top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza

Dividida, a direita de Aracaju pode se esborrachar em 2024


Mesmo sabendo que desunida será mais difícil lograr êxito nas eleições de Aracaju, a direita terá mais de um palanque no próximo ano. Um deles já vem sendo construído pelo ex-deputado federal Mendonça Prado (DC), enquanto outros grupos direitistas ainda conversam entre si na tentativa de marcharem unidos em 2024. Essa unidade, contudo, não deverá ocorrer devido os interesses pessoais dos envolvidos nas discussões. Apresentada como provável candidata à Prefeitura, a vereadora Emília Corrêa (Patriota) é uma incógnita, pois em pleitos passados a fidalga também ensaiou uma candidatura majoritária, mas no final optou pela reeleição. O PL do ex-presidente Jair Bolsonaro parece cumprir voto de silêncio. O mandachuva do partido, Edvan Amorim, não abre a boca desde as eleições de 2022, quando Valmir de Francisquinho (PL) foi retirado quase a fórceps da disputa pelo governo de Sergipe. Ainda é cedo para prever com quais pretendentes a direita tentará chegar à Prefeitura, porém se continuar dividida voltará a ser derrotada, tal como aconteceu em 2020, quando seus candidatos majoritários ficaram pelo caminho. Home vôte!


Livre para voar


O desembargador Gilson Felix dos Anjos determinou a suspensão dos inquéritos e da ação penal que tramitavam, desde 2018, contra o ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), o popular “Pato”. O distinto chegou a ser preso sob a acusação de irregularidades no abatedouro de gado daquele município. Segundo o magistrado, o tempo para a conclusão dos inquéritos ultrapassou o limite razoável. Agora, sem qualquer impedimento legal, o “Pato” está livre para voar. É voz corrente nas esquinas de Sergipe que o próximo pouso do agresteiro poderá ser a Prefeitura de Itabaiana. Aff Maria!


Pelo porto


O navio Lady Katerina está sendo carregado no Porto de Sergipe com cerca de 30 mil toneladas de farelo de soja destinadas à Europa ou China. Na sequência, o navio Scrooge receberá 25 toneladas de concentrado de cobre a serem transportadas para a Europa. No final deste mês, o navio Tellus será carregado em nosso porto com 19 mil toneladas de cimento endereçadas a Manaus. Em outubro próximo, o Terminal Portuário Ignácio Barbosa, localizado na Barra dos Coqueiros, deverá receber três ou quatro navios vindos do exterior carregados com fertilizantes. Então, tá!


Posse na academia


A Academia Sergipana de Letras ganhou, ontem, um novo imortal. O arquiteto, professor e escritor Ezio Déda assumiu a cadeira número 19 que pertencia ao saudoso escritor Jácome Góes. Natural de Simão Dias, o novo imortal foi eleito para a ASL em maio deste ano, com 27 votos. Ezio é graduado em Arquitetura e Urbanismo e autor dos livros ‘Árvore de Folhas Caducas’ (2001), apresentado pela cantora Maria Bethânia, e ‘A Casa das Ausências’ (2010), obra lançada também em formato multimídia, mesclando literatura, design, dramaturgia e música. Supimpa!


Ameaça de calote


O jornal Valor Econômico publicou que os “donos de títulos de dívida da Unigel no exterior são avisados sobre possível calote”. De acordo com o jornal paulista, o “alerta do agente fiduciário da oferta foi motivado pelo não envio de informações financeiras pela companhia”. A fábrica da Unigel instalada em Sergipe teve as suas atividades paralisadas em junho deste ano, sob a alegação de que estaria enfrentando problemas por causa do preço elevado do gás usado na produção de amônia e ureia. A indústria voltou a operar no início deste mês. Danôsse!


