top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza

O governo de Sergipe rebatizou a Mesa de Enrolação


Rebatizada pelo atual governo de Sergipe com nome de Comissão Mista de Trabalho, a outrora Mesa de Negociação discutiu com os representantes dos professores sobre o sonhado Plano de Carreira do Magistério. Criada no distante 2007 pelo saudoso governador Marcelo Déda (PT), a “Mesa de Enrolação”, como passou a ser chamada pelos servidores, se desmoralizou ao longo do tempo, pois os acordos consensuados entre as partes não eram honrados pelo Executivo. Ao longo dos anos, ficou demonstrado que este canal de entendimento não passava de um artifício do Estado para cozinhar os servidores em banho-maria, desestimulando-os a não entrarem em greve, sob o argumento que as conversas poderiam resultar em ganhos financeiros, que quase nunca se concretizaram. Pela falta de disposição do atual governo em recompor as perdas salariais sofridas pelo funcionalismo, com a rebatizada Comissão Mista de Trabalho ou sem ela, dificilmente o Executivo acatará as reivindicações dos professores que, assim como os demais servidores estaduais, vão continuar, quando muito, a pão e água. Marminino!


Socorro a caminho


Uma boa notícia para os prefeitos que andam choramingando pelos cantos após a queda do Fundo de Participação dos Municípios: o governo federal se reúne hoje para definir como pode socorrer as Prefeituras, principalmente aquelas de municípios pequenos que dependem fundamentalmente da grana do FPM. A boa nova foi dada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa. Levantamento feito pela Confederação Nacional de Municípios revela que nos últimos meses o FPM sofreu uma redução de 28,22%. Assim também já é demais também!


Lero-lero partidário


De hoje até o próximo sábado, quatro legendas exibem propaganda partidária em rede nacional de rádio e televisão. São eles: Solidariedade, Republicanos, PL e PDT. As inserções das legendas na programação noturna das emissoras acontecem hoje, na quinta-feira e no sábado. Os programas serão exibidos sempre entre as 19h30 e as 22h30, com duração de 30 segundos a cada dia. As legendas divulgarão inserções na programação das emissoras, em um tempo total de 13 minutos e 30 segundos. Haja paciência para ouvir tanto lero-lero. Home vôte!


De olho em 2024


Aconteceu ontem a primeira reunião da Federação PSDB/Cidadania em Sergipe. Segundo os participantes, foi um encontro de alinhamento para as eleições 2024. Os dois partidos pretendem lançar candidatos a prefeito em vários municípios sergipanos. A reunião da Federação ocorreu justamente no dia em que a Justiça afastou do cargo o presidente nacional do PSDB, Eduardo Leite. A juíza Thaís Araújo Correia, da 13ª Vara Cível de Brasília, também anulou todas as decisões tomadas pelo líder tucano desde o dia 6 de julho do ano passado. Crendeuspai!

Visita de cortesia

O ex-senador Antônio Carlos Valadares (PSB) e sua esposa Quérzia visitaram o ex-governador de Sergipe, Albano Franco (PSDB). O tucano se recupera em casa, após ter fraturado uma vértebra cervical. Vavá fez questão de registrar o encontro com o amigo de longas datas: “Sempre cordial e atencioso com todos, sem distinguir a condição social de quem dele se aproxima”, escreveu no Instagram o ex-senador e ex-governador. Além de Valadares e Quérzia, participaram da visita a Albano a jornalista Paula Toquinho e o advogado Eduardo Ribeiro. Legal!

Esperando a janela

Faltando ainda sete meses para a abertura da janela partidária, que permite a troca de legendas, já é grande a movimentação daqueles que desejam disputar as eleições de 2024 por outras siglas. Muitos estão insatisfeitos nos atuais endereços políticos, enquanto outros querem pular a cerca para aumentar as chances de reeleição. Portanto, até a abertura da janela partidária, em março do próximo ano, assistiremos muito empurra-empurra, golpes baixos e decepções, pois quem é fraco não sobrevive nesse jogo, muitas vezes desleal, da política partidária. Danôsse

Mais tempo

A Prefeitura de Aracaju decidiu estender até o dia 30 deste mês, o prazo para os motoristas se adaptarem aos corredores exclusivos do transporte coletivo da capital sergipana. Também foi decidido que os táxis e o transporte escolar podem usar o corredor da Avenida Hermes Fontes, até então exclusivo para ônibus. Condutores de veículos, motociclistas, ciclistas e pedestres permanecem em fase de adaptação até o final deste mês, sem que sejam aplicadas multas em caso de desrespeito às novas regras de circulação nos corredores de ônibus. Ah, bom!

Na terrinha

A secretária Nacional da Aquicultura, Tereza Nelma, vem a Aracaju prestigiar a solenidade de abertura da Expo Pesca & Aquicultura 2023. O evento começa amanhã, no Centro de Convenções AM Malls Sergipe e continua até a próxima sexta-feira. A Expo Pesca é o maior evento da cadeia produtiva pesqueira dos estados de Sergipe, Alagoas e Bahia. Entre os objetivos da feira estão debater o cenário da pesca e da aquicultura na região, mostrar as potencialidades, as perspectivas de crescimento, e como elas estão em comparação com o restante do país. Participe!

Atrás dos negativados

Usando como argumento o Dia do Cliente, celebrado na próxima sexta-feira, o Banese Card está promovendo um Mega Feirão na tentativa de convencer os negativados a negociarem seus “penduras” com a instituição de crédito. Os endividados podem negociar os “pregos” até sábado próximo. Entre os benefícios oferecidos pelo Banese Card estão descontos de até 99% nos encargos e juros da dívida; entrada do valor negociado a partir de R$ 100,00 e parcelamento em até 36 vezes; e taxa de juros reduzida. Misericórdia!

Reforma de quartel

O comando do 28º Batalhão de Caçadores, em Aracaju, pretende promover melhorias físicas no quartel daquela corporação. Ontem, a deputada federal Katarina Feitoza (PSD) se reuniu com o comandante do 28 BC, coronel Leandro César, para tratar sobre o assunto. Segundo a parlamentar, o Batalhão funciona num prédio histórico e abriga hoje diversos setores, além de cerca de 700 militares e 100 crianças de projetos sociais. Localizado no bairro 18 do Forte, O 28º BC foi criado no Brasil Império e é uma das mais antigas Unidades da Arma de Infantaria do Exército Brasileiro. Então, tá!



Comentários


bottom of page