top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza

De olho em 2024, os políticos plantam uma roça de votos


As lideranças políticas de Sergipe estão na fase de plantio de ideias visando garantir os apoios necessários para a campanha do ano que vem. É como se estivessem plantando agora uma roça de votos. Alguns pretensos candidatos às 75 prefeituras já se movimentam, como se a disputa eleitoral tivesse começado. E eles estão certos: ficar parado agora é perder terreno fértil para os adversários, pois lideranças políticas e cabos eleitorais se transformam em presas fáceis quando não recebem os frequentes mimos dos interessados em seus serviços. Esse jogo vai continuar até depois do carnaval de 2024. Será nessa próxima fase que começa a “colheita”, época em que as investidas aos “currais” opositores ficarão mais frequentes. Portanto, quem não souber remar nas águas turvas da política poderá virar o barco, perder o que plantou e, consequentemente, morrer afogado antes de chegar às convenções partidárias. Misericórdia!


Senador desconfiado


O senador Laércio Oliveira (PP) voltou a questionar uma possível postergação pela Petrobras sobre o início da operação do Projeto Sergipe Águas Profundas. Notícias desmentidas pela petrolífera revelam que o investimento poderá ficar para depois de 2030, em vez de 2028. O projeto objetiva viabilizar a exploração de petróleo e gás natural na costa de Sergipe. Em discurso no Senado, Laércio afirmou que se trata de uma “iniciativa vital para o desenvolvimento do estado e de toda a Região Nordeste”. No entanto, para o senador, a Petrobras demonstra interesse em retardar a sua implementação. Crendeuspai!


Transferência abortada


A Justiça do Trabalho suspendeu a transferência de uma cidadã que precisava cuidar da mãe idosa. Ela havia sido contratada para trabalhar em Aracaju, mas foi transferida para o interior do Rio de Janeiro. Na audiência, a empregada afirmou que ocupava cargo na área administrativa, sem contato com o público e que não pode ir para o Rio porque cuida da mãe. A Justiça, então, determinou que a empresa mantivesse o trabalho da funcionária em casa cinco dias por semana ou pelo menos que os dias de trabalho presencial pudessem ser realizados em Aracaju. Ah, bom!

Sergipe de fora

Sergipe não está entre os oito estados selecionados pela Petrobras para participar da chamada pública visando doação de notebooks a escolas públicas federais e estaduais. Doados pela estatal, os seis mil aparelhos deverão ser utilizados em atividades pedagógicas e de educação digital. Para serem elegíveis ao processo, as escolas devem ser da rede pública federal ou municipal de ensino, podendo ser de ensino infantil, fundamental I ou II, médio ou ensino de jovens e adultos. Então, tá!

Pés na estrada

E o secretário Estadual do Desenvolvimento Urbano, Luiz Roberto (PDT), tem percorrido Aracaju de cima abaixo. Sempre que encontra um tempinho fora da agenda oficial de trabalho, o distinto bota os pés nas ruas, avenidas e vielas da capital visando discutir soluções para os problemas apresentados pelos aracajuanos. Pelo visto, até que os governistas definam quem será o candidato a prefeito, Luiz Roberto vai gastar as solas de vários sapatos em suas andanças pela capital sergipana. Marminino!

Livro de ficção

A Constituição Federal completou 35 anos agora em 2023, mas ainda não pode ser considerada uma obra acabada. Um levantamento feito pela Câmara dos Deputados mostra que a lei máxima do país contém 163 dispositivos ainda não regulamentados. Um exemplo é o imposto sobre grandes fortunas. Previsto pelos constituintes em 1988, o tributo não existe até hoje porque o artigo 153, que trata sobre o tema, não foi disciplinado. Os dispositivos que precisam de regulamentação são aqueles que enunciam um direito, um dever ou uma regra com a ressalva de que eles serão cumpridos “na forma da lei” ou “nos termos definidos em lei”. Home vôte!

PSD é o maior

Com maior número de prefeitos em Sergipe - 23 ao todo - o PSD passou a ser, pela 1ª vez desde a sua criação, a legenda que comanda o maior número de prefeituras no Brasil. São 968 executivos municipais filiados à sigla, 308 a mais do que os 660 alcançados nas eleições de 2020. Diferente do partido presidido no estado pelo ex-governador Belivaldo Chagas, o PSC não tem entre os filiados nenhum prefeito em Sergipe, enquanto os PSDB, Avante e Cidadania só possuem, cada, um gestor municipal. Danôsse!

Posse agendada

O Tribunal de Justiça de Sergipe está distribuindo convites para a posse do novo desembargador Etélio de Carvalho Prado Junior. A solenidade está agendada para às 10 horas dessa quarta-feira, no prédio do TJ, centro de Aracaju. Oriundo do Ministério Público Estadual, o novo magistrado ocupará a vaga aberta pela aposentadoria do desembargador Edson Ulisses. Etélio tem 48 anos de idade, e ingressou no MPE em 2003, atuando na Promotoria de Justiça de Lagarto. Boa sorte na nova empreitada!

Dindin na conta

A Prefeitura de Aracaju vai pagar amanhã a folha salarial deste mês. Com o pagamento do salário, a administração injetará na economia R$ 105 milhões. Já o funcionalismo estadual começa a receber os salários nesta terça-feira. O pagamento da folha, juntamente com a segunda parcela do décimo terceiro será concluída na próxima quinta-feira. Segundo o governo de Sergipe, os salários e o 13º representam uma injeção de R$ 800 milhões na economia estadual. Supimpa!

Dino festejado

O senador Rogério Carvalho (PT) elogiou a indicação de Flávio Dino (PSB) para ministro do Supremo Tribunal Federal. Segundo o petista, a escolha feita pelo presidente Lula da Silva (PT) “é reconhecida como uma decisão que valoriza a trajetória exemplar desse grande homem público”, frisou. Quem também se apressou em festejar a indicação de Dino foi o presidente do PSB sergipano, Valadares Filho: “Sua experiência e compromisso são fundamentais para fortalecer a justiça e contribuir para o desenvolvimento do país”, escreveu vavazinho nas redes sociais. Aff Maria!

Noite de autógrafos

Está agendado para o próximo dia 6, o lançamento do livro “Antônio Carlos Valadares: O realizador de senhos”. A noite de autógrafos da obra literária escrita por Antônio Camilo acontecerá no Museu da Gente Sergipana, centro de Aracaju. Vavá é o segundo ex-governador sergipano biografado este ano. O outro foi Jackson Barreto (MDB), que teve a longa trajetória política escrita pelo professor Jorge Carvalho do Nascimento. O livro sobre Valadares tem prefácio do ex-presidente da República, José Sarney (MDB). Prestigie!


Comments


bottom of page