top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza



Aliados de Lula em Sergipe brigam por cargos


A disputa pelos cargos federais está provocando um racha entre os políticos sergipanos aliados do presidente Lula (PT). Até a semana passada, esta briga pelas bem pagas sinecuras ocorria nos bastidores, porém o voto do deputado estadual oposicionista Ibrain de Valmir (PV) num projeto do governo escancarou a desavença. Criticado pelo presidente do PT, deputado federal João Daniel, por ter seguido a bancada governista, o parlamentar verde botou a boca no trombone: “Os líderes petistas estão interessados nos cargos deles em Brasília e esqueceram que existem aliados em Sergipe”, reclamou. Ibrain também se queixou que cargos federais, como a Codevasf e o Dnocs, estão sendo entregues aos adversários, enquanto os aliados do PT foram esquecidos. É por causa dessa briga interna que o governo do presidente Lula ainda não conseguiu nomear dirigentes para a maioria dos cargos de 2º escalão no estado, deixando que importantes órgãos federais continuem nas mãos de bolsonaristas, a exemplo do superintendente regional da Codevasf, Marcos Alves. Misericórdia!


E tome promessa!


O governo de Sergipe festejou a promessa feita pela empresa Gol de restabelecer o voo diário entre Aracaju e Salvador. Tudo certo, tudo bem se o prometido Boing 737 começasse a cobrir o trajeto de imediato e não no distante julho, como anunciou a empresa aérea. Ora, suspenso desde o último dia 25, o voo entre as duas capitais só deve ser reativado depois dos festejos juninos, que atraem um grande número de turistas da Bahia. Sem esse voo, quem pretendia curtir as festas de São João e São Pedro em Sergipe vai migrar para outras cidades nordestinas, a exemplo de Caruaru (PE). E o turismo de Sergipe segue comemorando promessas. Só Jesus na causa!


Melhorias na BR-101


Trechos de norte a sul da BR-101, em Sergipe, receberam investimentos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) durante os primeiros meses deste ano. Segundo a autarquia, foram realizados recapeamentos, recuperação de placas do pavimento rígido e implantação de nova sinalização horizontal. No valor aproximado de R$ 7,1 milhões, os serviços foram executados em 20 quilômetros ao longo da rodovia visando permitir o tráfego mais seguro. Com um total de 206 quilômetros de extensão no gerritório sergipano, a BR-101 é considerada a principal rodovia para os que trafegam pelo estado do Sergipe. Então, tá!


O mundo dá voltas


E quem deu com os costados no gabinete do senador Laércio Oliveira (PP) foi o ex-governador Jackson Barreto (MDB). Segundo o anfitrião, os dois trataram sobre a política em Sergipe. No encontro, JB nem parecia aquele pré-candidato ao Senado que vivia fustigando Laércio, a ponto de ter trocado a canoa governista pelo barco da oposição por discordar da candidatura do hoje senador. Durante a campanha, Jackson chamava Laércio de bolsonarista e o acusava de “pensar primeiro no interesse de suas empresas para só depois pensar na população”. Como o mundo dá voltas. Crendeuspai!


Saúde no prato


Cerca de 15% da população urbana consumiu algum produto orgânico nos últimos meses. Segundo o Conselho Brasileiro de Produção Orgânica e Sustentável, entre os motivos apresentados para o consumo neste segmento, os entrevistados citaram questões relacionadas à saúde. Os produtos orgânicos mais consumidos são verduras, legumes e frutas. Entre as outras opções disponíveis ao consumidor de orgânicos estão produtos como carnes, chocolates, sucos, leites, laticínios, biscoitos, shampoos, sabonetes e tecidos. Você tá nessa? Aff Maria!


Posse marcada


O advogado José Carlos Felizola será empossado, na próxima quinta-feira, como o mais novo conselheiro do Tribunal de Contas de Sergipe. Indicado para o cargo pelo governador Fábio Mitidieri (PSD) e aprovado pela unanimidade dos 24 deputados estaduais, o fidalgo substituirá o conselheiro Carlos Pinna, que morreu no último dia 5, vítima de câncer no pulmão. A posse foi marcada para às 10h, em solenidade no auditório do TCE. Com 40 anos de idade, o novo conselheiro é casado com a superintendente do Sebrae em Sergipe, Priscila Felizola, que vem a ser filha do ex-governador Belivaldo Chagas (PSD). Ah, bom!


“Vendendo” Sergipe


O governo estadual enviou a São Paulo uma comitiva para visitar grupos empresariais e também para participar do Sergipe Day. Promovido em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o evento visa apresentar as potencialidades e as oportunidades que o estado dispõe para atrair investidores, em especial os que sejam consumidores intensivos de óleo e gás. Amanhã, o governo promoverá o Sergipe Day, que contará com exposições da Petrobras, Eneva, Tag, Commit, VLI Logística e Unigel. O Banese e a Sergas estão entre os patrocinadores do evento, que acontecerá no Espaço Nobre da Fiesp. Marminino!


Bem melhor


Ontem foi dia de visitar frei Enoque Salvador, que recebeu alta médica na última sexta-feira e retornou à sua residência em Poço Redondo, município do semiárido sergipano. O religioso ficou internado 22 dias no Hospital Unimed, em Aracaju, para tratar de sérios problemas estomacais, tendo passado vários dias na UTI. Desde que o frei voltou pra casa, é grande o número de amigos a visitá-lo todos os dias. Nesse domingo, um pequeno grupo dos povos originários Xocó esteve na residência do religioso. Uma das visitantes disse que o religioso e ex-prefeito de Poço Redondo está consciente, orientado e conversa com todos que o visitam. Maravilha!


Cavalo selado


Muita gente que pretende disputar a Prefeitura de Aracaju alimenta a esperança de um cavalo selado aparecer em sua porta. Estes políticos sonham em repetir a façanha do delegado de polícia Alessandro Vieira (PSDB), eleito senador em 2018, para surpresa até dele mesmo. os pretensos candidatos majoritários que melhor usarem a internet e inovarem na disputa pela simpatia do eleitor terão mais chances de vitória. E é aí que pode aparecer o misterioso cavalo selado, pronto para servir de montaria aquele ou aquela que melhor se adaptar ao novo jeito de fazer política. Por outro lado, quem que não souber usar bem o palanque virtual e não conseguir se defender dos ataques adversários dará com os burros n’água. Crendeuspai!


E a reforma política?


Quando será que o Congresso vai se debruçar sobre a tão prometida reforma política? Enquanto isso não ocorrer, persistirão os elevados índices de abstenção nas eleições. A recusa de parte da população em ir às urnas é uma reação às bodegas em que se transformaram os partidos. Seus ‘donos’ enxergam o eleitor como simples mercadoria. Lamentavelmente, ainda existem aqueles que condenam a reação popular contra a malandragem dos políticos. Quem age assim deseja que tudo continue como está para seguir se locupletando. Desconjuro!


Sergipe à venda


Integrante da minúscula oposição na Assembleia, o deputado estadual Marcos Oliveira (PL) foi contrário à aprovação do Projeto de Lei autorizando o Executivo sergipano a fazer concessões e firmar Parcerias Público-Privada com a classe empresarial. Segundo o parlamentar itabaianense, “esse Programa de Parcerias Estratégicas aprovado pelo Legislativo nada mais é do que a transformação de Sergipe num grande balcão de negócios”. Marcos Oliveira jura de pés juntos que com a aprovação da propositura só falta o governador Fábio Mitidieri (PSD) colocar no estado uma placa de vende-se, “pois nada ficará imune à essa forma entreguista e privatista”. Home vôte!


Comments


bottom of page