top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza



Marré deci


A campanha eleitoral deste ano terá dois tipos de candidatos: os contemplados pelo bilionário Fundo Eleitoral e aqueles que não terão direito a qualquer centavo dos R$ 4,9 bilhões. É que os partidos vão usar essa fortuna para custear postulantes com potencial de votos. Portanto, os candidatos de segunda classe terão que se virar nos trinta para levar suas mensagens aos eleitores. Os indigitados relegados ao segundo plano não terão a quem reclamar, pois a resolução da Justiça Eleitoral não deixa dúvida de que os quase R$ 5 bilhões dos contribuintes serão rateados a critérios dos partidos.  Home vôte!


Transfobia mata


Sergipe não registrou nenhuma morte violenta de pessoa LGBTQIA+ em 2023. De acordo com levantamento feito pelo Grupo Gay Bahia (GGB), no ano passado, foram assassinados no Brasil 257 travestis e transgêneros, gays, lésbicas e bissexuais. O estado que registrou mais mortes foi São Paulo (34), seguido de Minas Gerais (30), Rio de Janeiro (28) e Bahia (22). O estudo admite, ainda, um índice de subnotificação, já que muitas vezes é omitida a orientação sexual ou identidade em tais publicações fúnebres. Só Jesus na causa!


Delegado criticado


O Coletivo LGBTQIA+ da CUT/Sergipe repudiou a atitude do delegado de polícia André David ao comentar e conceder entrevistas sobre uma briga entre transvestis e um motorista de aplicativo. A nota dos cutistas suspeita que o policial “achou oportuno usar esta situação de violência para engajar sua rede social fazer uma espécie de propaganda transfóbica”. O coletivo critica o fato de David negar a identidade de gênero das envolvidas, fazer prejulgamento antes do início da investigação e conceder entrevistas onde externou a “sua transfobia, numa espécie de campanha publicitária homofóbica”. Crendeuspai!


Nova morada


Pré-candidato a prefeito de Nossa Senhora das Dores, o ex-senador Almeida Lima acaba de se filiar ao Republicanos. “É um imenso prazer recepcionar em nossas fileiras um homem público com uma trajetória tão vasta quanto a de Almeida Lima”, discursou o mandachuva da legenda em Sergipe, deputado federal Gustinho Ribeiro. A última empreitada eleitoral de Almeidinha foi em 2020, quando tentou se eleger prefeito de Aracaju. Teve minguado 572 votos, sendo o terceiro menos votado daquela disputa. De 1978 pra cá, o novo integrante do Republicanos já se filiou a seis partidos, sendo que o último foi o inexpressivo PRTB. Aff Maria!


Luto


O corpo do médico José Carlos Pinheiro será sepultado, às 11 horas de hoje, no Cemitério Colina da Saudade, em Aracaju, onde ocorre o velório. Ele morreu na última segunda-feira, no Hospital Albert Eistein, em São Paulo, onde se tratava de um câncer. Com 78 anos de idade, o médico deixa esposa e quatro filhos. Durante muitos anos, Pinheiro dirigiu a Associação Aracajuana de Beneficência e foi diretor geral do Hospital e Maternidade Santa Isabel. Também presidiu o Ipesaúde no governo de Albano Franco. Nossos sentimentos à família!


Missão dificílima


O senador Alessandro Vieira (MDB) confirmou que disputará a reeleição em 2026. Tomara que o ilustre consiga uma melhor performance do que em 2020, quando concorreu ao governo de Sergipe e obteve minguados 82.495 votos, bem menos do que os 338.796 e 294.936 sufrágios obtidos, respectivamente, pelos candidatos Rogério Carvalho (PT) e Fábio Mitidieri (PSD). Certamente, Alessandro não pensa em repetir a façanha de 2018, quando teve exagerados 474.449 votos, 9.53% a mais do que Rogério, o segundo mais votado daquele pleito. Marminino!


Não há pressa

Apesar da movimentação exibida pelos pré-candidatos às prefeituras e câmaras municipais de Sergipe, nenhum deles deve colocar o carro na frente dos bois. Vão esperar o momento certo para se lançar na disputa eleitoral. Todos sabem que qualquer passo em falso pode colocar tudo a perder. Diante disso, os futuros postulantes a cargos públicos vão mantendo contatos com as lideranças de seus municípios, avaliando as ações dos concorrentes e, naturalmente, “plantando” notinhas favoráveis a eles na imprensa. Em outras palavras: estão cozinhando o galo em fogo baixo. Arre égua!


Posse no TRE


Está agendada para a próxima sexta-feira, a posse do advogado Cristiano Cabral como juiz membro do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe. Comandado pela presidente do TRE, desembargadora Elvira Maria de Almeida Silva, o ato acontecerá, às 9 horas, no auditório do Tribunal, em Aracaju. O ilustre foi nomeado para a função pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O novo magistrado é advogado desde 1999, com atuação em Sergipe, Alagoas e Bahia. Especializado em processo civil e em direito tributário pela Fundação Getúlio Vargas, Cristiano Cabral foi conselheiro da OAB/SE por dois mandatos. Boa sorte, na nova empreitada!


Boca de siri


Por que será que, agora em 2024, o deputado federal João Daniel e o advogado Danilo Segundo - ambos do PT - fizeram boca de siri sobre a participação do cantor Netinho no bloco carnavalesco “Por Amor ao Iate”? No ano passado, os dois fizeram o maior barulho até conseguirem impedir que o artista baiano puxasse o tradicional bloco iatiano. Daniel e Danilo alegaram que os aracajuanos não poderiam participar de uma festa animada por alguém que patrocinou os atos terroristas de 8 de janeiro, em Brasília. Diante do silencio de ambos, já tem gente suspeitando que eles vão desfilar no bloco do Iate. Danôsse!

Commentaires


bottom of page