top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza



A disputa eleitoral em Aracaju está em aberto


Faltando ainda mais de um ano para as eleições de 2024, a classe política começa a “plantar” na imprensa possíveis candidaturas à Prefeitura de Aracaju. Tudo, porém, não passa de palpites sem a menor consistência. Nem mesmo os políticos apostam uma moeda furada no que muitos andam alardeando por aí. Portanto, erra quem arrisca fazer qualquer prognóstico sobre o futuro pleito da capital sergipana. Alguém garante que a secretária estadual da Mulher, Danielle Garcia (Podemos) vai mesmo disputar a cadeira ocupada hoje pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PDT)? E o deputado federal Rodrigo Valadares (União) tentará concorrer pela oposição? Márcio Macedo será candidato a prefeito novamente? As indagações são muitas, mas ninguém possui resposta para nenhuma delas. Portanto, é melhor não gastar saliva e arriscar dinheiro no improvável. Quase tudo que se diga ou escreva agora não passará de exercício de futurologia, pois o momento é mais para a classe política plantar verde visando colher maduro, enquanto espera a hora certa para colocar o bloco nas ruas. Marminino!


Mandato curto


Conforme havia anunciado, o deputado estadual Sérgio Reis (PSD) protocolou, ontem, o pedido de licença à Mesa Diretora da Assembleia para reassumir a Secretaria de Representação de Sergipe em Brasília. O distinto permaneceu no Parlamento por menos de dois meses. A cadeira do pessedista no Legislativo deverá ser ocupada pelo vereador aracajuano Manoel Marcos (PSD), que já pediu licença na Câmara. Sérgio é o 1º suplente do partido e assumiu como deputado em substituição ao titular Jorginho Araújo (PSD), que se licenciou para comandar a Secretaria Estadual da Casa Civil. Então, tá!


Nova greve


Os professores e professoras da rede estadual de ensino aprovaram uma nova paralisação nas próximas terça e quarta-feiras. O objetivo do movimento é protestar contra a raquítico reajuste salarial de 2,5% e o abono de R$ 100. Esta última esmola anunciada pelo governo Mitidieri é somente para os educadores aposentados. A greve deflagrada no início desta semana foi suspensa após a Justiça tê-la considerado ilegal e ameaçado com multa para o caso de o movimento não ser interrompido. Os educadores aprovaram a nova paralisação mesmo tendo reunião marcada com o governador Fábio Mitidieri (PSD) para discutir um novo percentual de reajuste. Parece que a categoria sabe que do mato governista não sai mais coelho. Home vôte!


Peixe fora d'água


As línguas ferinas andam espalhando pelas esquinas de Sergipe que a secretária estadual da Fazenda, Sarah Tarsila Andreozzi, não anda lá muito confortável no cargo. Segundo as fofoqueiras de plantão, a fidalga ainda não teria se ambientado na nova função, nem ampliado o raio de amizade entre os demais auxiliares do governador Fábio Mitidieri (PSD). A competente economista veio de Brasília, onde respondia pelo Conselho do Regime de Recuperação Fiscal. Ninguém na Secretaria da Fazenda confirma nem desmente o zum zum zum, fato que só faz aumentar os comentários de que Sarah Tarsila está se sentindo um peixe fora d’água. Misericórdia!


O agro é pop


O ex-governador Belivaldo Chagas (PSD) visitou dois grandes eventos agropecuários: a ExpoZebu Brasil 2023, em Uberaba (MG) e a Agrishow 2023, em Ribeirão Preto (SP). Belivaldo foi ciceroneado no evento mineiro pelo pecuarista sergipano Roberto Góis, presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Indubrasil. Tanto na exposição de de Minas quando na paulista Feira Internacional de Tecnologia Agrícola, o ex-governador estava acompanhado pela filha Priscila Felizola, superintendente regional do Sebrae, e pelo genro José Carlos Felizola Filho, conselheiro do Tribunal de Contas de Sergipe. Ah, bom!


Capital do forró


O Prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) acaba de anunciar a programação do Forró Caju 2023. Considerado um dos maiores eventos do calendário junino do Brasil, o festejo acontecerá de 23 a 29 de junho e terá mais de 90 atrações, sergipanas e nacionais. Entre as grandes atrações que se apresentarão na arena da praça dos Mercados Centrais estão Alceu Valença, Gustavo Mioto, Zé Ramalho, João Gomes, Calcinha Preta, Zé Vaqueiro, Xand Avião e Mari Fernandez. Além de sete dias de shows, o Forró Caju 2023 contará com o Circular Junino, São João na Praça e concurso de quadrilhas juninas. Supimpa!


Proteção às mulheres


A deputada Katarina Feitoza (PSD) é a nova vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher na Câmara Federal. A presidente é a deputada Lêda Borges (PSDB-GO). Esta Comissão objetiva garantir os direitos e a proteção das mulheres em todas as esferas da sociedade. Ao ser indicada para a função, a parlamentar sergipana lembrou que trabalha “diariamente para combater a violência contra a mulher, criar políticas públicas que promovam a igualdade de gênero e garantir a representatividade feminina na política e em outros setores da sociedade”. Sendo assim, a ilustre está no lugar certo. Boa sorte!


Esquentando a cadeira


Mesmo fazendo uma boa gestão, o prefeito de Itabaiana, Adailton Sousa (PL), não consegue impor um estilo próprio de governo, pois em qualquer de suas ações aparece a digital do antecessor Valmir de Francisquinho (PL). E Adailton não se incomoda, a ponto de já ter afirmado que se o aliado resolver disputar a Prefeitura, em 2024, terá seu o voto e o seu integral apoio, numa clara demonstração de que está esquentando a cadeira para entregar de mão beijada ao aliado. Diferente de Adailton, muitos prefeitos reeleitos em 2020 estão coçando a cabeça para encontrar candidatos que não lhes façam sombra em 2028. Crendeuspai!


Braço na seringa


Dois dos três senadores de Sergipe fizeram postagens nas redes sociais a respeito da grave denúncia sobre falsificação de atestados de vacinas por auxiliares próximos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O tucano Alessandro Vieira postou o seguinte: “Coincidências da vida: esta semana estava assistindo um filme sobre o Al Capone, aquele gângster que cometeu diversos crimes graves e acabou preso por um crime menor, no caso dele sonegação”. Já Rogério escreveu que “se o ex-presidente se vacinou de fato, enganou os brasileiros. Se não se vacinou, precisa responder por falsidade ideológica por ter adulterado o cartão de vacinação”. Só Jesus na causa!


Hoje tem Passatempo


Os atores Ivo Adnil e Cícero Vieira estreiam o espetáculo Passatempo, texto do jornalista e publicitário Carlos Cauê, com direção de Sandro Américo. A exibição será nesta sexta-feira, no Teatro Atheneu, em Aracaju. O espetáculo põe em cena dois personagens – Danton Peres, um ator idoso, já sem o afago das plateias e dos aplausos, e seu fiel valete Mimi, assistente devotado ao amigo e ídolo – que passam seus dias revisitando os personagens que o ator interpretou no passado, numa reinterpretação lúdica da arte e da vida, que fala de amizade, admiração e principalmente um profundo amor fraterno unindo os dois seres numa relação de mútua dependência. Prestigie!

Comments


bottom of page