top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza

Políticos aguardam a hora de pular a janela partidária


Faltando ainda mais de três meses para a abertura da janela partidária, que permite a troca de legendas sem risco de perder o mandato, já é grande a movimentação daqueles que desejam disputar as eleições de 2024 por outros partidos. Muitos estão insatisfeitos nos atuais endereços políticos, enquanto outros querem pular a cerca para aumentar as chances de reeleição. Nesse movimento silencioso, também há os que pretendem se apropriar de siglas bem organizadas e endinheiradas, que estão sendo comandadas por políticos sem mandatos federais. Em Sergipe, os partidos mais cobiçados são o PSDB e o PSB. O comando dos chamados “nanicos” também desperta interesse, principalmente de quem projeta ganhar algum dinheiro transformando-os em legendas de aluguel, tal qual bodegas de secos e molhados. Portanto, até a abertura da janela partidária, assistiremos muito empurra-empurra, golpes baixos e decepções, pois quem é fraco não sobrevive nesse jogo, muitas vezes desleal, da política partidária. Misericórdia!


Abra o olho


O Tribunal Superior Eleitoral vai realizar, ao longo do primeiro trimestre de 2024, debates para regulamentar o uso de inteligência artificial (IA) nas próximas eleições. A intenção do TSE é que candidatos que utilizarem essa tecnologia para desinformar os eleitores sejam punidos. Com a inteligência artificial é possível, por exemplo, modificar vídeos de candidatos adversários, fazendo-os dar declarações que nunca deram. O entendimento hoje no TSE é que caso se comprove a fraude, seja cassado o registro dos candidatos. Se já tiverem sido eleitos, que tenham os mandatos cassados e a inelegibilidade, além de responderem a sanções penais. Crendeuspai!


Notícia desbotada


O governo de Sergipe promove, hoje, mais um mutirão no interior do estado. O oba, oba oficial acontece em Nossa Senhora da Glória. Repaginado com o nome de “Sergipe é Aqui”, o evento oferece à população carente ações simples, como medição de pressão arterial e da glicemia, consultas médicas, palestras diversas, jogos de futebol para a meninada, manicure e pedicure para as mulheres, corte de cabelo para os homens, etcétera e tal. Verdadeira “operação esparadrapo”, o mutirão também permite que os políticos governistas visitem os donos dos currais eleitorais, enquanto assistem, à sombra, os miseráveis disputando serviços que deveriam ser oferecidos pelo estado sem estardalhaço e de forma rotineira. Só Jesus na causa!


Sergipe na rabeira


Os financiamentos imobiliários feitos em Sergipe com recursos da poupança caíram 36% no acumulado de janeiro a outubro de 2023, em comparação com o mesmo período do ano passado. No Nordeste, a queda foi de 18% para o mesmo período avaliado. Em toda a região os financiamentos imobiliários feitos nos 10 primeiros meses deste ano movimentaram R$ 12,86 bilhões – atrás dos R$ 15,75 bilhões movimentados ano passado. A drástica redução foi registrada no boletim da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip). Home vôte!


Apagou velinhas


E quem trocou de idade ontem, foi o ex-prefeito de Poço Redondo, frei Enoque Salvador. De passagem pelo semiárido, o governador Fábio Mitidieri (PSD) foi à casa do religioso parabenizá-lo. Nascido em 4 de dezembro de 1942 na pequena cidade de Cachoeirinha, Enoque chegou em Sergipe no começo da década de 70 para atuar na Diocese de Propriá, na época comandada por dom Brandão de Castro. O frei foi prefeito de Poço Redondo por três mandatos. Em 2012, quando estava no último ano da terceira gestão, renunciou em favor de seu vice Roberto Araújo (PT). Às 16h desta terça-feira, será celebrada na Igreja de Poço Redondo uma missa em ação de graças pelos 81 anos do padre e ex-prefeito. Então, tá!


Geração de empregos


Lagarto deve inaugurar brevemente três grandes empreendimentos: dois hotéis e um shopping. Ontem, o deputado federal Fábio Reis (PSD) visitou as obras do centro comercial, juntamente com o empresário Zezé Rocha. Na oportunidade, os dois discutiram sobre a geração de empregos com a inauguração dos empreendimentos. Segundo o parlamentar, o mercado de trabalho de Lagarto está aquecido desde o início das três obras. Legal!


Troca troca


O secretário estadual da Casa Civil, deputado Jorginho Araújo (PSD), reassumirá o mandato agora em dezembro, visando participar da votação do Orçamento do estado para 2024. Com o retorno do pessedista ao Legislativo, o hoje deputado Manuel Marcos (PSD) voltará para a Câmara de Aracaju. E quando Jorginho reassumir a Casa Civil, provavelmente em janeiro próximo, o secretário de representação de Sergipe em Brasília, 1º suplente Sérgio Reis (PSD), reassumirá o mandato na Assembleia. Nesse troca troca todo quem vai perder é o vereador Bigode do Santa Maria (PSD), que voltará à condição de 1º suplente. Aff Maria!


Luzes natalinas


O prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) realizou, ontem, o acendimento das luzes do Natal Iluminado em mais dois pontos turísticos de Aracaju: Colina do Santo Antônio e Orla da Atalaia. Este ano, o projeto realizado pela prefeitura chega à sua maior edição, com cerca de 20 milhões de pontos de luz formando um amplo circuito natalino por toda a cidade. Foram contempladas as praças da região central, as orlas e as principais avenidas, além do Parque da Sementeira, que terá as luzes decorativas acesas nesta terça-feira. Supimpa!


Dinheiro nos quilombos


O Incra efetuou, ontem, o pagamento do “crédito do Fomento Mulher” nos quilombos localizados em Sergipe. A diretora nacional de Desenvolvimento do Incra, Rose Rodrigues, prestigiou este evento nos Quilombos Lagoa dos Campinhos, em Amparo de São Francisco, e Serra da Guia, em Poço Redondo. Segundo o deputado federal João Daniel (PT), o governo do presidente Lula da Silva (PT) vem retomando os trabalhos do Incra e, por consequência, beneficiando as famílias do campo. A famosa parteira e líder religiosa dona Josefa da Guia presenteou Rose Rodrigues com “um anel benzido para minha proteção”. Ah, bom!


Só no din-din


Quando será que o Detran vai obrigar as clínicas credenciadas a aceitarem PIX e cartão de crédito como pagamento pelos exames de vista e psicológicos? Embora o governador Fábio Mitidieri (PSD) tenha dito que iria colocar um fim nessa história de as clínicas só aceitarem dinheiro em espécie, elas insistem nisso. Ontem mesmo, várias pessoas interessadas em tirar ou trocar a carteira de motorista tiveram que se virar nos trinta para conseguir o dinheiro, pois os responsáveis pelos exames não querem nem ouvir falar em PIX e cartão de crédito. Pelo visto, os donos dessas clínicas acham que a palavra do governador não vale nadica de nada. Home vôte!


Comments


bottom of page