top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza



A crise da educação é culpa dos governos


Foi-se o tempo em que o professor era tão ou mais respeitado do que os pais dos alunos. Bons tempos aqueles, quando a normalidade da escola só era perturbada por pequenas rusgas entre alunos na quadra esportiva. O que se vê hoje é assustador: estudantes ameaçam os professores e jovens se agridem dentro das salas de aula, quase sempre usando algum tipo arma. Para agravar a situação, mequetrefes espalham fake news nas redes sociais sobre ameaças de massacres, aumentando o clima de pavor entre pais, professores e estudantes. Apanhados de surpresa com essa onda de violência nas escolas, as autoridades procuram alternativas para devolver a tranquilidade ao ambiente escolar. Aliás, estas ações já chegam atrasadas, pois, há anos, os traficantes de drogas recrutam parte de seus “soldados” nas salas de aula. Finalmente, os governantes resolveram descruzar os braços e lutar pela segurança de milhões de jovens. São estudantes que perderam o interesse pelo estudo, a ponto estarem trocando os livros por armas de fogo e afiadíssimas facas, usadas para massacrar colegas e educadores a sangue frio. Misericórdia!


Projeto Rondon


Após 10 anos sem realizar qualquer ação em Sergipe, o Projeto Rondon está de volta ao estado. A boa informação foi dada ao governo pelo general de Exército William Georges Abrahão, diretor de Projetos Sociais do Ministério da Defesa. O “Rondon” é uma ação interministerial de cunho estratégico do governo federal destinada a contribuir com a cidadania. O trabalho incentiva jovens universitários a atuarem em comunidades, empregando soluções sustentáveis em prol da inclusão social, da redução de desigualdades e do fortalecimento da soberania nacional. O nome do projeto é uma homenagem ao marechal Cândido Mariano da Silva Rondon (1865-1958), militar sertanista e engenheiro, famoso por sua exploração do Mato Grosso e da Bacia Amazônica Ocidental. Ah, bom!


Fazendo história


Pela primeira vez na história da Assembleia, uma mulher trans presidio a sessão legislativa. Como homenagem pelo aniversário de 50 anos da deputada estadual Linda Brasil (Psol), o presidente do Parlamento, deputado Jeferson Andrade (PSD), a convidou para presidir a sessão ordinária de ontem. “A gente fica muito feliz, pois sabe da história de vida e de tudo que ela passou até chegar aqui”, discursou Andrade. Foi um presente maravilhoso. Espero que, cada vez mais, pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade possam ocupar novos espaços”, comemorou Linda. Supimpa!


Inventando moda


O Tribunal de Contas de Sergipe inventou moda ao enviar uma comitiva ao Palácio do Governo para comunicar que surgiu uma vaga na Casa após a morte do conselheiro Carlos Pinna de Assis. Com fisionomias fúnebres, os fidalgos posaram para a foto ao lado do governador Fábio Mitidieri (PSD). Este, também com semblante de velório, foi clicado pelo fotógrafo exibindo o ofício lhe comunicando que há uma vaga a ser preenchida no TCE. Foi como se, com um atraso de uma semana, os conselheiros tivessem ido entregar o atestado de óbito do colega ao chefe do Executivo, a quem cabe indicar o substituto do falecido. Home vôte!


Nova maternidade


A Prefeitura de Aracaju inaugura, nesta sexta-feira, a Maternidade Municipal Lourdes Nogueira. A unidade de saúde está localizada no bairro 17 de Março e tem capacidade instalada para realizar até 500 partos por mês. “Este empreendimento é a materialização de um sonho que, enquanto gestor da capital, em meu quarto mandato, acalento há anos”, afirma o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT). A nova maternidade chega para ampliar os serviços de saúde em Aracaju. Ela também acolherá a população LGBTQIAPN+ e as mulheres vítimas de violência sexual. Legal!


Otimismo petista


A proposta do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para as novas regras fiscais vai controlar o gasto público sem sufocar investimentos. Essa avaliação é do senador Rogério Carvalho (PT). O ilustre acredita na retomada do crescimento do país, ao tornar o arcabouço fiscal mais flexível. De acordo com o petista, o Brasil precisa de investimento para crescer e acompanhar o crescimento populacional, garantindo que a riqueza se distribua e a renda per capita não diminua. “É preciso gerar riqueza. E não há como fazer isso sem a presença do Estado no investimento público”, explica Carvalho. Então, tá!


Hoje tem mutirão


O governo de Sergipe promove, hoje, mais um mutirão no interior do estado. O oba oba oficial vai acontecer em Porto da Folha, que durante esta sexta-feira será considerada a capital do estado. Repaginado com o nome de “Sergipe é aqui”, o mutirão oferece à população carente ações simples, como medição de pressão arterial e glicemia, consultas médicas, palestras diversas, jogos de futebol para a meninada e outras cositas más. O governador Fábio Mitidieri (PSD) e lideranças políticas que o apoiam vão aproveitar para medir suas popularidades junto ao eleitorado do sertão sergipano que, por apenas dia, viverá como se fosse morador da capital. Marminino!


Desigualdade gritante


A situação educacional de jovens com idade entre 15 e 29 anos é um misto de avanços, problemas e desafios. Estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada alerta que o processo de escolarização da maioria dos jovens ainda é marcado por oportunidades limitadas e que, no Brasil, prevalecem expressivas desigualdades educacionais entre ricos e pobres, brancos e não brancos, e moradores de áreas urbanas e rurais e das diferentes regiões. Só Jesus na causa!


Posse concorrida


O historiador Cláudio Caducha (PT) foi empossado, ontem, como superintendente regional do Trabalho em Sergipe. A solenidade foi prestigiada, entre outros, pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo (PT), responsável pela indicação do petista para o cargo federal: “Ele é um companheiro que sempre foi combativo e atuante na luta em favor dos trabalhadores e trabalhadoras”, afirmou o ministro. Cláudio Caducha é servidor concursado do Ministério do Trabalho desde 1995, já foi vereador e vice-prefeito da Barra dos Coqueiros. O novo superintendente prometeu se empenhar para dar ao Ministério do Trabalho em Sergipe o protagonismo que ele merece ter. Boa sorte na nova empreitada!


Comprando comida


A Secretaria Estadual de Assistência Social publicou edital convocando os agricultores familiares e empreendedores interessados em vender produtos para o Programa de Aquisição de Alimentos. Na modalidade de Compra com Doação Simultânea, os gêneros alimentícios adquiridos são doados para entidades da rede socioassistencial, instituições de ensino público e equipamentos de segurança alimentar e nutricional, como restaurantes populares, cozinhas comunitárias e bancos de alimentos. O pagamento é feito diretamente aos agricultores familiares e empreendedores, por meio de cartão bancário. Aff Maria!


Carnaforró em Glória


A cidade de Nossa Senhora da Glória estará em festa nestes sábado e domingo. É o Carnaforró, evento que há 30 anos atrai visitantes para aquele município sergipano. Segundo o deputado estadual Chico do Correio (PT), a festança deve reunir cerca de 100 mil pessoas nos dois dias de carnaval misturado com forró. O petista lembrou que o evento gera empregos para vendedores ambulantes, seguranças, técnicos de som e de iluminação, bandas e movimenta o comércio do semiárido. Para se ter uma ideia, os hotéis e pousadas de Glória e dos municípios vizinhos estão com as reservas esgotadas. Participe!

Comments


bottom of page