top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza

Volta ao Legislativo


O secretário estadual da Casa Civil, deputado Jorginho Araújo (PSD), está retornando para a Assembleia visando participar da votação do Orçamento do governo para 2024. Com a volta do pessedista ao parlamento, o 2º suplente Manuel Marcos (PSD) deixou a condição de titular, já tendo reassumido a cadeira de vereador na Câmara de Aracaju. No começo de 2024, quando Jorginho se licenciará do mandato para reassumir a Casa Civil, a cadeira dele na Assembleia será ocupada pelo 1º suplente Sérgio Reis (PSD), atual secretário de representação de Sergipe em Brasília. Isso é que é troca-troca. Misericórdia!


Mitidieri e o PT vão continuar entre tapas, beijos e cochichos


O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), deve continuar vivendo entre tapas e beijos com o PT. A relação do pessedista com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é das melhores, a ponto de ambos viverem aos cochichos. Em Sergipe, porém, o governador é o principal adversário do PT, particularmente após ter derrotado em 2022 o candidato a governador Rogério Carvalho (PT). O petista nunca engoliu a proximidade de Mitidieri com Lula, porém isso jamais impediu que o gestor sergipano sempre fosse tratado com fidalguia pelo presidente. Diante dessa relação conflituosa entre o pessedista e os petistas locais, depreende-se que o primeiro terá que seguir fazendo uso de muito jogo de cintura para preservar a boa relação com o “Barba”, ao tempo em que fica distante da maioria dos vermelhinhos sergipanos. Portando, continuar vivendo entre tapas, beijos e cochichos será bom para Mitidieri preservar apoio do Palácio do Planalto e melhor para o governo de Lula, que carece dos votos da bancada governista sergipana para aprovar seus projetos no Congresso. Simples assim!


Jornalismo condenado


O ex-deputado federal Valdevan Noventa (PL) criticou o jornalismo praticado pela rádio Fan/FM e pelo portal Fan F1. O distinto ficou injuriado porque os dois veículos não o ouviram antes de divulgarem que ele teria dado um rombo de R$ 60 milhões no Sindimotoristas de São Paulo. “E o que é pior: a fonte usada para lastrear a denúncia é o golpista Edivaldo Santiago [atual presidente do sindicato], cuja credibilidade é de um zero à esquerda”, reagiu Noventa. O ex-parlamentar jura que sempre administrou com responsabilidade as contribuições feitas para o Sindimotoristas. Então, tá!


Luto oficial


O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), decretou luto oficial de dois dias pela morte do mestre de cerimônia da Prefeitura, radialista Ricardo Barbosa, de 56 anos. Ele morreu ontem, ao ser atropelado por um veículo enquanto orientava o motorista a fazer uma manobra. Ricardo passou a integrar a equipe do Cerimonial da Prefeitura no primeiro semestre deste ano e, desde então, foi o anfitrião a atuar nas solenidades, entregas de obras e outras ações públicas realizadas pela gestão municipal. Descanse em paz!


Pega de boi


A deputada federal Katarina Feitoza (PSD) prestigiou, ontem, o 7º Torneio de Pega de Boi no município de Monte Alegre. Aproveitou para conversar com as lideranças políticas da região e sentir como anda a sua popularidade junto à vaqueirama do semiárido sergipano. O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) também passou o domingo comemorando com os vaqueiros e a população de São Miguel do Aleixo, onde ocorreu uma animada cavalgada. Tal qual Katarina, Passos conversou com os políticos aliados sobre as eleições municipais de 2024. Marminino!


Estranho, muito estranho


Com o título acima, o jornalista César Cabral publicou no site Radar Sergipe a seguinte nota: “Ninguém entende porque as clínicas que realizam exames de saúde para o Detran não aceitam pagamentos com cartão de débito ou Pix, cujas operações são realizadas instantâneas e de modo seguro. Essa exigência absurda, além de ir de encontro às normas comerciais vigentes, remonta ao tempo do ronco, quando tudo se pagava com dinheiro “vivo”. Já pensou, se os clientes resolvem pagar a consulta com moedas? De centavos, pra facilitar o troco? E a Receita Federal e os órgãos fiscalizadores não dizem nada? Estranho…”. Home vôte!


Peixe fora d’água


Dos oito deputados federais de Sergipe, apenas o bolsonarista Rodrigo Valadares (União) votou contra o texto-base da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma tributária. Aliás, o fidalgo ficou contra a maioria dos deputados do União Brasil, inclusive Yandra Moura, que vem a ser filha do ex-deputado André Moura, manda chuva da sigla em Sergipe. Talvez seja por este tipo de rebeldia partidária que Rodrigo está sendo visto dentro da legenda como um patinho feio, um verdadeiro peixe fora d’água. Crendeuspai!


Dinheiro na mão


O governo de Sergipe começa a pagar, na próxima quarta-feira, a folha de pessoal referente a este mês, devendo concluir o calendário de pagamento na sexta-feira. Depois de amanhã, recebem a grana os aposentados e pensionistas. Na quinta-feira, serão pagos os salários dos servidores das secretarias estaduais da Educação, da Saúde e das fundações de Saúde. Já na sexta recebem os trabalhadores das demais secretarias, empresas, autarquias e fundações. A Secretaria da Fazenda reforça que o pagamento será realizado no decorrer do dia programado. Ah, bom!


Contra o fundamentalismo


E a deputada estadual Linda Brasil (Psol) se solidarizou com Iza Moura, presidente do Conselho Estadual da Mulher. A distinta vem sendo vítima de ataques de ódio após ter exposto a violência sofrida pelas mulheres, seja na família ou pelo fundamentalismo religioso. De acordo com Linda, numa sociedade onde o machismo está em todos os espaços, a família e a igreja não estão livres de reproduzirem violência contra as mulheres, sobretudo as negras. A parlamentar prosseguiu frisando que a hipocrisia de algumas figuras do fundamentalismo religioso vem negando essa realidade e promovendo uma onda de discurso de ódio contra Iza. Linda está certíssima, ora bolas!


Novos sergipanos


A Assembleia Legislativa homenageia, hoje, com o título de cidadão sergipano os juízes de Direito Geilton Costa Cardoso da Silva e Paulo Roberto Fonseca Barbosa. Na mesma sessão, também receberá a honraria o professor e empresário José Wilson dos Santos. Propostos pelo deputado Marcelo Sobral (PSD) e pelo ex-deputado Zezinho Guimarães (MDB), os títulos de cidadania serão entregues a partir das 16 horas, em evento agendado para o plenário do Legislativo. Prestigie!


Soy contra tudo


Essa é da lavra da professora Rosa Maria Ferrão: Conta-se que, após o naufrágio do navio em que viajava, um anarquista conseguiu chegar a uma praia. Então, olhando em volta, dirigiu-se aos que o cercavam: “Hay gobierno? Se hay soy contra. Se no hay también soy!”. Assim também já é demais também!


Comments


bottom of page