top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza

Eleições de 2024 serão as preliminares para as de 2026


Ao contrário do cidadão comum, que foca apenas nas próximas eleições, os políticos já estão de olho no pleito de 2026. Eles sabem que a disputa de 2024 vai balizar as de dois anos depois. Os partidos que conseguirem eleger um maior número de prefeitos e vereadores terão dado passos importantes para o enfrentamento de 2026. Diante disso, não esperem que governistas e oposicionistas permaneçam unidos na campanha que se avizinha. Cada liderança tem um projeto pessoal e precisa mostrar força política visando se cacifar para a disputa do ainda distante 2026. Não é por acaso que o ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), trabalha para apresentar candidatos em vários municípios. Ele mesmo pretende concorrer à prefeitura itabaianense, de olho no governo estadual. Comenta-se pelas esquinas de Sergipe que o prefeito de Itabaianinha, Danilo de Joaldo (União), sonha acordado com a cadeira ocupada hoje pelo governador Fábio Mitidieri (PSD). Este também é o projeto do ministro Márcio Macedo (PT), embora os governistas rezem para ele disputar o Senado, visando não atrapalhar a reeleição do pessedista. E o que dizer do senador Laércio Oliveira (PP), que pode concorrer ao Executivo sem o risco de ficar sem mandato? Portanto, quando as urnas forem abertas em 2024, estará dada a largada para as eleições de 2026. Quem viver, verá!


Cadê o salário?


Os empregados da DNA Serviços e Gestão Eirele, empresa que presta serviços para o governo de Sergipe, ainda não receberam os salários de outubro. O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) lembrou que o atraso do pagamento de salários já ocorreu este ano com outras empresas contratadas pelo Executivo. O parlamentar ressaltou que o atraso está perto de completar um mês: “isso é de uma falta de respeito e humanidade imensa”, fustigou. A liderança do governo na Assembleia prometeu entrar em contato com a estatal que contratou a DNA Serviços e Gestão Eirele para saber o que está acontecendo. Aguardemos, portanto!


Atrás de grana


E o governador Fábio Mitidieri (PSD) se reuniu em Brasília com a bancada federal para tratar sobre emendas ao Orçamento da União. O fidalgo apresentou aos parlamentares o portfólio de projetos do governo que podem ser contemplados pela captação de recursos no próximo ano. Mitidieri disse entender que a emenda de bancada “é uma ferramenta essencial para impulsionar o crescimento e a prosperidade da nossa região, e estamos empenhados em aproveitá-la ao máximo para o benefício de todos os nossos cidadãos”. Todos se comprometeram em atuar juntos visando garantir um maior volume de recursos federais. Então, tá!


Maria Bonita


Sabia que existe um museu em homenagem a Maria Bonita, companheira de Lampião? Pois existe e fica no povoado Malhada da Caiçara, em Paulo Afonso (BA). Foi lá que a rainha do cangaço nasceu. O deputado federal João Daniel (PT) esteve no museu e ficou impressionado com o material exposto: “Um lugar que conta a história da grande mulher que foi Maria Bonita, resistente, lutadora, corajosa e que tem raízes profundas na região”, discursou o petista. Nas paredes do museu, fotografias preservam cenas que vão deste os momentos descontraídos entre o bando de Lampião, até as assustadoras fotos das cabeças decapitadas. Aff Maria!


Diário de viagem


E a alegre caravana de Sergipe segue batendo pernas pela Irlanda. Os enviados pelo governo Mitidieri estão expondo por lá a renda irlandesa produzida por artesãs de Divina Pastora. Segundo a deputada federal Katarina Feitoza (PSD), a animada comitiva tem dialogado com as autoridades de lá sobre educação, turismo, arte, sustentabilidade, “além do desenvolvimento do comércio agroalimentar, a fim de construir oportunidades de mercado”, frisa. Os felizes viajantes vão permanecer na Irlanda até o próximo sábado. Tomara que tragam grandes investimentos para Sergipe. Marminino!


Buzu consorciado


O prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) concede entrevista coletiva, nesta quarta-feira, para anunciar as medidas do consórcio metropolitano para o transporte público da Grande Aracaju. Devem participar o governador Fábio Mitidieri (PSD) e os prefeitos Marcos Santana (MDB), de São Cristóvão, Padre Inaldo (PP), de Nossa Senhora do Socorro, e Alberto Macedo (MDB), da Barra dos Coqueiros. O consórcio levará à criação de uma entidade pública que definirá o formato do sistema de transporte coletivo dos quatro municípios. Criado o consórcio, será publicado, em breve, o edital para a licitação do transporte coletivo da Grande Aracaju. Deus tomara!


Olhos da cara


O deputado estadual Paulo Júnior (PV) está indignado com uma portaria do Detran autorizando o exagerado aumento de quase 100% no valor final da Carteira de Habilitação. Segundo o parlamentar, até setembro passado era possível adquirir a CNH categorias A e B por R$ 2.300. Agora, esse valor saltou para R$ 4.400. “Enquanto isso, os servidores do Detran, maior órgão arrecadador do estado, têm os menores salários entre os Detran’s do país”, frisou. Paulo Júnior lamentou que “esse governo arrecada, arrecada para investir em turismo na Irlanda”. Misericórdia!


Cada um por si


Dificilmente, a oposição ao prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), ficará unida na campanha eleitoral de 2024. Pelo andar da carruagem, os adversários do pedetista devem apresentar mais de quatro candidatos, todos de olhos no grande volume de recursos captados pela gestão municipal. Aliás, a divisão da oposição a Nogueira lembra o provérbio “em terra de murici, cada um cuida de si”, atribuído ao coronel Pedro Nunes Tamarindo, quando da fuga desesperada do que sobrou do Exército brasileiro, após vergonhosa derrota no arraial baiano de Canudos, em 1896. Crendeuspai!


Lero-lero político


O PP e o PSD estão exibindo, desde ontem, propaganda partidária em rede nacional de rádio e televisão. As inserções são apresentadas sempre entre 19h30 e 22h30. No total, serão 15 minutos de propaganda partidária na semana. Ontem, o PSD teve direito a cinco minutos para exibir seu lero-lero. O PP terá o mesmo tempo, tanto nessa quinta-feira quanto no próximo sábado. Haja paciência!


Punido no bolso


A defesa do prefeito de Socorro, Padre Inaldo da Silva (PP), não conseguiu reverter a condenação dele, sob a acusação de improbidade administrativa. O magistrado da primeira entrância entendeu ser criminosa a publicidade divulgada nas vésperas das eleições de 2020, enaltecendo o então candidato à prefeito. Inaldo recorreu contra a decisão, porém a 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Sergipe manteve a condenação por unanimidade, o que significa dizer que Inaldo terá que pagar uma multa equivalente a cinco salários de prefeito.

コメント


bottom of page