top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza



Troca-troca


Sérgio Reis (PSD) foi empossado como deputado estadual em substituição a Jorginho Araújo (PSD), que se licenciou para reassumir a Secretaria Estadual da Casa Civil. Como primeiro suplente, Reis estava na Secretaria de Representação de Sergipe em Brasília, cargo que deverá ser ocupado pelo irmão dele e deputado federal Fábio Reis (PSD), que será substituído na Câmara pelo vereador aracajuano Nitinho Vitale (PSD). Essa última mudança visou abortar, sem traumas, a pré-candidatura de Vitale à Prefeitura de Aracaju. Danôsse! 


Governador de Sergipe e chamado de festeiro miserável


Indignado com a precária situação dos hospitais públicos de Sergipe, o sindicalista Professor Dudu criticou duramente o governador Fábio Mitidieri (PSD), a quem chamou de “festeiro miserável”. A revolta do educador é fruto da forma negligente como a sogra dele foi tratada na rede hospitalar do estado, onde permaneceu jogada em enfermarias lotadas, até morrer sem um diagnóstico conclusivo. Dona Anita faleceu no Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE) “pedindo socorro, em um salão quente, com moscas em cima dos pacientes e macas coladas umas nas outras”. Dudu também lamentou que profissionais da saúde aceitem trabalhar no purgatório e não denunciem a forma desumana como os doentes são tratados. Após perguntar cadê o Ministério Público outrora tão valente, o professor questiona se “o governador do plano de saúde privado já entrou no HUSE, verdadeiro depósito de pacientes”. O sindicalista prossegue afirmando que, tal qual a Divina Comédia, obra escrita por Dante Alighieri, o Hospital de Urgência também possui purgatório e inferno. Enquanto isso, concluiu Dudu, “o governador festeiro anda de dente aberto fazendo selfies nas festas e nas atividades políticas de campanha”. Home vôte! 


Juntos para sempre


Perde tempo quem aposta no rompimento político do prefeito de Itabaiana, Adailton Sousa (PL), com o ex-gestor Valmir de Francisquinho (PL), que o colocou na política. Após uma série de disse-me-disse sobre tal hipótese, Adailton colocou tudo em pratos limpos: “Esclarecendo rumores: não há, e nunca haverá, rompimento entre mim e o ex-prefeito Valmir de Francisquinho. Nossa parceria é sólida, fundamentada na gratidão e no compromisso com Itabaiana. Fofocas e especulações não abalarão a nossa amizade", escreveu nas redes sociais. Arre égua!



A educação agradece


O presidente Lula da Silva (PT) sancionou a Lei que cria a Política Nacional de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares. Fruto de projeto apresentado pelo senador Alessandro Vieira (MDB), a legislação garante apoio à saúde mental de estudantes, professores, funcionários, pais e responsáveis. Segundo o emedebista, esta iniciativa facilitará o acesso a cuidados psicológicos, unindo saúde, educação e assistência social. Vieira participou da cerimônia de sanção da lei, realizada no Palácio do Planalto. Então, tá!


Grana a mais


A Prefeitura de Laranjeiras anunciou o reajuste salarial para os servidores municipais. Aos professores, o município pagará o valor atualizado do piso nacional do magistério, acrescido do retroativo de 2022 e 2023. Quem recebe um salário mínimo será contemplado com um valor adicional de R$ 150. Para a maioria dos funcionários que ganha acima do mínimo, o reajuste será de 22%, retroativo a setembro passado. Segundo o prefeito Juca de Bala (MDB), este reajuste é resultado de muita análise técnica, compromisso e esforço, “já que nunca atrasamos a folha salarial, ao contrário de outras gestões que deixaram tudo para a nossa pagar”, frisou. Aff Maria!


Conversa fiada


Tem radialista dizendo por aí, em alto e bom som, que quem conseguiu a ponte Neopólis-Penedo foi o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD). Ora, todo mundo está cansado de saber que a obra a ser edificada sobre o Rio São Francisco é projeto do governo federal e a sua construção ocorrerá muito pela força política do ministro dos Transportes e ex-governador de Alagoas, Renan Filho (MDB). Ao propagar o contrário, o comunicador pecou por inexperiência ou exagerou na bajulação a Mitidieri. Marminino!


Obra autorizada


O senador Laércio Oliveira (PP) participou, ontem, da solenidade de assinatura da ordem de serviço para a revitalização do loteamento Veneza II, em Aracaju. A obra da Prefeitura contempla 12 ruas, inclui a instalação de redes de drenagem, esgotamento sanitário e pavimentação. Este empreendimento faz parte do projeto 'Aracaju Cidade do Futuro', financiado graças ao empréstimo de R$ 500 milhões conseguido pela gestão municipal junto ao “Banco dos Brics”. Ressalte-se que o relatório propondo a aprovação do financiamento à capital sergipana foi de autoria do senador Laércio Oliveira. Ah, bom!


Agora vai!


E o Democracia Cristã vai apoiar o pré-candidato a prefeito da Barra dos Coqueiros, Danilo Segundo (PT). O acordo foi fechado durante reunião entre o mandachuva do DC em Sergipe, Airton Costa, e Lurian Lula (PT), que vem a ser esposa de Segundo. Tomara que este apoio da legenda comandada por José Maria Eymael, eterno postulante a presidente da República, renda mais votos a Danilo do que tiveram os últimos candidatos do DC no estado. Em 2020, o delegado de polícia Paulo Márcio disputou a Prefeitura de Aracaju pela sigla e obteve apenas 0,24% dos votos. Já em 2022, Cláudio Médico Geriatra concorreu ao governo de Sergipe e foi votado por ínfimo 0,35% do eleitorado. Crendeuspai!


De olho na saúde


O Hospital Regional de Itabaiana foi visitado, ontem, pelos deputados estaduais Marcos Oliveira (PL), Georgeo Passos (Cidadania), Linda Brasil (Psol) e Paulo Júnior (PV). Os quatro oposicionistas foram apurar denúncias feitas pela população e por funcionários terceirizados. Segundo Linda, foram flagrados vários problemas na unidade, como destaque para a superlotação e o atraso de salários. Ao final da visita, o deputado Marcos reconheceu que “essa postura ativa e atuante incomoda gente poderosa, assim como os meninos de recado”. Misericórdia!

Comments


bottom of page