top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza

Políticos desonestos seguem livres, leves e soltos


Uma das queixas do povo contra a Justiça é a lerdeza como ela percorre o caminho entre o início de um processo até o trânsito em julgado. Quase que diariamente um político é condenado por prática de falcatrua, porém continua em atividade, geralmente cometendo novas malandragens contra o dinheiro público. Enquanto isso, os processos sobem, descem, retornam à origem e, de novo, voltam às instâncias superiores. Instituída em 2016, a prisão após condenação em segunda instância assustava os maus políticos, contudo, a derrubada pelo Supremo Tribunal Federal deste entendimento, deixou a galera do mal livre, leve e solta. E é muito por conta da lentidão judicial em punir os mequetrefes que entram na política para se locupletar que muitos foras da lei já se preparam para disputar as eleições do próximo ano. Portanto, diante de tamanha morosidade da Justiça, só resta ao povo punir os criminosos de colarinho branco reprovando-os nas urnas. Não esqueça que, embora jurem inocência, os maus políticos colecionam processos de todos os tipos e para todos os gostos. Misericórdia!


Escola da discórdia


Os moradores da outrora tranquila rua Laura Fontes, alí pertinho da Praça da Imprensa, no charmoso bairro Treze de Julho, estão em polvorosa desde a instalação alí de uma escola da Prefeitura de Aracaju. Diariamente, os ônibus que deixam e apanham os pequenos estudantes engarrafam o trânsito, além de colocarem em sério risco as crianças, expostas no meio da rua pelos professores. Os moradores já tentaram, sem sucesso, resolver o problema com a direção da escola, com a SMTT e com o diabo a quatro. Segundo eles, bastava inverter a mão para o tráfego fluir normalmente. Será que a Prefeitura vai esperar que uma criança morra atropelada para resolver essa pendenga? Só Jesus na causa!


Governo devagar


“O governo Fábio Mitidieri (PSD) é perdulário e fanfarrão. Promove grandes viagens, muitas festas e pequenas incursões na área social”. A crítica é do articulista Gilvan Manoel e foi publicada no Jornal do Dia. Segundo o jornalista, as pequenas obras em andamento vêm do governo Belivaldo Chagas (PSD). Em seu artigo, Gilvan revela que até meados do ano os aliados de Mitidieri viviam reclamando da morosidade do governo na nomeação de parentes e aliados. “O que antes chamavam de ‘cautela excessiva’ do governador agora virou farra. Diariamente, o Diário Oficial publica a nomeação de dezenas de pessoas para cargos comissionados”. Misericórdia!


Aposta na pesca


O senador Laércio Oliveira (PP) foi ver de perto o comércio de pescado no cais de Pirambu. Aproveitou para conversar com os pescadores e ouvir reivindicações dos comerciantes de peixe e de mariscos por uma melhor infraestrutura e serviços básicos. O parlamentar lembrou que, desde quando foi presidente da Fecomércio/SE, tem trabalhado pelo desenvolvimento da pesca em Sergipe. “Pirambu é um grande exemplo de cidade com potencial de desenvolvimento da atividade, que pode deixar de ser artesanal para passar a ser industrial”, discursou Laércio.


Regime de fome


Profissionais de saúde e demais empregados do Hospital e Maternidade Santa Izabel, em Aracaju, estão tiriricas com a direção daquela unidade. É que, por conta de uma reforma física na cozinha e nos refeitórios, apenas os pacientes e acompanhantes estão tendo direito às refeições. Os colaboradores, coitados, vão ter que aguardar o fim das obras para voltar a comer o rango do Santa Izabel. Em nota, a direção do hospital e maternidade justificou essa fase de mesas vazias pela necessidade de aprimorar “significativamente as condições para o preparo e manuseio de nossas refeições”. Ah, bom!


Pressão é normal


O ministro Márcio Macêdo entende ser normal a pressão para a escolha do próximo integrante do Supremo Tribunal Federal a ser feita pelo presidente Luiz da Silva (PT). Ontem, o governante petista disse que o critério para a escolha do futuro ministro não será de gênero ou de cor, mas aquela que atenda os interesses do Brasil. Macêdo concluiu dizendo que Flávio Dino, Bruno Dantas e Jorge Messias, os três nomes mais cotados para assumir a vaga no STF, têm qualidades extraordinárias. Então, tá!


País de desdentados


Segundo pesquisa da Edelman Insights,16 milhões de brasileiros não possuem um único dente, enquanto 39 milhões de pessoas usam próteses dentárias. O estudo revela que para 43% dos banguelos, a perda de dentes lhes atrapalha namorar ou paquerar. Outros 21% disseram que a condição lhes impediu de fazer novos amigos e 41% relataram dificuldades na pronúncia das palavras. Cruz, credo!


Ausência notada


O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), não participou da reunião dos governadores do Nordeste com o senador Rogério Carvalho (PT). Ocorrido em Brasília, o encontro objetivou analisar a PEC 51/2019, que tem o petista como relator e visa garantir compensações para estados e municípios afetados com a perda de arrecadação. Os governadores também pediram o empenho de Rogério na discussão da reforma tributária para garantir que os estados mais pobres tenham direito a mais recursos. Mitidieri faltou à reunião mesmo estando em Brasília, onde participou do encontro entre o Consórcio Nordeste e o Banco Mundial. Crendeuspai!


Último adeus


O corpo do empresário sergipano José Carlos Mendonça, o popular “Pinga”, será sepultado, às 11 horas de hoje, no Cemitério Colina da Saudade, em Aracaju, onde está ocorrendo o velório. Com 83 anos, ele morreu ontem, no Recife. Carlos Mendonça promoveu mais de 15 mil eventos em todo o Brasil. De Roberto Carlos, Maria Bethânia à Chico Anysio o produtor deixou sua marca. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jeferson Andrade (PSD), lamentou a morte do empresário: “Todos nós estamos tristes com o falecimento de Pinga, um bom homem, um grande sergipano”, disse o parlamentar. Descanse em paz!


Apoia Valmir


Se depender do prefeito de Itabaiana, Adailton Sousa (PL), o candidato à sua sucessão será o ex-prefeito Valmir de Francisquinho (PL). “Ele nunca me falou que pretende disputar as eleições, mas já o tenho como meu candidato”, afirmou Sousa à jornalista Katia Santana, no podcast Casa de Sopapo. Segundo o gestor, o seu grupo político vai discutir sobre o pleito de 2024 em dezembro deste ano para que, em janeiro, o nome do pré-candidato a prefeito seja colocado nas ruas. Por fim, Adailton afirmou ter muito orgulho de estar prefeito de Itabaiana. Marminino!


Edital da ponte


O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), assina, hoje, o edital de licitação para a construção da ponte interligando os bairros Inácio Barbosa e Coroa do Meio, em Aracaju. O edital contempla a execução de um viaduto na interseção das Avenidas Tancredo Neves e Beira Mar, e a ponte estaiada, com extensão de 360 metros. O governo garante que as obras visam melhorar o tráfego e a acessibilidade, possibilitando uma conexão mais direta entre aquelas duas áreas da capital. Então, mãos à obra!



Comments


bottom of page