top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza

Mitidieri faz afagos aos Reis e deixa os Ribeiros desconfiados


Os afagos feitos pelo governador Fábio Mitidieri (PSD) aos irmãos Fábio e Sérgio Reis – ambos do PSD – colocou uma pulga atrás das orelhas dos Ribeiro. Primeiro o governo presenteou com uma cadeira na Assembleia o primeiro suplente Sérgio Reis e depois nomeou o seu xará para a Secretaria de Representação de Sergipe em Brasília. Esse movimento político visou claramente fortalecer a pré-campanha a prefeito de Lagarto do agora deputado estadual. Como auxiliar direto do governador, Fábio Reis também terá a máquina estadual a favor do projeto político do irmão. Do outro lado, os Ribeiro acompanham tudo desconfiados, pois temem que Mitidieri já tenha se definido politicamente naquele município. Com um deputado federal, outra estadual e uma cadeira de conselheiro no Tribunal de Contas de Sergipe, além da Prefeitura de Lagarto, os Ribeiro vão permanecer em silêncio, porém se perceberem que os adversários estão sendo mais privilegiados do que eles, podem chutar o pau da barraca e desconvidar o governador a subir no palanque que montarão no município agora em 2024. Home vôte!


De olho no gás


O governador Fábio Mitidieri (PSD) esteve com o embaixador da Índia no Brasil, Shir Surech Reddy. Segundo o pessedista, os indianos podem processar em Sergipe o refino do petróleo a ser extraído no litoral sergipano. Também se discutiu sobre a implantação de uma unidade de fertilizantes nitrogenados, o que demanda grande consumo do gás natural. Shir Surech Reddy disse a Mitidieri que a Índia está em franca expansão, com um PIB crescente, e pretende estabelecer parcerias em outros continentes visando e diversificar a sua atuação. Ah, bom!


O sucesso do Rondon


O Ministério da Defesa festejou os bons resultados obtidos pelo Projeto Rondon, realizado em Sergipe de 8 de janeiro a 4 deste mês. No estado, foram atendidos pelos rondonistas os moradores de Areia Branca, Campo do Brito, Cedro de São João, Cumbe, Divina Pastora, Frei Paulo, Graccho Cardoso, Itabi, Malhada dos Bois, Moita Bonita, São Francisco e Tomar do Geru. Este ano, o foco do projeto incluiu temas vitais como sustentabilidade e assistência social, atendendo a comunidade através de oficinas em cultura, educação, gastronomia, primeiros socorros e promoção da saúde. Supimpa!


Prevenção de acidentes


O superintendente da Polícia Rodoviária Federal em Sergipe, Vladimir Hilário, visitou o presidente da Assembleia, deputado Jeferson Andrade (PSD). Na pauta, destaque para as ações educativas voltadas à prevenção de acidentes nas rodovias que cortam o estado. “Alguns projetos vão ser retornados, como a divulgação pela TV Alese e por nossa Agência de Notícias das ações educativas desenvolvidas pela PRF”, explicou Andrade. Segundo Vladimir, o foco dessa parceria é estimular a prevenção de acidentes de trânsito e diminuir as taxas de mortalidade. Então, tá!


Transparência na tora


A Justiça acatou o mandado de segurança impetrado pelo deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) visando obrigar o governo Mitidieri a fornecer informações sobre o Programa Sergipe é Aqui. Antes de bater à porta do Judiciário, o parlamentar enviou ofícios à Secretaria da Casa Civil, que lhe deu calado por resposta. Passos quer saber o número de pessoas atendidas pelo programa, quantos servidores trabalharam e valores gastos com deslocamento, alimentação e diárias, além do total das despesas com o “Sergipe é Aqui”. O governo terá que informar também quanto custou a viagem de um alegre comitiva à Irlanda. Misericórdia!


Posse confirmada


Será no próximo dia 21, a posse da juíza de Direito Simone de Oliveira Fraga como nova desembargadora do Tribunal de Justiça de Sergipe. A magistrada é titular da 3ª Vara Cível da Comarca de Aracaju e ascende ao 2º Grau pelo critério de merecimento. A nova vaga foi aberta no Pleno do TJ após aprovação da lei complementar 388, criando mais duas vagas para desembargador, passando assim a composição do Pleno do TJSE de 13 para 15 membros. A primeira já foi ocupada pelo magistrado João Hora, escolhido pelo critério de antiguidade. Legal!


Nas ondas do rádio


O senador Rogério Carvalho (PT) garante que o governador Fábio Mitidieri (PSDB), “um deputado estadual e uma prefeita” foram pedir ao ministro das Comunicações, Juscelino Filho, que não liberasse o funcionamento da rádio Mega/FM, de Capela. Segundo o petista, os três tentaram impedir a inauguração da emissora porque têm medo da liberdade de expressão. Aliás, ao ser questionando se sabia que a Mega/FM pertencia de fato a Rogério Carvalho, Mitidieri foi quase monossilábico: “Tá na boca do povo”. Arre égua!


Encontro de emedebistas


E quem deu com os costados no gabinete da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), foi a secretária estadual da Mulher, delegada Danielle Garcia (MDB). A fidalga estava a tiracolo do senador e presidente do MDB em Sergipe, Alessandro Vieira, que apresentou a nova emedebista como pré-candidata à Prefeitura de Aracaju. “Tivemos um excelente diálogo sobre construção política, o nosso partido e as eleições de 2024”, afirmou Vieira. Segundo as línguas ferinas, Danielle é a arma de Alessandro para barrar a pré-candidatura de Yandra de André (União) a prefeita da nossa Barbosópolis. Só Jesus na causa!


Lenin vive!


Para celebrar os 100 anos de Lenin, comemorados agora em 2024, o Afronte Sergipe vai promover o curso de extensão sobre o legado desse revolucionário comunista e teórico político russo, a partir das reflexões da obra “O estado e a revolução”. Agendado para 15 a 22 deste mês, no auditório da Adufs, o conclave visa aprofundar os estudos em torno dos clássicos da teoria marxista, discutir o significado histórico da revolução russa e resgatar a trajetória de intelectuais orgânicos da classe trabalhadora. O curso terá como facilitador o professor doutor Alexis de Jesus. O Afronte é um movimento antirracista, antifascista e anticapitalista. Aff Maria!


Roupa de ocasião


Petistas amicíssimo do governador Fábio Mitidieri (PSD), o deputado estadual Chico do Correio veste roupas de acordo com as ocasiões. Sempre que vai prestigiar solenidades promovidas pelo pessedista - adversário roxo do PT - o parlamentar traja geralmente roupa branca. Quando os encontros são com lideranças petistas ou aliados mais à esquerda, Chico não dispensa o vermelho. Esta semana, o distinto vestiu uma camisa vermelha e colocou uma gravata da mesma cor para visitar, em Brasília, os gabinetes do senador Rogerio Carvalho (PT) e de Eliane Aquino (PT), secretária de Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social. Crendeuspai!


Comments


bottom of page