top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza



Mitidieri e o PT se engalfinham após a vitória de Dino


Não convidem o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), e o presidente estadual do PT, deputado João Daniel, para a mesma confraternização natalina, pois pode ter arranca rabo dos grandes. Se as relações dos dois já eram ruins, pioraram ainda mais após o petista criticar Mitidieri por não ter conseguido que os senadores governistas Laércio Oliveira (PP) e Alessandro Vieira (MDB) votassem favoráveis à indicação de Flávio Dino (PSB) para o Supremo Tribunal Federal. Ao ver no instagram uma foto do governador abraçado ao agora ministro do STF, Daniel pediu que ele agradecesse pela vitória ao senador Rogério Carvalho (PT), pois “pelos teus não seria”. Imediatamente, o pessedista reagiu: “Viu como foi bom a gente derrotar vocês nas eleições? Talvez aí vocês possam fazer algo útil”. O entrevero entre ambos rendeu centenas de comentários no instagram do governador e deixou claro que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que Fábio Mitidieri e o PT voltarem a se aliar política no futuro. Marminino!


Goleada parlamentar


O Congresso Nacional derrubou, ontem, o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao projeto da desoneração da folha de pagamento. Na Câmara, o veto foi barrado por 378 votos a 78, ao passo que, no Senado, o resultado foi de 60 votos a 13. Da bancada federal de Sergipe, composta por 11 parlamentares, apenas o deputado federal João Daniel e o senador Rogério Carvalho - ambos do PT - votaram favoráveis ao veto do “Barba”. Cruz, credo!


Deputado queixoso


E quem anda queixoso com o próprio partido é o deputado federal Rodrigo Valadares (União). O distinto reclama da forma como tem sido tratado por André Moura, presidente estadual do União Brasil. A falta de atenção do parido com Rodrigo aumentou depois que ele deixou claro que não apoia uma possível candidatura da deputada federal Yandra de André (união) à Prefeitura de Aracaju. Como não pode trocar de partido para não incorrer em crime de infidelidade partidária, o deputado reza aos santos para que André o expulse do União Brasil. Home vôte!


Comunitários em festa


A Federação das Entidades e Ações Comunitárias de Aracaju vai homenagear várias pessoas que contribuíram para o crescimento do movimento comunitário em Sergipe. Será na próxima segunda-feira, em evento agendado para a Escola do Legislativo João de Seixas Dórea, localizada no antigo prédio da Assembleia, centro de Aracaju. O diretor da Confederação Nacional das Associações de Moradores, João Pereira, já conformou presenta na solenidade. Então, tá!


Batendo em retirada


As abelhudas de plantão andam espalhando pelas esquinas de Sergipe que o ex-presidente estadual do PSB, Valadares Filho, já está de malas prontas para cair fora do partido, hoje presidido por Zezinho Sobral. Ainda segundo as fofoqueiras, o distinto pretende levar com ele todos os filiados ao PSB que não concordaram com a decisão da executiva nacional de entregar a legenda, de mão beijada, ao governador Fábio Mitidieri (PSD). Aliás, embora não diga nada em público, Zezinho torce que os valadaristas tomem outro rumo partidário visando abrir espaços para novos filiados. Home vôte!


Senador premiado


O senador Laércio Oliveira (PP) está sorrindo de orelha a orelha por ter recebido o prêmio Ranking dos Políticos como o melhor parlamentar de Sergipe e o 4º melhor do Brasil. “Essa é a prova de que estamos no caminho certo, cumprindo com o nosso papel de parlamentar”, afirma o pepista. O Ranking dos Políticos é uma iniciativa da sociedade civil objetivando avaliar senadores e deputados federais, classificando-os do melhor para o pior, em índices de zero a 10. São avaliados critérios como combate aos privilégios, ao desperdício e à corrupção no poder público, bem como presença nas sessões em plenário e comissões. Supimpa!


Da UFS para a EBC


O Diário Oficial da União publicou a nomeação da professora da Universidade Federal de Sergipe, Maíra Bittencourt Maia, como diretoria geral da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), com mandato até 2025. O posto estava vazio desde que Jean Lima, que o ocupava, passou dar expediente como presidente interino, logo após a demissão de Hélio Doyle. A professora da UFS chega ao segundo posto da hierarquia da EBC por indicação do secretário-geral da Presidência, Márcio Macêdo (PT). Boa sorte, professora!


“Férias” suspensas


A Prefeitura de Itaporanga D’Ajuda publicou, ontem, um decreto suspendendo as esdruxulas “férias coletivas” anunciadas anteriormente. Pela primeira decisão, a grande maioria dos serviços municipais ficariam suspensos até o final deste mês, como forma de economizar alguns caraminguás. Anteriormente, a Prefeitura de Canindé do São Francisco tinha publicado decreto idêntico ao de Itaporanga, mas depois também cancelou as “férias públicas”. Os municípios de Amparo de São Francisco e Canhoba seguiram Canindé e Itaporanga na decretação do estapafúrdio recesso. Crendeuspai!


Vacine-se!


Aracaju e outras nove capitais apresentaram sinal de aumento do número de casos de covid-19, fato que também ocorreu em todos os estados do Nordeste. Segundo o último Boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz, as demais capitais são Campo Grande; Florianópolis; Fortaleza; João Pessoa; Maceió; Rio de Janeiro; Salvador; Teresina e Vitória. Em Aracaju e Maceió o sinal atual pode indicar possível início de ciclo, embora o volume de casos ainda seja relativamente baixo e o crescimento seja apenas incipiente. O “remédio” contra a covid-19 é a vacina bivalente, disponível em todos os postos de saúde da Prefeitura de Aracaju. Bote o braço na seringa, rapaz!


Regabofe 0800


O senador Rogério Carvalho (PT) oferece, hoje, um almoço 0800 aos coleguinhas da imprensa. Será às 13 horas, no restaurante Potiguar, em Aracaju. Segundo o convite para o regabofe, o fidalgo aproveitará a ocasião para fazer balanço de seu mandato e responderá indagações dos comunicadores. Certamente falará sobre as desavenças internas no PT e com que roupa o partido vai à disputa pela Prefeitura de Aracaju. Então, tá!


Biografia na praça


‘O Marco de Manuel em cartas, relatos e memórias’. Este é o título do livro sobre o deputado estadual Manuel Marcos (PSD). Escrita pela jornalista Suzy Guimarães, a biografia relata, através de depoimentos, a trajetória do médico e parlamentar que fez de sua vida um grande sacerdócio da medicina, voltada a ajudar as pessoas de menor poder aquisitivo. A comunicadora disse ter ficado honrada pelo convite para escrever a história de Manuel Marcos. O lançamento do livro está agendado para a próxima terça-feira, na Assembleia Legislativa. Prestigie!

Comments


bottom of page