top of page
Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza

As eleições em Aracaju ainda são uma miragem


As eleições de 2024 em Aracaju estão completamente indefinidas. Pelo menos é o que se conclui diante do desinteresse da maioria da população por este assunto. A campanha do próximo ano na capital sergipana só é discutida pela imprensa e a classe política. O povo quer mesmo é curtir os festejos juninos, que este ano estão pra lá de animados na capital e no interior sergipano. Tendo recebido a missão do bloco govenista para indicar o candidato à sua sucessão, o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) não quer nem ouvir falar em eleições. Quanto mais tempo demorar para o início da próxima campanha é melhor para a gestão do pedetista, muito bem avaliada pelos aracajuanos. Diante deste cenário, é aconselhável evitar fazer apostas antes da hora, pois, pelo andar da carruagem, o quadro só começará a ser definido depois do Carnaval de 2024. E olhe lá. Marminino!


Apertando Moro


O senador Rogério Carvalho (PT) informou que está preparando um requerimento de convocação do empresário Tony Garcia para depor na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. O empresário Garcia já apresentou provas de que ele foi usado ilegalmente como agente infiltrado do hoje senador Sérgio Moro (União), ex-juiz de primeira instância durante a Operação Lava Jato. O delator publicou relatos de uma sentença em que foi elogiado por Moro pelos serviços prestados. Misericórdia!


Contra o reajuste


Vários sindicatos promovem, hoje, um protesto contra o exagerado reajuste de 50% no valor da contribuição paga ao Ipesaúde pelo servidor estadual. A manifestação está agendada para a frente ao Palácio de Despachos e visa sensibilizar o governador Fábio Mitidieri (PSD) a reavaliar o percentual, pois os servidores só receberam míseros 2,5% de reajuste salarial. Por conta do reajuste absurdo da contribuição, muitos servidores públicos estão se descredenciado do Ipesaúde. Crendeuspai!


Longe dos livros


A pesquisa Retrato da Leitura revela que 44% da população não leem e 30% nunca comprou um livro. Segundo a consulta, temos analfabetos funcionais entre 27% dos brasileiros que concluíram o ensino fundamental. Também apurou que somente 23% dos entrevistados dominam a leitura. Em resposta à questão sobre como leem, 64% informam que costumam largar um livro sem terminar, e 62%, que leem somente parte ou capítulos de um livro. Santo Cristo!


Morre Djalma Lobo


O radialista e ex-deputado estadual Djalma Lobo, 75 anos, morreu ontem à noite. Ele foi vereador de Itabaiana por dois mandatos tendo, inclusive, sido presidente da Câmara Municipal. Em 1982, o comunicador disputou uma cadeira na Assembleia Legislativa, sendo o segundo mais votado com 19.764, num pleito em que o empresário Walter Franco (PSD) foi o campeão, com 29.342 votos. Djalma se reelegeu em 1986, com 14.778 votos. Entrevistado pela TV Alese, Lobo contou que iniciou a vida profissional em um carro de som, fazendo propaganda para o comércio de Itabaiana e os cinemas do empresário José Queiroz da Costa. Descanse em paz!


Orai por eles e elas


Como costumam escrever os colunistas sociais, políticos de A a Z deram com os costados, ontem, em Itabaiana para prestigiar a procissão em louvor a Santo Antônio, padroeiro daquele próspero município. O governador Fábio Mitidieri (PSD) fez questão de participar da festa religiosa, “celebrar Santo Antônio ao lado do povo”. Segundo o prefeito Adailton Sousa (PL), “foi um momento de fé, união e renovação de energias para seguirmos trabalhando pelo desenvolvimento de nossa cidade”. Com um olho pregado no andor da imagem e o outro fixo nos fieis eleitores, os políticos caminharam pelas ruas de Itabaiana, todos pedindo sucesso na vida pública. Amém!


Abaixo o preconceito!


Pesquisa de “Gênero e Número” mostra que 51% dos LGBT+ já sofreram algum tipo de agressão. Entre quem disse ter sido vítima, as mulheres lésbicas foram o maior grupo (57%), seguidas por trans e travestis (56%), gays (49%) e bissexuais (44,5%). Segundo a consulta popular, as formas mais comuns de agressão foram violência verbal (94%), tratamento discriminatório (56%), assédio moral (54%) e violência física (13%). Só Jesus na causa!


Lorota política


Não passou de conversa fiada a informação de que a deputada federal Yandra de André (União) seria convidada para assumir o Ministério do Turismo. Já é dado como certo que a ainda ministra Daniela Carneiro (União) será substituída pelo deputado federal Celso Sabino (União). Para justificar a mancada, bem que os puxa-sacos de Yandra poderiam se valer do ensinamento do ex-governador de Minas, Tancredo Neves. Quando era pressionado por algum aliado querendo ser nomeado secretário, o político mineiro sugeria: “Meu filho, diga que foi convidado e não aceitou. Assim, você sai por cima”. Home vôte!


Último a saber


Pesquisa constatou que 25% dos consultados – um em cada quatro - ignoram que pagam impostos no seu dia a dia, contra 73% que sabem estar pagando algum tipo de imposto. Segundo a consulta feita pela Fecomércio (RJ), dentre os 73% que afirmam pagar algum tipo de imposto, 69% destacaram tributos municipais, como IPTU e taxas de iluminação e de lixo; 54% citaram impostos indiretos sobre serviços e produtos; 39% salientaram impostos estaduais; e 17% lembraram dos impostos federais, como o Imposto de Renda. Ah, bom!


Mandato recuperado


O Tribunal Regional Eleitoral revogou a liminar que afastou o vereador aracajuano Zezinho do Bugio (PSB) da Câmara de Aracaju. O parlamentar, que é 1º suplente do hoje deputado estadual Manuel Marcos (PSD), havia sido afastado por infidelidade partidária, pois trocou de partido fora do período permitido pela legislação. No lugar dele, assumiu o 2º suplente do PSD, Bigode do Santa Maria. Com essa posição dos magistrados, Zezinho reassumirá o mandato, porém, essa decisão é preliminar, pois o TRE ainda vai votar o mérito do pedido de seu afastamento dele, impetrado pelo PSD. Aguardemos, portanto!


Ouro de tolo


Ei, você aí, tem R$ 45 milhões querendo entrar em sua conta bancária. É quanto vai pagar o concurso da Mega-Sena desta quarta-feira, bolada que pode ser sua se você acertar sozinho as seis dezenas sorteadas: coisa pra lá de fácil! E então, vai ficar aí sentado, com a boca escancarada cheia de dentes, esperando a morte chegar? Mexa-se, camaradinha!



Comments


bottom of page