top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza

Pulando a cerca


O MDB está preparando um evento de pompa para a filiação da delegada de polícia Danielle Garcia. A fidalga vai trocar o Podemos pela legenda emedebista, visando se cacifar para disputar a Prefeitura de Aracaju. E ela já chega assumindo o diretório do partido na capital sergipana. Danielle foi candidata a prefeita de Aracaju em 2020 e disputou uma cadeira no Senado em 2022. Não logrou êxito em nenhum dos dois pleitos, porém foi muito bem votada pelos aracajuanos. Há quem garanta, no entanto, que o MDB pretende mesmo é indicá-la como candidata a vice-prefeita na chapa governista. Crendeuspai!


Quer ser prefeito


O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) está de olho na Prefeitura de Ribeirópolis, município que já foi administrado por vários familiares dele. O parlamentar ainda não bateu o martelo, pois prefere conversar com todos que compõem seu grupo político: “Se for uma vontade de todos, terei orgulho em assumir essa missão”, afirma o cidadanista. As mas línguas andam espalhando pelas esquinas de Sergipe que os governistas estão torcendo pela candidatura e a eleição de Georgeo, visando se verem livre de sua competente atuação na Assembleia como oposição ao governo Mitidieri. Arre égua!


Risco de naufrágio


Políticos e analistas têm alertado para o risco de o grande número de pré-candidatos a prefeito de Aracaju na canoa governistas possa naufragar a embarcação. Os mais comedidos, porém, acreditam que com o andar da carroça as abóboras se ajeitam, formando um consenso em torno do escolhido para disputar a prefeitura da capital sergipana. Os partidários dessa última tendência apostam que, ao fim e ao cabo, os que se anunciam como pré-candidatos acatarão o nome abençoado pelo governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD). Aguardemos, portanto!


Circo sem pão


O governo de Sergipe prometeu pão e está entregando circo. Desde o começo deste mês que o pagode come solto no interior do estado. Itaporanga foi o primeiro município a receber o badalado Verão Sergipe. Neste final de semana, o oba oba oficial chegou em Pacatuba e, até fevereiro, o circo será montado em Canindé, Estância e Pirambu. Enquanto o governador Fábio Mitidieri (PSD) comanda a animada folia, milhares de miseráveis aguardam famintos o prometido “Prato do Povo”, programa que já deveria estar fornecendo 75 mil refeições mensais. Tomara que antes dos festejos juninos o anunciado pão chegue aos desafortunados pela sorte. Só Jesus na causa!


Pê de picaretagem


Boa parte da classe política continua achando que o povo é bobo. Tomara que nas eleições municipais deste ano os eleitores expurguem da vida pública pês indigestos como os de picaretas, pilantras, propineiros, pirata, punguista, etcétera e tal. Estes maus políticos, bandidos por excelência, estão em todos os partidos e vão querer se reeleger prefeitos e vereadores para continuar roubando os recursos da saúde, da educação e da segurança pública. Portanto, para melhorar a gestão dos municípios é preciso primeiro mandar este punhado de patifes plantar batatas. Danôsse!


Suspeita de transfobia


A deputada estadual Linda Brasil (Cidadania) quer uma investigação sobre a possível prática de transfobia institucional no caso envolvendo um motorista de aplicativo e três travestis. Segundo a cidadanista, é preciso explicar à sociedade o que ocorreu, de forma séria e sem sensacionalismos. Linda afirma que o caso em tela chama a atenção para a maneira como o delegado de polícia André David e alguns veículos de comunicação podem contribuir para perpetuar a violência contra trans e travestis. “Vamos buscar respostas junto à Secretaria de Segurança Pública, à Corregedoria da Polícia Civil e ao Ministério Público”, discursa a deputada. Cruz, credo!


Conhecido por justiceiro


Coordenador estadual da Rede Nacional de Operadores de Segurança Pública LGBTQIA+, o delegado Mário Leony, condenou a forma como o colega dele André David tratou a briga entre um motorista de aplicativo e três travestis no centro de Aracaju. Segundo o policial, a divulgação desvirtuada do vídeo sobre a confusão gerou uma onda de manifestações de ódio e de conho transfóbico e racista. Leony também lamentou a maneira como David tratou do caso, mandando recado às travestis que se elas não se apresentassem à delegacia ele iria caça-las na madrugada: “Isso pode ser entendido como uma ameaça, em razão dele ser notoriamente conhecido como um justiceiro”, fuzila. Misericórdia!


Nova morada


O ex-deputado federal Valadares Filho agendou para o próximo dia 7, em Brasília, a solenidade para marcar a sua filiação ao Solidariedade. Independente da festança, o distinto já assumiu a presidência da legenda em Sergipe e promete reestruturá-la a tempo para as eleições deste ano. Em março, Vavavinho vai promover um grande evento em Aracaju para registrar a mudança de mãos do Solidariedade e homologar novas filiações tanto na capital quanto no interior do estado. Os Valadares bandearam-se para um novo partido após terem sido despejados do PSB, sigla que comandaram por quase 30 anos. Ah, bom!


Orai por eles


Plagiando as colunistas sociais, os políticos de A a Z deram com os costados na cidade de Maruim para prestigiar a procissão em louvor a Senhos dos Passos, padroeiro daquele município sergipano. Muitos pediram ao santo para serem eleitos agora em 2024, enquanto outros rezaram pelo sucesso dos governos que apoiam. Como sempre acontece nestes eventos religiosos, os políticos não tiraram um olho da imagem de Nosso Senhor dos Passos e o outro dos fieis eleitores. Amém!


Comments


bottom of page