top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza




Volta a produzir


A Unigel planeja retomar a produção de fertilizantes nitrogenados nas Fafen’s de Laranjeiras e Camaçari (BA) ainda neste mês. O tão esperado retorno das atividades nas duas fábricas é resultado da assinatura de um acordo de industrialização firmado pela empresa com a Petrobrás. As duas unidades enfrentam problemas de rentabilidade devido aos altos custos do gás natural, principal insumo das Fafen’s. As fábricas estão em paradas para manutenção, mas o real problema é o elevado preço da matéria prima. Cruz, credo!


Ficha limpa


A Lei da Ficha Limpa deve ser aplicada com toda serenidade, imparcialidade e rigor quando os postulantes a cargos eletivos forem registrar as suas candidaturas. Pelo menos é o que se espera dos juízes e juízas eleitorais. Naturalmente, muitos políticos fichas sujas vão contratar famosos escritórios de advocacias na tentativa de driblar a Lei da Ficha Limpa, concebida com o objetivo de separar o joio do trigo. Além da ação dos magistrados e magistradas, o povo também deve ficar atento para punir nas urnas quem pretende se eleger visando unicamente se locupletar com o dinheiro público. Home vôte!


JB em ação


E quem está solto nas capoeiras articulando candidaturas no interior de Sergipe é o ex-governador Jackson Barreto (MDB). No último final de semana, o ilustre deu com os costados em Riachuelo, onde se reuniu com o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), e com o prefeitável riachuelense Helder de Pedrão (PDT). Anteriormente, JB já havia se juntado ao presidente estadual do União Brasil, André Moura, em apoio à pré-candidatura de Janilson Alves (União) a prefeito de Santa Rosa de Lima. Aff Maria!


Cadê a refinaria?


Em abril do ano passado, o governador Fábio Mitidieri (PSD) anunciou a construção de uma refinaria no município de Barra dos Coqueiros. Dessa vez, a promessa do empreendimento foi feita pela empresa PRD Brasil. Conhece? Esta não foi a primeira vez que Sergipe teve uma refinaria batendo à porta. O saudoso ex-governador João Alves Filho também anunciou uma mega refinaria de petróleo, mas o projeto naufragou. Em 2014, um tal Paulo Roberto Costa prometeu instalar uma refinaria em Carmópolis, porém ele foi preso no escândalo da Lava Jato e o empreendimento foi pras cucuias. Diante do silêncio em torno da prometida refinaria, já há quem jure que Mitidieri festejou o ovo no fiofó da galinha. Quanta maldade!


Viola de boca


A classe política segue prometendo mundos e fundos à população. O governo e quase toda a bancada federal se revezam nas promessas mirabolantes. Ao anunciar obras faraônicas, a classe política sergipana – com as suas devidas exceções – evita discutir as alternativas para tirar Sergipe do atraso, garantir dias melhores à população, particularmente à nossa juventude. No fundo, esse festival de promessas inviáveis objetiva esconder a incapacidade de nossos representantes para encontrar alternativas que garantam o crescimento econômico de Sergipe. É como diz o ditado popular: viola de boca todo mundo toca. Danôsse!


Sergipe de fora


O presidente Lula da Silva (PT) não incluiu Sergipe em sua agenda de viagens pelo Nordeste. Bahia, Pernambuco e Ceará são os estados que estão no roteiro da primeira viagem presidencial do ano. Na próxima quinta-feira, ele desembarca em Salvador, depois vai a Paulo Afonso (BA), segue para Ipojuca, no litoral de Pernambuco, embarca depois para Abreu e Lima, na região metropolitana do Recife e, por fim, aviona para Fortaleza. A última passagem do “Barba” por Sergipe foi em fevereiro do ano passado: veio visitar obras de duplicação da BR-101 e anunciar a retomada dos serviços no estado. Ah, bom!


Eles estão de volta


Já notaram como as redes sociais estão empesteadas de falsos defensores da sociedade? Eles apareceram de uma hora pra outra, cheios de ideias e prometendo soluções para todos os problemas da população. São os pré-candidatos copa do mundo, que só dão as caras de quatro em quatro anos para iludir os cidadãos com promessas vazias. O eleitor deveria perguntar a estes pré-candidatos onde eles estavam nos anos anteriores e por que, só agora, apareceram prometendo transformar Aracaju e os demais municípios de Sergipe no paraíso. Abra o olho que essa turma é boa de conversa mole pra enganar os tolos. Só Jesus na causa!


Petista desinformado


Durante a assinatura da ordem de serviço para a construção da ponte entre Neópolis e Penedo, sábado passado, o senador Rogério Carvalho (PT) fez discurso condenando a Carmo Energy por ainda não ter honrado a última parcela pela compra do Campo Carmópolis. Diferente da afirmação do petista, a empresa depositou na conta da petrolífera, na última quarta-feira, os 298 milhões de dólares que restavam da dívida, portanto, quatro dias antes do inflamado discurso de Rogério. Justamente por isso, enquanto o senador petista falava, havia um zunzunzum no palanque chamando-o de desinformado. Misericórdia!


Garoto propaganda


As línguas ferinas andam espalhando pelas esquinas de Sergipe que nunca em tempo algum um político sergipano foi tão importante para o Pré-Caju quanto o ministro Márcio Macedo (PT). A repercussão em torno da lambança de três assessores dele, que brincaram a prévia carnavalescas bancados ilegalmente pelo erário, projetou nacionalmente o nosso carnaval fora de época. Aliás, se perder a boquinha no governo do amigo Lula da Silva (PT), é bem capaz de o ainda ministro Márcio Macedo ser contratado como garoto propaganda do Pré-Caju 2024. Crendeuspai!


Comments


bottom of page