top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza

Portaria de rosca


As clínicas credenciadas pelo Detran continuam recusando PIX e cartão de crédito como forma de pagamento dos exames de vista e psicológicos de quem vai tirar ou trocar a carteira de motorista. Interessante é que o próprio governador Fábio Mitidieri (PSD) prometeu, no mês passado, que o Detran iria publicar uma portaria determinando que, já no início deste mês, as tais clínicas também aceitassem o PIX e o cartão de crédito. Por que será que a portaria prometida pelo governador ainda não foi publicada pelo Detran? Ganha uma mariola de goiaba quem souber a resposta. Marminino!


Dou-lhe uma...


Foi um sucesso o leilão de blocos exploratórios de petróleo e gás promovido, ontem, pela Agência Nacional de Petróleo. Segundo o jornal Valor Econômico, a oferta em regime de concessão terminou com 192 blocos arrematados por 15 empresas, que participaram individualmente ou em consórcios. A petroleira Elysian arrematou 13 blocos terrestres de petróleo em três setores (SSEAL-T1, SSEAL-T2 e SSEAL-T3) da Bacia Sergipe-Alagoas. O bônus de assinatura total ofertado pela Elysian nos 13 blocos foi de R$ 663 mil e os investimentos previstos somam R$ 20,8 milhões. Maravilha!


Dois a um


Dependesse apenas dos três senadores de Sergipe o ainda ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), não teria o nome aprovado para o Supremo Tribunal Federal. Laércio Oliveira (PP) e Alessandro Vieira (MDB) votaram contra a indicação, enquanto Rogério Carvalho (PT) votou favorável ao ministro, que teve o apoio de outros 46 senadores. Nem precisa dizer que o resultado deixou os bolsonaristas atordoados, a ponto de o pastor Malafaia ter convocado um jejum para tentar impedir a posse de Dino no STF. Caso fechem mesmo as bocas, o reverendo e seus seguidores vão morrer de fome. Misericórdia!


Devo, não nego...


Sergipe foi o segundo estado do Nordeste que, em outubro passado, apresentou o menor número de empresas com contas atrasadas: 45.412. De acordo com o Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian, 1.119.586 companhias da região nordestina fecharam o décimo mês deste ano no vermelho. O campeão de inadimplência foi a Bahia (328.455), enquanto o Piauí teve o menor volume de empresas endividadas: 43.433.O indicador também mostra o segmento de atuação da empresa negativada, onde a categoria “Serviços” se destacou com uma participação de 54,6%. Aff Maria!


De olho na Prefeitura


O senador Alessandro Vieira (MDB) e a deputada federal Katarina Feitoza (PSD) se reuniram, ontem, para discutir sobre política: “Tivemos uma conversa muito produtiva sobre nossa capital, Aracaju”, escreveu o emedebista no instagram. Não é segredo para ninguém que Katarina sonha em disputar a cadeira ocupada hoje pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), de quem foi vice. Vale ressaltar que em 2022 a deputada foi a quarta mais votada em Aracaju, tendo conseguido 16.938 dos 38.135 votos que a elegeram para a Câmara Federal. Já Alessandro teve na capital 39.651 dos 82.495 votos obtidos na fracassada disputa pelo governo de Sergipe. Ah, bom!


Arrumando a casa


Os prefeitos com direito à reeleição aproveitaram este ano para arrumar as casas de olho no pleito de 2024. Até lá, os gestores municipais vão melhorar os serviços públicos visando angariar a simpatia da população. Precisarão trabalhar muito, principalmente na captação dos recursos federais necessários à execução de obras projetadas ou já em execução. Na espreita, a oposição torce pelo fracasso dos prefeitos, fato que aumentará a sua chance de sucesso nas eleições do ano que vem. Home vôte!


Troca de postos


O Pleno do Tribunal de Justiça de Sergipe elegeu, ontem, os magistrados que vão compor o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe a partir de fevereiro de 2024. No cargo de membro titular – classe desembargador - foi eleito Diógenes Barreto, em decorrência do término do biênio da desembargadora Elvira Maria de Almeida Silva. Já no cargo de membro titular – classe juiz de direito - foi eleita Dauquíria de Melo Ferreira. Como substituto foi eleito o juiz Rômulo Dantas Brandão. Esta informação foi publicada pelo jornalista Eugênio Nascimento no blog Primeira Mão.


Volta pra casa


O ex-deputado estadual e federal Jerônimo Reis (PSD) teve alta médica. Ao comunicar a recuperação do pai, o deputado federal Fábio Reis (PSD) agradeceu “a cada um que rezou pela vida e saúde dele, que mandou mensagem de boas energias e que se preocupou”. Esta foi a segunda vez que Jerônimo foi hospitalizado em Aracaju para tratar de uma inflamação no pâncreas, sendo que na primeira permaneceu alguns dias na Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital São Lucas. Saúde!


Cavalo selado


Não se espantem se o mesmo cavalo selado que, em 2018, conduziu Alessandro Vieira (MDB) à uma cadeira no Senado, aparecer nas eleições de 2024 em Aracaju. A próxima campanha deve trazer várias surpresas diante do bom número de pré-candidatos à prefeitura da capital. Aqueles que inovarem na disputa pela simpatia dos aracajuanos terão mais chances de vitória. E é aí que aparece o misterioso cavalo selado, pronto para servir de montaria aquele ou aquela que melhor conseguir se destacar entre os muitos postulantes à tão desejada cadeira de prefeito. Quem viver, verá!


Quilombola ameaçada


Ameaçada de morte dias após o presidente Lula da Silva (PT) ter oficializado a titulação do quilombo Brejão dos Negros, em Brejo Grande, a líder quilombola Maria Izaltina foi recebida, em Brasília, pelo ministro Márcio Macedo (PT). A ameaça de morte contra ela é resultado de um antigo conflito territorial envolvendo autoridades, construtoras, carcinicultores e fazendeiros da região do baixo São Francisco. O Ministério Público Federal e o Ibama estão acompanhando a grave situação vivida pelos quilombolas do Brejão dos Negros. Crendeuspai!


Commentaires


bottom of page