top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza



Governo de Sergipe quer dar imposto como presente de Natal


É bom os pequenos comerciantes prepararem o bolso, pois o governo de Sergipe quer cobrar ainda mais impostos deles. A advertência é do deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania), preocupado com o Projeto de Lei autorizando o Executivo cobrar ICMS das contas de energia dos micros e pequenos empreendedores. O cidadanista ressalta que, caso essa propositura seja aprovada, quem consume a partir de 150 quilowatts de energia/mês vai pagar tributo visando reforçar o caixa do Fundo Estadual da Pobreza. Em isso acontecendo, será como descobrir um santo para cobrir outro. Ou seja, o governo Mitidieri quer dar imposto como presente de Natal a quem já enfrenta uma série de sacrifícios para manter aberta a bodeguinha. Por que será que o burocrata responsável por essa terrível ideia não pensou em engordar o Fundo da Pobreza cobrando impostos das grandes empresas, que vivem recebendo benefícios oficiais a título de incentivos? O deputado Georgeo Passos está correto quando se posiciona contra o projeto do Executivo. Tomara que a maioria da Assembleia também rejeite essa tentativa do governo de sacrificar ainda mais quem já sobrevive aos trancos e barrancos. Só Jesus na causa!


Aos amigos tudo


Alguém sabe qual é o critério usado pelo governo para selecionar a cidade onde será realizado o programa “Sergipe é Aqui”. Causa estranheza o fato de todos os municípios visitados até agora pelo mutirão oficial serem administrados por aliados políticos do governador Fábio Mitidieri (PSD). Ontem, o oba oba aconteceu em Nossa Senhora da Glória, que tem uma prefeita pessedista. Talvez seja por isso que a oposição acusa o Executivo estadual de usar a máquina pública em favor dos aliados políticos, particularmente dos pré-candidatos governistas? Como diz o ditado popular: Aos amigos tudo, aos inimigos, a lei. Misericórdia!


Troca de postos


A posse do vereador Marcondes Hipólito (PDT) como secretário da Prefeitura de Riachuelo abriu vaga na Câmara daquele município para o suplente Ismael Silva dos Santos (PDT). A Posse do novo parlamentar ocorreu, ontem, em sessão prestigiada por amigos e familiares dos dois pedetistas. Para substituir Marcondes no Legislativo, Ismael renunciou à coordenação do transporte escolar da Prefeitura de Riachuelo. Ah, bom!


Patinho feio


Apesar do esforço governamental, em termos turísticos Sergipe é o que se pode chamar de o patinho feio do Nordeste. Em artigo publicado esta semana, o médico e secretário da Cultura de Itabaiana, Antônio Samarone, escreveu que “o turismo na Bahia está seiscentos anos na frente de Sergipe. A Praia do Forte está um brinco, pronta para receber gregos e troianos”. Alguém precisa dizer aos empresários do setor turístico que enquanto os hotéis de Aracaju continuarem cobrando os olhos da cara e o atendimento dos bares e restaurantes não melhorar, Sergipe vai seguir sendo visto pelos turistas apenas como uma passagem para a Bahia e Alagoas. Crendeuspai!


Direita, volver!


Os direitistas de carteirinha estão sem dormir desde que o presidente Lula da Silva (PT) indicou o ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), para o Supremo Tribunal Federal. Achando que conseguem impedir a aprovação do nome de Dino pelo Senado, os bolsonaristas estão fazendo das tripas coração para mobilizar o gado. Prometem manifestações, abaixo-assinado e o diabo a quatro, como se isso fosse capaz de mudar os votos dos senadores, a maioria já decidida a aprovar a indiciação de Dino para o STF. Pelo visto, os chamados patriotas vão dar com os burros n’água mais uma vez. Desconjuro!


Petista governista


A lealdade do deputado estadual Chico do Correio (PT) ao governador Fábio Mitidieri (PSD) tem irritado a cúpula do PT. Ontem mesmo, Chico se parecia mais com um governista, durante o mutirão “Sergipe é Aqui”, realizado em Nossa Senhora da Glória. E quando algum petista protesta contra o lado governista de Chico, este se apressa em afirmar que Mitidieri “é meu amigo. O nosso mandato é voltado para as reivindicações populares, mas respeitando o governo”, discursa. Durma com um barulho desse!


Nova eleição


O ex-deputado federal Valdevan Noventa (PL) está comemorando a nova decisão judicial que ratificou a anulação das eleições para a diretoria do poderoso Sindimotoristas. A juíza do Tribunal Regional do Trabalho, Valéria Nicolau Sanches, determinou a realização de um novo pleito, com o uso de urnas eletrônicas cedidas pelo TRE de São Paulo. Na condição de presidente e candidato à reeleição, caberá a Valdevan comandar a disputa eleitoral pela direção do maior sindicato da América Latina. Arre égua!


Blá-blá-blá político


As emissoras de rádio e televisão vão exibir, até o próximo sábado, propaganda partidária do PT, Podemos e PSB. As inserções serão transmitidas na programação noturna das emissoras amanhã e sábado, sempre entre 19h30 e 22h30. No total, serão 15 minutos de lero-lero, distribuídos da seguinte maneira: 10 minutos para o Podemos; quatro minutos para o PT, e um minuto para o PSB. Caso você não tenha paciência para ouvir tanto bolodório, desligue o rádio e a televisão. Home vôte!


Paulo Freire vive


A Câmara Municipal de Aracaju aprovou, ontem, o Projeto de Lei declarando o professor Paulo Freire patrono da educação aracajuana. De autoria da saudosa ex-vereadora Professora Ângela Melo (PT), a propositura determina que no mês de setembro sejam desenvolvidas atividades pedagógicas, seminários e exposições sobre as obras e a história do grande educador. O dia 19 de setembro foi escolhido em homenagem à data do nascimento do imortal Paulo Freire, educador reconhecido mundialmente por sua obra ligada à educação. Supimpa!


Pouca chance


As fofoqueiras de plantão andam sugerindo pelas esquinas de Sergipe que o senador Alessandro Vieira (MDB) dispute uma cadeira de vereador nas eleições de 2024. Segundo as danadinhas, seria uma forma de o emedebista avaliar a sua performance eleitoral, que tem despencado ano a ano. Um bom exemplo disso foi a fraca votação de Alessandro em 2022, quando disputou o governo de Sergipe. Ao contrário dos 474.449 votos obtidos em 2018 para o Senado, Vieira foi votado por apenas 82.495 eleitores, bem menos do que os 338.796 sufrágios dados ao governador Fábio Mitidieri (PSD). Há quem aposte que o senador não se elege vereador em Aracaju. Será? Marminino!


Noite de autógrafos


Será nesta quarta-feira o lançamento do livro “Antônio Carlos Valadares: O realizador de senhos”. A noite de autógrafos da obra escrita por Antônio Camilo acontecerá no Museu da Gente Sergipana, centro de Aracaju. Vavá é o segundo ex-governador sergipano biografado este ano. O outro foi Jackson Barreto (MDB), que teve a longa trajetória política escrita pelo professor Jorge Carvalho do Nascimento. O livro sobre Valadares tem prefácio do ex-presidente da República, José Sarney (MDB). Prestigie!

Comments


bottom of page