Bancada vota unida


Os oito deputados federais de Sergipe votaram, ontem, favoráveis ao texto-base da minirreforma eleitoral. A propositura altera regras de prestação de contas, candidaturas femininas, federações partidárias e propaganda eleitoral, entre outros pontos. Foram 367 votos as favor e 86 contrários. A legalização das candidaturas coletivas para deputados e vereadores e o transporte público gratuito obrigatório no dia das eleições são as principais inovações do texto. As novas regras precisam virar lei até o próximo dia 6 para valer nas eleições municipais do ano que vem. Marminino!


Notícia velha


O governo de Sergipe promove, hoje, mais um mutirão no interior do estado. O oba, oba oficial acontece em Santo Amaro das Brotas. Repaginado com o nome de “Sergipe é Aqui”, o evento oferece à população carente ações simples, como medição de pressão arterial e da glicemia, consultas médicas, palestras diversas, jogos de futebol para a meninada, manicure e pedicure para as mulheres, corte de cabelo para os homens, etcétera e tal. O mutirão também permite que os políticos governistas visitem os donos dos currais eleitorais, enquanto assistem, à sombra, uma multidão de miseráveis disputando serviços simples que deveriam ser oferecidos pelo estado sem estardalhaço e de forma rotineira. Só Jesus na causa!


Vereador espancado


O vereador de Carira, Josymário dos Santos (Cidadania), foi ameaçado de morte e esmurrado quando deixava a Câmara Municipal. Antes da covarde agressão, o cidadanista cobrou à Prefeitura que faça uso de uma emenda parlamentar destinada à castração de animais em situação de rua. Houve uma forte discussão com vereadores governistas, mas a sessão terminou sem anormalidade. Ao deixar o prédio da Câmara, Josymário foi abordado por um popular que ameaçou lhe dar um tiro e, em seguida, deu um soco no rosto do parlamentar. Em nota, o Cidadania afirma que “o vereador foi vítima de uma atitude truculenta, arrogante e que mostra o descontrole de quem não aceita o contraponto da oposição”. Crendeuspai!


Carne no cardápio


Pelo oitavo mês consecutivo, o preço da carne bovina registrou queda em agosto passado. Segundo o IPCA divulgado pelo IBGE, o recuo foi de 1,90%. Todos os cortes bovinos que fazem parte do índice da inflação oficial tiveram redução no mês e acumulam queda de 9,80% em 12 meses. O filé-mignon é o que teve o maior recuo, de 15,09%. Essa é uma ótima notícia. Ainda no ano passado, milhares de famílias disputavam ossos nos açougues, pois a carne bovina custava os olhos da cara. Arre égua!


Terminal de rosca


O edital visando escolher o investidor que receberá a concessão para uso do Terminal Pesqueiro de Aracaju deverá ser publicado até dezembro deste ano. Pelo menos foi o que garantiu a secretária Nacional da Aquicultura, Tereza Nelma. A construção do terminal começou no distante 2016 e teve investimento total de R$ 14 milhões. Após finalizada a obra, houve licitação em março de 2022 para a ocupação do espaço, mas não ninguém se habilitou para gerenciar o local. Tomara que em dezembro apareça algum interessado, antes que o terminal se deteriore por falta de uso. Misericórdia!


Sonha com o governo


As línguas ferinas andam espalhando pelas esquinas de Sergipe que o deputado federal Thiago de Joaldo (PP) sonha em disputar o governo do estado em 2026. Nas eleições do ano passado o ilustre se elegeu com 45.698 votos, ficando à frente apenas da deputada federal Katarina Feitoza (PSD). Mesmo assim, comenta-se na região Centro-Sul que Thiago pensa em disputar a cadeira ocupada hoje pelo governador Fábio Mitidieri (PSD), seu aliado político. Antes de concretizar esse projeto, contudo, o rapaz pretende se mudar de mala e cuia para o PSDB, partido que é presidido em Sergipe pelo irmão dele e prefeito de Itabaianinha, Danilo de Joaldo. Ah, bom!

Comments


bottom of page