (PSD). Lideranças políticas do interior não escondem a impaciência, pois sabem que em qualquer regabofe, os últimos serão sempre os últimos. Há quem garanta que Mitidieri ainda dispõe de muitas fatias do saboroso bolo para distribuir com os aliados. Para quem está com fome de poder, contudo, essa demora é um martírio. Home vôte!


Mutirões eleitoreiros


Várias secretarias estaduais estão discutindo um projeto que promete levar serviços públicos a quem mora no interior de Sergipe. A proposta é oferecer atendimento de saúde e ações nas áreas social, comunicação, esporte e políticas para as mulheres. Apesar de o governo ainda não ter fornecido maiores detalhes, esse projeto faz lembrar aqueles mutirões eleitoreiros realizados por governos passados e que nunca deram resultados práticos. Estes “mentirões” serviram apenas para escancarar a falta de capacidade do Executivo em ofertar, permanentemente, serviços públicos de qualidade à população carente. Tomara que não seja isso. Aff Maria!


Sem água, nem luz


Moradores da periferia de Aracaju e do município de Frei Paulo promoveram manifestações para protestar contra a falta de energia elétrica e de água tratada. Os primeiros queimaram pneus na Zona Sul da capital depois que a Energisa cortou ligações clandestinas na rede elétrica. Já os freipaulistanos protestaram contra a Deso, que deixou o município de bico seco por vários dias. Essa reação popular lembra dos tempos em que se dizia que, apesar de Sergipe ser abençoado por Jesus, pelo dia falta água e à noite falta luz. Crendeuspai!


Pela democracia


As centrais sindicais e os movimentos populares de Sergipe promovem, hoje, em Aracaju um ato em defesa da democracia e contra a tentativa de golpe arquitetadas por bolsonaristas radicais, terroristas safados. Agendado para o começo da tarde, no centro da capital, o evento também vai protestar contra a depredação do Palácio do Planalto, do Congresso e do Supremo Tribunal Federal. Segundo Ronildo Almeida, presidente da União Geral dos Trabalhadores em Sergipe, as tentativas de golpe foram estimuladas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), “que destruiu o Brasil e fugiu para os Estados Unidos”. Só Jesus na causa!


Oposição respeitosa


O deputado federal e senador eleito Laércio Oliveira (PP) foi entrevistado pela TV Senado, tendo adiantando quais são suas prioridades legislativas. O distinto prometeu focar seu mandato em áreas como saúde, educação, turismo, geração de empregos, exploração de minérios e agronegócio. Laércio também deixou claro que fará uma oposição muito respeitosa ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT): “Uma oposição que olhe para o que é importante para a sociedade brasileira e para Sergipe”. Então, tá!


E tome concreto


A Prefeitura de Aracaju informou que a obra de ampliação da ponte sobre o Rio Poxim chegou em uma fase importante: a concretagem do último vão de lajes do sentido centro da capital. Depois dessa fase, ocorrerá a colocação de concreto nas duas cabeceiras situadas no lado da região central. A ponte está sendo ampliada em quatro metros de largura, passando de duas para três faixas de trânsito nos seus dois sentidos, com ciclovia e uma pista para pedestres. Supimpa!


Bico seco


O governador Fábio Mitidieri (PSD) está preocupado com a irregularidade do serviço oferecido aos sergipanos pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso). Objetivando buscar soluções para os constantes problemas de distribuição de água, o fidalgo se reuniu com o presidente da estatal, Luciano Góis, representantes da Secretaria Estadual da Fazenda e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Segundo Mitidieri, foram discutidos “os modelos de concessão de Parceria Público-Privada, sem privatização, visando fortalecer a estrutura e melhorar os serviços de água e tratamento sanitário no estado”. Ah, bom!


Corpo fechado


Aos supersticiosos um lembrete: hoje é sexta-feira 13. Para quem não acredita em crendices não é nada, não é nada e não é nada mesmo! Porém, pelo sim e pelo não, é melhor não passar embaixo de escadas e evitar cruzar com gato preto, pois como dizem por aí, “no creo en brujas, pero que las hay, las hay”. Pé de pato mangalô três vezes!


bottom of page