top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza



Abraço de urso


Por debaixo dos panos, alguns governistas fazem duras críticas ao prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), numa demonstração que não fecharão com Luiz Roberto (PDT), pré-candidato preferido do alcaide. Enganam-se, porém, os muy amigos do pedetista se pensam que o distinto deixará barato esses ataques. Caso seja escanteado com seu pupilo pelos governistas, Edvaldo subirá nos tamancos e rodará a baiana, cuspindo cobras e lagartos contra aqueles que, enquanto lhe dão abraços de urso, articulam para apunhalá-lo pelas costas. Home vôte!


Vítimas de arapongas


Os senadores Rogério Carvalho (PT) e Alessandro Vieira (MDB) estão entre os milhares de brasileiros que foram espionados pelos arapongas da Abin paralela montada no governo Bolsonaro (PL). Ao ficar sabendo que foi “grampeado” pelos “X-9” o petista disse esperar que se adotem medidas punitivas para que essas práticas autoritária e arbitrária não se repitam. Aliás, durante a CPI da Covid-19, Carvalho foi informado que um milico teria estado em Aracaju investigando o seu passado político. Já emedebista não se surpreendeu com a arapongagem: “A independência incomoda muito quem é autoritário”, fuzilou. Crendeuspai!


Discurso fake


Muitos governistas estão tiriricas de raiva com a deputada estadual Linda Brasil (Psol). Tudo porque a distinta disse que o discurso feito pelo governador Fábio Mitidieri (PSD), semana passada, na Assembleia estava recheado de mentiras. Segundo Linda, ao contrário do que afirmou o pedessista, o governo dele não consegue resolver questões básicas, como acabar com a longa espera de quem precisa tirar uma carteira de identidade. “Pode estar tudo perfeito para os empresários, para o agrupamento político dele, para a elite sergipana. Para o povo, que tanto precisa da atenção do governo, a realidade é outra”, fustigou a deputada. Misericórda!


Volta às aulas


As aulas da rede municipal de ensino de Aracaju foram iniciadas hoje. Com mais de 31 mil matrículas confirmadas, os alunos das 79 escolas da rede iniciam o ano de estudos após cerca de um mês de férias. No primeiro dia, a Secretaria Municipal da Educação realiza uma aula inaugural para alunos de quatro escolas no Teatro Tobias Barreto. Neste evento a Prefeitura iniciará a distribuição dos kits pedagógicos, contendo materiais escolares e fardamento, e lançará um grande pacote de tecnologia educacional para a rede municipal de ensino, que inclui notebooks para os estudantes. Então, tá!


Festa das caretas


O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) se divertiu a valer na Festa das Caretas de Ribeirópolis, tradicional cortejo carnavalesco daquele município sergipano. Nessa brincadeira, homens, mulheres, idosos e crianças saem pelas ruas da cidade usando máscaras. Uma banda de pífano acompanha o cortejo, fazendo a alegria dos foliões. Segundo Georgeo, é alegria, mela-mela e tradição. Tudo numa só folia. Supimpa!


Abaixo a violência


Lamentáveis as cenas de selvageria promovidas pelas torcidas organizadas, ontem, na Grande Aracaju. Num domingo de clássico no Batistão entre Sergipe e Confiança o que se viu foi pancadaria, com torcedores feridos gravemente. Não se pode culpar o trabalho da Polícia, que se preparou por vários dias para atuar antes, durante e depois do jogo. Os grandes culpados são os líderes dessas torcidas organizadas. Ou seriam organizações criminosas? Tomara que os dirigentes dos clubes não acobertem os marginais infiltrados entre os torcedores e que os culpados pela violência de ontem sejam punidos com o rigor da lei. Só Jesus na causa!


Graham Bell falso


A bandidagem tem infernizado a vida do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT). Há mais de um mês, os mequetrefes vêm utilizando o nome e a foto dele no WhatSapp para pedir dinheiro. O pedetista apelou pelas redes sociais que as pessoas fiquem atentas aos golpes, principalmente a quem se passando por ele faz ligações telefônicas: “Por favor, bloqueiem e denunciem este número da imagem para que isto pare de acontecer”, solicita Nogueira. Então, tá!


Esperando a janela


Faltando menos de um mês para a abertura da janela partidária, que permite a troca de legendas, é grande a movimentação daqueles que desejam disputar as eleições deste ano por outros partidos. Muitos estão insatisfeitos nos atuais endereços políticos, enquanto outros querem pular a cerca para aumentar as chances de reeleição. Nesse movimento silencioso, também há os que pretendem se apropriar de siglas bem organizadas e endinheiradas. Portanto, até a abertura da janela partidária assistiremos muito empurra-empurra, golpes baixos e decepções, pois quem é fraco não sobrevive nesse jogo, muitas vezes desleal, da política partidária. Misericórdia!


Cadê as pesquisas?


Já perceberam como os políticos e seus puxa-sacos deixaram de divulgar pesquisas de intenção de votos em Sergipe? Até o final de 2023, era uma consulta atrás de outra, porém desde que passou a ser exigido o registro do levantamento na Justiça Eleitoral, ninguém falou mais no assunto. Isso significa dizer que a maioria das pesquisas publicadas antes da exigência de registro no TRE não passava de malandragem para enganar os bobos. Portanto, vamos aguardar as consultas registradas pra ver se batem com as divulgadas anteriormente. Danôsse!


O PSD do governador é coadjuvante em Aracaju


Diferente de partidos como o PT, PDT e Psol, que são fortes em Aracaju, o PSD do governador Fábio Mitidieri tem menor expressão na capital sergipana, muito pelo fato de as suas principais lideranças possuírem maior força política no interior. Formado por caciques interioranos ou por políticos apoiados por estes, o PSD não tem nomes com força eleitoral para disputar a cadeira ocupada hoje pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PDT). Essa situação força o partido a apoiar um postulante do PDT ou do União Brasil. No máximo, a legenda de Mitidieri pode apresentar um candidato a vice, isso se os governistas conseguirem chegar a um consenso em torno da chapa majoritária. Em outras palavras: caso o PDT ou o União rompam com a coligação, o PSD estará no mato sem cachorro, pois não possui um nome com força política na capital para enfrentar Luiz Roberto (PDT) ou Yandra de André (União). É muito pelo fato de o PSD ser coadjuvante em Aracaju que o governador e demais lideranças pedessistas têm feito das tripas coração para manter o grupo unido na campanha eleitoral que se avizinha. Do contrário, a vaca vai pro brejo. Marminino!




Comentarios


bottom of page