top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza



Eleições na pauta


O novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Diógenes Barreto, vai se reunir com todos os 29 juízes responsáveis pelas zonas eleitorais visando discutir sobre as eleições municipais deste ano. Com posse marcada para a próxima sexta-feira, Diógenes pretende fazer a reunião em março, em data a ser definida juntamente com a Corregedoria. O magistrado, que comandará o pleito deste ano, está substituindo no TRE a desembargadora Elvira Maria de Almeida Silva. Ah, bom!


Em Aracaju, os partidos chegaram ao ano eleitoral batendo cabeças


Há muito tempo não se via em Aracaju tantos desencontros entre os partidos quanto neste ano eleitoral. As disputas internas pela vaga de candidato à prefeitura sempre existiram, contudo a presença de fortes lideranças nas legendas garantia que a lavagem de roupa suja não fosse pública como agora. Pras bandas do governo os partidos estão mais desunidos do que gato e rato, fato pode provocar um racha, com sérias consequências para as ainda distantes eleições de 2026. No grupamento petista as escaramuças entre os mandachuvas forçaram o partido a se socorrer com cristãos novos e sem qualquer expressão política. Na verdade, o PT caminha para registrar candidatura apenas para não perder a disputa por WO. No minúsculo Psol também há briga pelo direito de disputar a cadeira de prefeito da capital sergipana, enquanto o microscópico DC procura um candidato, tal qual se caça uma agulha no palheiro. A direita acena com o nome da vereadora Emília Corrêa (PRD), mas nem a própria sabe ainda se permanecerá no partido, além de não se dispor a discutir alianças com outros partidos. Inteligente, o aracajuano acompanha de camarote esse morde e assopra entre aliados políticos, enquanto aguarda as definições de candidaturas para votar na menos mal. Crendeuspai!


Roadshow da Sudene


A diretoria da Sudene está em Aracaju para apresentar ao setor produtivo de Sergipe oportunidades de benefícios fiscais e financiamentos subsidiados. Batizado de Roadshow, o evento visa debater projetos, recursos e desafios, visando incrementar a economia sergipana. O encontro acontecerá no Quality Hotel Aracaju. Os diretores da Sudene também se reunirão com o governador Fábio Mitidieri (PSD) e o prefeito da capital sergipana, Edvaldo Nogueira(PDT). Então, tá!


Que fedor!


Até quem elogia a bem conservada praia Treze de Julho, na zona sul de Aracaju, se incomoda com o forte mau cheiro do local. Provocado pelo lançamento de lixo e esgotos não tratados naquele poluído estuário, o fedor acentua-se quando a maré está baixa. Outro dia, um gaiato sugeriu que a Prefeitura distribuísse máscaras para aliviar a fedentina, que tanto incomoda os turistas e os desportistas que arriscam se exercitar naquele fedorento local. Misericórdia!


Fome de ideias


Após mais de um ano de gestão, o governo de Sergipe festeja o fato de poder distribuir uma ração diária a um punhado de miseráveis. Ontem, o governador Fábio Mitidieri (PSD) anunciou alegremente que o Estado ampliou de dois para cinco o número de municípios atendidos pelo “Prato do Povo”. O tal programa oferece apenas um copo de refresco e uma quentinha com os deserdados pela sorte. Com iniciativas como esta, a fome continuará fazendo morada em Sergipe. Para se ter ideia, o Mapa da Nova Pobreza, divulgado pela Fundação Getúlio Vargas, em 2023, revela que 48,17% da população sergipana têm renda domiciliar per capita até R$ 497,00 mensais. Uma miséria. Desconjuro!


Transporte de discórdia


Nem os deputados governistas concordam com a retirada do transporte-escolar para os estudantes da rede estadual que residem na zona rural de Socorro. Oposição e situação fizeram coro, ontem, na Assembleia contra a Secretaria Estadual da Educação que quer ver crianças e adolescentes tomando ônibus superlotados para chegarem às escolas. Enquanto isso, o governo, que propagandeia oferecer educação de primeiro mundo, tateia para desatar esse nó que vem afligindo pais e mães de famílias. Segundo a deputada Linda Brasil (Psol), essa crise do transporte-escolar “traduz o descompromisso do governo Mitidieri com a população mais pobre e vulnerável’. Home vôte!


Lero-lero político


Apenas o Partido Social Democrático (PSD) exibe propaganda partidária em rede nacional de rádio e televisão ao longo desta semana. As inserções do partido serão transmitidas na programação das emissoras na quinta-feira agora e no próximo sábado, entre 19h30 e 22h30. No total, a sigla terá 10 minutos de propaganda partidária na semana. Caso você não tenha paciência para ouvir tanto bolodório, desligue o rádio e a televisão. Só Jesus na causa!

Show de boatos


A proximidade da campanha eleitoral tem estimulado algumas pessoas a divulgarem informações falsas sobre os pré-candidatos a prefeito e vereador. Propagar fake news é expediente baixo, porém muito usado por determinador comunicadores e políticos visando desestabilizar os adversários, atrapalhar acordos em andamento e confundir os eleitores. Portanto, fique atento, pois o show de boatos está apenas começando. Até as eleições deste ano, uma série de informações desprovidas de quaisquer fundamentos será espalhada em Sergipe com o objetivo de engabelar os tolos. Quem viver verá!


Viola de boca


Enquanto Sergipe segue carregando a sua cruz, a classe política circula pelo estado prometendo mundos e fundos ao eleitorado. As lideranças políticas com ou sem mandatos se revezam nas promessas mirabolantes. Sem a menor cerimônia, dizem que a construção do imaginário Canal de Xingó são favas contadas, prometem aeroporto no interior, duplicação de rodovias estaduais, etcétera e tal. Ao anunciarem obras faraônicas, nossos políticos tentam esconder a incapacidade para encontrar alternativas que garantam o crescimento seguro e permanente de Sergipe. É como diz o ditado popular: viola de boca todo mundo toca. Marminino!


Ladeira abaixo


As fofoqueiras de plantão andam sugerindo que o ex-deputado federal Valadares Filho (Solidariedade) dispute uma cadeira de vereador de Aracaju. Segundo as danadinhas, seria uma forma de o fidalgo avaliar a sua performance eleitoral, pois há muito tempo Vavazinho não sabe o que é uma vitória nas urnas. Em 2012 e 2016, ele perdeu a disputa pela Prefeitura de Aracaju, respectivamente, para João Alves Filho (DEM) e Edvaldo Nogueira (PDT). Em 2018, tentou, sem sucesso, se eleger governador, tendo repetido o fracasso em 2020, quando se candidatou a vice-prefeito de Aracaju. Por último, perdeu a disputa para o Senado nas eleições de 2022. Quem sabe, Valadares Filho se elege vereador agora em 2024. Aff Maria!


Commentaires


bottom of page