top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by adiberto de Souza



Obras projetadas para Aracaju apavoram a oposição


A oposição ao prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) anda apavorada com o volume de obras projetadas para serem realizadas em Aracaju. Os adversários do pedetista não externam essa preocupação, porém resmungam pelos cantos que será muito difícil derrotar o candidato apoiado por uma gestão azeitada com tanto dinheiro. Para se ter uma ideia, de uma só canetada Nogueira autorizou a realização de 11 empreendimentos na cidade, graças aos R$ 500 milhões emprestados pelo Novo Banco do Desenvolvimento (NBD). Ressalte-se que um considerável volume de obras já está sendo realizado na capital com recursos oriundos de emendas parlamentares e convênios com o governo federal. Portanto, Nogueira será um grande cabo eleitoral no pleito do próximo ano, principalmente se bloco governista conseguir a difícil unidade em torno de um nome. Em isso ocorrendo, a oposição terá que se virar nos 30 para derrotar o candidato apoiado por Edvaldo e companhia limitada. Quem viver, verá!


Novo vereador


O sociólogo Camilo Feitosa Daniel (PT) confirmou que vai assumir a vaga aberta pela morte da vereadora aracajuana Ângela Melo (PT). Ela faleceu no último dia 6, após ter passado três meses hospitalizada para tratar uma pneumonia. Há seis meses, Camilo coordena o Escritório Estadual do Ministério do Desenvolvimento Agrário em Sergipe. Segundo o distinto, renunciar ao cargo federal para assumir o mandato é uma decisão extremamente difícil, “pois estamos ajudando na articulação da política pública no campo”, frisou. A posse de Camilo deve ocorrer na próxima terça-feira. Boa sorte!


Proposta recusada


Os professores recusaram a proposta de retomada da carreira do Magistério apresentada pelo governo de Sergipe. Em assembleia realizada ontem, a categoria rejeitou a oferta do Executivo de aplicar 6% a 15% na progressão vertical (por níveis) parcelado, em janeiro de 2024 e mesmo mês de 2025. A maioria dos educadores decidiu contrapropor ao governo que o benefício seja pago integralmente, já em janeiro do próximo ano, e que seja recriada a comissão de negociação para um novo processo de retomada da carreira em 2025. Ah, bom!


Queimando dinheiro


A Controladoria-Geral da União constatou que equipamentos adquiridos pelo DNOCS em Sergipe ficaram sem uso. Esta informação é do jornalista Guilherme Amado, do site Metrópoles. Técnicos da CGU encontraram em Ilha as Flores um compactador e uma acabadora de asfalto, um espargidor hidrostático intactos, além de diversos tratores abandonados em outros municípios sergipanos. Na época dessas compras, o DNOCS em Sergipe era comandado por Luciano Góes, indicado para o cargo pelo deputado federal Gustinho Ribeiro (Republicanos). Crendeuspai!


Apoio de nanicos


O prefeito da Barra dos Coqueiros, Alberto Macedo (MDB), acaba de receber o apoio do PCdoB. Edval Góis, presidente estadual da legenda comunista, disse que a decisão de apoiar o gestor emedebista foi pelo fato d’ele ter se comprometido a continuar beneficiando a população. Já o também nanico Democracia Cristã avalia a hipótese de apoiar o pré-candidato a prefeito da Barra, Danilo Segundo (PT), que vem a ser genro do presidente Lula da Silva (PT). De acordo com o presidente do DC, um próximo encontro com o petista poderá concretizar a aliança política. Aff Maria!


O Incra está inoperante


Quem precisa dos serviços do Incra em Sergipe está de mãos atadas, pois a sede do instituto se encontra desativada há mais de 15 dias. A única informação que se consegue por lá é que um transformador estourou nas imediações, queimando grande parte dos equipamentos e deixando a autarquia inoperante. Os produtores não sabem mais a quem recorrer para conseguir o Certificado de Cadastro do Imóvel Rural (CCIR). As línguas ferinas já andam espalhando pelas esquinas de Sergipe que o Incra fechou pra balanço. Misericórdia!


Edital da ponte


O diário Oficial da União já publicou o edital de licitação para a construção da ponte entre os municípios Neópolis (SE) e Penedo (AL). O documento foi assinado no último dia 3, pelo ministro dos Transportes Renan Filho (MDB). O valor estimado para a obra é de R$ 268,3 milhões. Com 1,18 quilômetro de extensão, a ponte será construída por meio do Regime Integrado Diferenciado de Contratação, onde a mesma empresa fica responsável pela elaboração do projeto e construção da estrutura. Então, tá!


Balões de ensaio


Certas pessoas que andam por aí se anunciando pré-candidatas à Prefeitura de Aracaju querem mesmo é disputar uma cadeira na Câmara Municipal. Estes balões de ensaio pretendem é projetar os nomes dos distintos e das fidalgas junto ao eleitorado, além de fortalecê-los para as convenções partidárias de 2024. A maioria não tem qualquer cacife eleitoral para disputar a sucessão aracajuana. Os partidos sabem disso, contudo não interferem para não “queimar” os projetos políticos dos sonhadores. Portanto, não aposte um tostão furado em pré-candidaturas majoritárias visivelmente natimortas. Home vôte!


Investimento ameaçado


É bom o governo do estado procurar saber quais os motivos que levaram a Petrobras a adiar a licitação para contratação dos navios plataformas do Projeto Sergipe Águas Profundas. Ontem, o senador Laércio Oliveira (PP) fez um pronunciamento cobrando explicações à petrolífera, que em edital publicado anteriormente havia definido que as propostas para contratar a plataforma seriam recebidas no próximo dia 30. O parlamentar salientou que “essas unidades de produção serão estratégicas para ampliar a disponibilidade do gás nacional, além de abrir uma nova fronteira de produção na região Nordeste”. Marminino!


Lei esquecida


E a deputada estadual Linda Brasil (Psol) cobrou ao governador Fábio Mitidieri (PSD) o imediato cumprimento da lei beneficiando as pessoas que trabalham com cultura. Sancionada no ano passado, a legislação prevê a seleção e registro de sergipanos com relevante contribuição à cultura local, para que passem a usufruir de direitos e, em contrapartida, mantenham sua prática cultural ativa, compartilhando seus saberes com a comunidade. Linda apelou ao governador para deixar “de gastar milhões com bandas nacionais, parar de patrocinar festas particulares, e pagar nossas mestras e mestres”, fuzilou. Arre égua!


Noite de autógrafos


“Jackson Barreto: Tempo e Contratempo” é o título do livro a ser lançado, nesta quarta-feira, pelo professor e historiador Jorge Carvalho do Nascimento. A noite de autógrafos vai acontecer no Museu da Gente Sergipana, centro de Aracaju. Com 480 páginas, a obra retrata os 51 anos de vida política e disputas eleitorais de Jackson Barreto, importante liderança popular de Sergipe nos séculos 20 e 21. O livro é da Criação Editora e teve tiragem apenas mil exemplares na primeira edição. Prestigie!

Comments


bottom of page