top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza

Prefeitos torram dinheiro com festas e agora choram miséria


Dois meses após terem torrado alguns milhões com artistas nacionais para animar os festejos juninos, os prefeitos agora estão se queixando da crise financeira provocada pela queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Será que o planejamento das prefeituras não percebeu a tempo a crise se avizinhando ou os gestores sabiam do problema e, mesmo assim, queimaram o dinheiro público com shows caríssimos? Interessante é que nenhum dos prefeitos queixosos com a queda da arrecadação se dispôs a reduzir o gordo salário: alguns ganham mais de R$ 30 mil. Os ilustres também não falam em diminuir pela metade as inúmeras mordomias que dispõe, nem anunciaram cortes no exagerado número de cargos em comissão. Ora, se tivessem realmente preocupados com as finanças municipais, os prefeitos começariam cortando no próprio bolso, em vez de ficarem chorando de barriga cheia, enquanto a população sofre com a falta de educação, saúde, segurança, moradia, comida, etcétera e tal. Marminino!


Boa nova


A fábrica de fertilizantes da Unigel em Laranjeiras retomou, ontem, a produção de ureia. Na última quarta-feira, a Unigel Agro também voltou a produzir de amônia. O grupo tinha paralisado as atividades em maio passado, alegando o elevado preço do gás natural vendido pela Petrobras. Além da negociação em torno do preço do gás, a retomada da produção também ocorreu graças à revisão de contratos com empresas prestadoras de serviços à Unigel. A economia de Sergipe agradece!


Vigília de professores


Os professores da rede estadual vão promover uma vigília em frente à Secretaria da Administração para defender o plano de carreira da categoria. O ato deve acontecer no dia da reunião do Sindicato dos Educadores com os secretários da Educação, Zezinho Sobral, da Fazenda, Sarah Andreozzi, da Administração, Lucivanda Nunes e o diretor presidente do Sergipeprevidência, José Roberto. Após esse encontro, o sindicato espera ser recebido pelo governador Fábio Mitidieri para discutir a retomada da carreira do Magistério. Aff Maria!


Defesa de sinecuras


Preocupados com os baixos salários pagos pelas rádio e TV Aperipê, os Sindicatos dos Jornalistas, e dos Radialistas reivindicaram ao governador Fábio Mitidieri (PSD) uma correção salarial e a criação de cargos em comissão para comunicadores. Ora, em vez de defender sinecuras, não seria mais correto propor a realização de concurso público nas emissoras estatais? A criação de cargos comissionados só beneficia os radialistas e jornalistas ligados aos políticos, que possuem o condão do QI de quem indica. Como todos sabem, esse esdruxulo critério de seleção não leva em conta a qualificação profissional. Home vôte!


Pleno maior


O governador em exercício, Ricardo Múcio, sancionou a lei criando mais duas vagas para desembargador do Tribunal de Justiça de Sergipe, ampliando assim o colegiado de 13 para 15 magistrados. A assinatura ocorreu no Palácio-Museu Olímpio Campos e foi prestigiada pelos desembargadores. “A criação dessas duas novas vagas vem melhorar o atendimento ao jurisdicionado”, informou Mucio. Dentro de 15 dias, o TJ abre edital para a seleção dos magistrados. Uma vaga será preenchida por antiguidade e a outra por merecimento, entre os 20 juízes mais antigos. Ah, bom!


Diabo encarnado


O diabo da peça teatral Alto da Compadecida, de Ariano Suassuna, é um sujeito dissimulado. Embora tenha a cara do mal, esforça-se para mostrar que é honesto, um santinho do pau oco? Fala, fala e não explica porque prefere viver nas sombras, armando falcatruas na calada da noite, tocaiando as vítimas para apunhalá-las pelas costas. Por mais que tente disfarçar, o diabo não consegue esconder a cara de mal, a baba peçonhenta e o cheiro de enxofre. Tem gente igualzinha ao demônio que, fantasiado de político, entra nas casas alheias sem ser convidado. Só Jesus na causa!


Novos campi


O senador Alessandro Vieira (MDB) discutiu com o ministro Márcio Macedo (PT), da Secretaria-Geral da Presidência da República, sobre a ampliação da Universidade Federal de Sergipe. Os dois defendem que o Ministério da Educação autorize a criação de dois novos campi em Estância e Propriá. No entendimento do emedebista, essa expansão da UFS impulsionará a economia das regiões Norte e Sul de Sergipe, além de oferecer formação de profissionais para enfrentar os desafios do desenvolvimento estadual. Então, tá!


Aniversário lembrado


O senador Laércio Oliveira (PP) fez discurso em homenagem ao Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, que acaba de comemorar 111 anos de fundação. O parlamentar lembrou que o IHGS é a mais antiga instituição cultural em atividade em Sergipe. Após citar que o Instituto foi fundado por um grupo de 22 intelectuais, liderados por Florentino Menezes, o senador ressaltou que aquela casa tem sido, ao longo de sua história secular, uma das mais importantes entidades dedicadas à preservação da memória e da cultura sergipana. Supimpa!


Festa do Mastro


A depender da deputada federal Katarina Feitoza (PSD) a Festa do Mastro de Capela será reconhecida como uma manifestação da cultura nacional. A fidalga apresentou um Projeto de Lei nesse sentido e espera contar com os votos da maioria dos deputados. Katarina lembra que a celebração já é conhecida para além de Sergipe. A Festa reúne milhares de foliões durante as comemorações em homenagem a São Pedro: “Nada mais justo do que ampliar esse reconhecimento, incentivando a valorização e preservação da nossa herança cultural”, discursa. Legal!


Ticket da fome


Alguém sabe quanto custa a diária paga aos felizes integrantes da robusta comitiva governamental que avionou aos Estados Unidos? Mas todo mundo sabe em Sergipe que o valor do ticket alimentação dos policiais militares é de ínfimos R$ 11,00. No começo deste ano, o governador Fábio Mitidieri (PSD) jurou desconhecer que o estado pagava essa ninharia para os PMs se alimentarem, tendo prometido adotar providências. Até agora, porém, nadica de nada foi feito para reajustar o valor do miserável ticket. E quanto é mesmo o valor de uma diária internacional paga a quem está batendo pernas nos States? Ganha uma mariola de goiaba quem adivinhar. Crendeuspai!


Yorumlar


bottom of page