top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza

Ausência notada


Quem esteve, ontem, na Orla de Atalaia, durante a vistoria técnica da Vila de Natal Iluminado, notou a ausência do secretário estadual de Turismo Marcos Franco (MDB). O governador Fábio Mitidieri (PSD) circulou pelo espaço festivo acompanhado de vários auxiliares, porém o responsável pela política de turismo não deu as caras por lá. Claro que a ausência do emedebista estimulou comentários diversos entre os populares. Teve quem afirmasse que o fidalgo está tão desprestigiado que o governador optou por entregar a organização da Vila de Natal à Secretaria de Comunicação. Crendeuspai!


Novo desafio


O economista sergipano Saumíneo Nascimento vai assumir a Diretoria do Departamento de Apoio à Inserção no Trabalho da Secretaria de Inclusão Socioeconômica do Ministério do Combate à Fome. A nomeação dele já foi publicada no Diário Oficial da União. Entusiasmado com o novo desafio, Saumíneo disse desejar fazer o melhor trabalho no novo cargo. Segundo ele, o objetivo é ajudar os mais vulneráveis a serem inseridos no mercado de trabalho: “Quero usar toda a minha experiência para que eles entrem mais capacitados e preparados”, frisou. Boa sorte na nova empreitada!


Câmara lenta


O Executivo sergipano precisa ser um pouco mais ágil nas respostas às críticas da oposição. Quer um bom exemplo: Só ontem, portanto uma semana após a alegre comitiva de Sergipe ter retornado da viagem à Irlanda, foi que o líder do governo na Assembleia, Cristiano Cavalcante (União), justificou a gastança oficial. De acordo com o fidalgo, o animado périplo custeado pelos contribuintes foi “uma oportunidade única para preservar e promover a cultura sergipana”. Para quem não lembra, secretários estaduais e felizes convidados passaram 10 dias batendo pernas pela Irlanda, distribuindo mimos e expondo a renda produzida no interior de Sergipe. Danôsse!


Grana sobrando


Faltando apenas um mês para 2023 acabar, o governo de Sergipe só investiu 23,18% do que arrecadou com a educação, percentual inferior aos 25% exigidos como mínimo pela Constituição Federal. Esta informação é do deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania), com base no resumo do relatório da execução orçamentária referente ao 5º bimestre deste ano. Ou seja, o vice-governador e secretário da Educação Zezinho Sobral (PFDT) vai ter que se virar nos trinta para gastar os recursos públicos visando atender a determinação constitucional. Só Jesus na causa!


Adversário do rei


E a deputada estadual Linda Brasil (Psol) lamentou que o Banco do Estado de Sergipe (Banese) não tenha liberado um único tostão furado para o Festival de Arte de São Cristóvão, principal evento cultura do estado. Segundo a psolista, chama a atenção o fato de o Banese ter gastado R$ 280 mil para patrocinar o Pré-Caju, uma festa particular dirigida principalmente à elite sergipana. Aliás, as línguas ferinas andam espalhando pelas esquinas de Sergipe que o Banese não patrocinou o Fasc porque este evento é promovido por uma prefeitura administrada pela oposição ao governo Mitidieri. Claro, que isso é maldade das fofoqueiras de plantão. Home vôte!


Interior com 5G


Itabaiana e Lagarto estão entre os 623 municípios brasileiros capacitados para instalar, a partir da próxima segunda feira, a infraestrutura do sinal 5G. Essa decisão do Ministério das Comunicações permite que as operadoras solicitem a implantação desse serviço de telefonia móvel nos dois municípios sergipanos. Vale ressaltar que a liberação da faixa não implica na instalação imediata das redes 5G nas localidades, já que os compromissos previstos pelo edital estão programados para vencer a partir de 2025. Então, tá!


Cuspindo fogo


Plagiando a amiga jornalista Thais Bezerra, uma abelhinha me contou que, dia desses, o governador Fábio Mitidieri cuspiu fogo de tanta raiva. Foi durante a reunião com a direção do Detran para tratar sobre a polêmica portaria que reajustou em quase 100% o valor da carteira de motorista. Injuriado com a saraivada de críticas, o governador chamou os responsáveis pela barbeiragem e determinou que a portaria fosse imediatamente rasgada. Claro que depois da sonora bronca, Fábio postou no instagram um vídeo esbanjando fidalguia com os dois diretores do Detran que, ao lado dele, não escondiam a tristeza. Arre égua!


Comunista vive


A Câmara Municipal de Aracaju realiza, hoje, uma sessão especial pelo Dia Internacional dos Direitos Humanos, a ser comemorado no próximo dia 10. Presidida pelo vereador Professor Antônio Bittencourt (PDT), a sessão fará uma homenagem ao sergipano Anísio Dário, um operário negro e comunista que foi brutalmente assassinado pela Polícia no centro de Aracaju, no dia 29 de novembro de 1947. Durante a sessão de hoje também serão discutidas políticas sobre os direitos humanos, além de serem feitas homenagens à algumas pessoas que contribuem ou exercem um papel de representatividade dentro do seu segmento. Participe!


Joga pra plateia


O deputado federal Ícaro de Valmir (PL) esteve no gabinete do ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), para reivindicar a duplicação da BR-235, entre Aracaju e Itabaiana. Saiu de lá afirmando ser “muito grato a Deus pela oportunidade de, em meu mandato, poder trazer esse grande benefício ao povo sergipano que acreditou em mim”. Tudo bem, tudo certo, se a referida duplicação já não estivesse no radar do governo Lula (PT). No início do ano, Renan Filho e o ministro Márcio Macedo (PT) garantiram a duplicação da 235. Aliás, Renan disse a Ícaro que o edital para a execução do projeto será publicado já este mês, com previsão de a obra ser iniciada em 2025. Marminino!


Fasc começa hoje


Com o tema “Somos Múltiplos”, o 38º Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc) será aberto oficialmente nesta sexta-feira. Marcado pela diversidade cultural, o evento prossegue até domingo nas ruas, praças e avenidas de São Cristóvão. Este evento permite ao público desfrutar do trabalho realizado por artistas e produtores de cultura em Sergipe. Mais de 100 atrações vão se apresentar durante os três dias do festival. Prestigie!


A feira da discórdia entre o governo e o PT


A Feira da Reforma Agrária tem estimulado ainda mais a discórdia entre o governo de Sergipe e a cúpula do PT. Instalado na zona norte de Aracaju, o evento reúne agricultores ligados ao MST, movimento coordenado no estado pelo deputado federal João Daniel (PT). A questão é que, segundo o parlamentar, o Executivo não teve a delicadeza nem de convidá-lo para a solenidade de abertura. Em resposta, o secretário estadual da Agricultura, Zeca da Silva, disse ter citado o petista em todas as entrevistas que concedeu sobre a feira. Também lamentou o fato de os seus antecessores, indicados por João Daniel, não terem usado os recursos das emendas liberadas pelo deputado antes de 2022. Aliás, quem vai à feira percebe a divisão política nas cabeças dos participantes: a maioria dos agricultores usa o famoso boné vermelho do MST, enquanto o pessoal do governo se protege do forte sol com um boné branco com letras verdes, confeccionado especificamente para a Feira da Reforma Agrária. Indiferente às desavenças entre petistas e governistas, os consumidores estão aproveitando os preços baixos e a qualidade dos alimentos oferecidos pelos agricultores familiares. Misericórdia!


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page