Alô, Mitidieri, promessa não mata a fome
Alguém sabe quando o governo de Sergipe vai começar a distribuir com os miseráveis as prometidas 4,6 mil refeições diárias? A promessa de matar a fome dos desafortunados foi feita pelo governador Fábio Mitidieri (PSD) no meio deste ano, contudo, até agora, ninguém recebeu um único caroço de feijão do badalado “Prato do Povo”. Quando da criação desse programa, o Executivo prometeu fornecer 75 mil almoços mensalmente, mas os pratos dos indigentes permanecem vazios. Quem sonhou em encher a barriga com a comida do governo estadual só não morreu ainda de inanição graças a caridade popular. Talvez por ter nascido em berço de ouro, Mitidieri só conheça a fome pela literatura, ignore o sofrimento de quem acorda sem ter nada para quebrar o jejum. Tomara que o governador e seus competentes secretários e secretárias apressem a concretização do prometido programa antes de se divulgar a triste notícia que miseráveis morreram de fome esperando pelo alardeado “Prato do Povo”. Só Jesus na causa!
Políticos caronistas
Os políticos adoram aparecer como pais das crianças alheias. Ontem, vários deles deram com os costados em Estância para participar da audiência pública promovida para discutir a instalação de um campus da Universidade Federal de Sergipe naquele município. Quase todos se diziam responsáveis pela implantação da nova unidade de ensino superior. Na verdade, o principal responsável pela ampliação da UFS em Sergipe - Propriá também vai ganhar um campus - é o ministro Márcio Macêdo e, naturalmente, a política educacional do governo Lula da Silva. No mais, o que disserem por aí é lorota para engabelar os tolos. Misericórdia!
Gol contra
O senador Laércio Oliveira (PP) fez duras críticas à Gol por ter cancelado os voos diretos entre o Rio de Janeiro e Aracaju. A suspensão ocorreu justamente a poucos dias para a realização do Pré-Caju, um carnaval fora de época que acontecerá na capital sergipana entre sexta-feira próxima e domingo. O parlamentar lamentou que a empresa aérea não tenha dado nenhuma explicação ao governo estadual, afirmando apenas que se tratam de “ajustes operacionais”. Oliveira citou, inclusive, que o Executivo sergipano baixou de 19% para 12% o imposto do querosene de avião visando reduzir os custos da Gol. Como pagamento pela gentileza oficial, a empresa suspendeu os voos. Assim também já é demais também!
Empregos em Sergipe
Sergipe registrou um saldo de 5,9 mil vagas de emprego em setembro passado, ficando na quinta posição no Nordeste. Em agosto, o estado foi o vice-lanterna da região na geração de postos de trabalho. Segundo os dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em setembro, o campeão de empregos no Nordeste foi Pernambuco (18,8 mil), seguido por Alagoas (16,1 mil). No Brasil foram criados, no último mês, 211.764 postos de trabalho com carteira assinada. Ah, bom!
Qual é a graça?
A classe política marcou presença, ontem, nas comemorações pela passagem dos 348 anos de fundação da Igreja de Santo Antônio e Almas, matriz de Itabaiana. Como perguntar não ofende: qual teria sido a piada contada nessa roda de conversa para desatar os sorrisos do prefeito Adailton Sousa (PL) e do padre Almi? Marminino!
Lero-lero político
Cinco partidos exibem, nesta semana, propaganda política em rede nacional de rádio e televisão. Avante, PSB, PT, PSOL e PDT exibirão seus programas hoje, quinta-feira e sábado próximo, sempre entre 19h30 e 22h30. No total, serão exibidos 16 minutos de propaganda partidária na semana, distribuídos da seguinte maneira: quatro minutos para o Avante e um minuto para o PSB na terça; cinco minutos para o PSB na quinta-feira; dois minutos tanto para o PSOL quatro para o PDT e um minuto para o PT no sábado. Então, tá!
Luto
A população de São Cristóvão participou, ontem, em grande número do sepultamento de Izaias Almeida Santos, ex-prefeito daquele município. O corpo do político foi velado na Igreja do Rosário dos Homens Pretos e, antes do sepultamento, foi celebrada uma missa de corpo presente. A Lyra Sancristovense participou da celebração religiosa. O ex-prefeito estava internado em um hospital de Aracaju e morreu na madrugada de ontem. Izaias deixou esposa, três filhos, sete netos e dois bisnetos. Descanse em paz!
Mudou por que?
Quem escuta hoje os rasgados elogiosos do senador Alessandro Vieira (MDB) ao governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), pode pensar que ambos sempre foram aliados políticos, amigos de longas datas. Ledo engano! Até um dia desses, o emedebista era só críticas a Fábio. Em julho do ano passado, por exemplo, Alessandro dizia que Mitidieri representava a continuidade do desgoverno de Belivaldo Chagas (PSD) e da má gestão de Jackson Barreto (MDB): “É mais do mesmo”, alardeava. Vieira também jurava que Mitidieri, JB e Belivaldo contribuíram para que Sergipe ostentasse os piores índices em todas as áreas. Alguém sabe por que o senador mudou tão rapidamente a visão crítica que tinha do governador? Aff Maria!
De cabo pra baixo
Para tristeza dos terraplanistas, o mundo é redondo e vive dando voltas, promovendo metamorfoses inesperadas. A mais recente ocorreu com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), tornado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral. Diante da justa punição, o capitão de pijama virou um reles cabo eleitoral. O deputado federal Rodrigo Valadares (União) está entre os bolsonaristas que reconhecem a perda de patente do capitão: “Bolsonaro é um cabo eleitoral fortíssimo”, discursa o parlamentar. Aliás, é bom o ex-presidente abrir os olhos, pois para um cabo ser rebaixado a soldado raso basta perder as duas únicas divisas da farda. Crendeuspai!
Unidos pelo esporte
A solenidade de assinatura da ordem de serviço para a recuperação do estádio de futebol Etelvino Mendonça, em Itabaiana, reuniu numa mesma mesa aliados e adversários do governo de Sergipe. Estiveram no evento presidido pelo governador Fábio Mitidieri o deputado estadual Luciano Bispo (MDB), o prefeito itabaianense Adailton Sousa (PL), a ex-deputada estadual Maria Mendonça (PDT) e o empresário Neném do Verso (MDB). Foram sentidas as ausências do ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), do filho dele e deputado federal Ícaro de Valmir (PL) e do deputado estadual Marcos Oliveira (PL). Será que não foram chamados ou declinaram dos convites? Home vôte!
Commenti