top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza



A direita sonha em reconquistar a Prefeitura de Aracaju


Na oposição desde que em 2016 o saudoso João Alves Filho perdeu as eleições para Edvaldo Nogueira (PDT), a direita quer reconquistar a Prefeitura de Aracaju agora em 2024. Alguns nomes dessa corrente política já se insinuam como postulantes à cadeira ocupada hoje pelo reeleito pedetista. Os vereadores direitistas Fabiano Oliveira (PP) e Emília Corrêa (PRB) já botaram as cabeças de fora. Outros nomes da direita também prometem concorrer ao comando da capital sergipana, com destaque para a secretária estadual da Mulher, Danielle Garcia (MDB) e as deputadas federais Katarina Feitoza (PSD) e Yandra de André (União Brasil). O pai desta última parlamentar é quem articula o projeto dela e pode provocar um racha na base governista se a herdeira for preterida pelos partidos aliados. Como já ocorreu nas últimas eleições, o principal adversário dos direitistas é a desunião entre eles, que perdem força ao lançarem vários candidatos. Na espreita, os ditos partidos de esquerda torcem justamente por um rompimento da direita visando se fortalecer na disputa pela Prefeitura de Aracaju. Portanto, aguardemos pra saber quem vai com quem ao próximo baile eleitoral. Marminino!


De volta à Câmara


O médico e ex-vereador Doutor Gonzaga (PSD) está retornando à Câmara Municipal de Aracaju. O ex-parlamentar ocupará a vaga aberta por conta da cassação do vereador Zezinho do Bugio (PSB). O pessebista foi cassado pela Justiça Eleitoral por infidelidade partidária ao trocar de partido fora do período permitido. Já o vereador Bigode do Santa Maria (PSD), atualmente ocupando a vacância de Nitinho Vitale (PSD), que se afastou para substituir o deputado Fábio Reis (PSD) na Câmara Federal, passa a ser titular no parlamento aracajuano. Ah, bom!


Promessas vazias


Os pré-candidatos às prefeituras e câmaras municipais já começaram a distribuir promessas vazias a torto e a direito. São as primeiras de um turbilhão de palavras lançadas ao vento para engabelar os incautos. Ao eleitor, cabe rechaçar as propostas inviáveis e negar o voto aos demagogos. Para eleger políticos comprometidos com as aspirações coletivas, é fundamental considerar o passado do candidato, sua conduta moral e ética e, se já exerce algum cargo político, conhecer a atuação dele. Cabe ao cidadão dizer não aos fazedores de promessas vãs. Arre égua!


Quem te viu


Hoje governistas de quatro costados, o senador Alessandro Vieira (MDB) e a secretaria estadual da Mulher, Danielle Garcia (MDB), já foram críticos duros do governador Fábio Mitidieri (PSD). Na campanha eleitoral passada, o emedebista alardeava que o plano de governo de líder pedessista repetia as mesmas propostas feitas por Belivaldo Chagas (PSD) na campanha de 2018: “O grupo volta a usar a palavra ‘avançar’ no slogan, mas está há anos no poder e não fez o que tinha que ser feito”, fustigava Vieira. Já Danielle repetia em 2021 que o seu objetivo era “libertar o povo das mãos do atual grupo político. Somos oposição e vamos para a eleição contra o grupo de Belivaldo Chagas, Edvaldo Nogueira, Jackson Barreto e André Moura. Precisamos libertar nosso Estado do atraso”. Misericórdia!


Hospital visitado


A bancada da oposição foi ver de perto qual o estágio em que se encontra o Hospital de Amor, em Lagarto. Os deputados estaduais Georgeo Passos (Cidadania), Paulo Júnior (PV), Marcos Oliveira (PL) e Linda Brasil (Psol) ficaram impressionados com a grandiosidade da obra. Também lamentaram o fato de o governo de Sergipe não contribuir para que os sergipanos se beneficiem o quanto antes da moderna estrutura oferecida por aquela unidade hospitalar. Na comitiva que visitou o hospital, foram sentidas as ausências dos deputados oposicionistas Ibrain Monteiro (PV) e Chico do Correio (PT). Aff Maria!


Sessão por Aracaju


Os 169 anos de Aracaju, comemorados no próximo dia 17, terão uma sessão solene na Câmara Federal. A proposta é de autoria do deputado federal Nitinho Vitalle (PSD): “O brasileiro precisa conhecer, se apropriar e se apaixonar por este grande patrimônio cultural e histórico que é a nossa capital. Vamos levar a história de Aracaju para o centro do Poder do país", afirma o parlamentar. Satisfeito com a aprovação de seu requerimento pela Mesa Diretora do Legislativo, Nitinho disse que o seu objetivo com a iniciativa é nacionalizar o orgulho de Aracaju. Supimpa!


A desilusão do eleitor


O elevado número de cidadãos que votam nulo, em branco ou simplesmente se abstêm, reflete o desinteresse de parte da população pelas propostas dos candidatos a cargos eletivos. São vários os motivos que levam o suplicante a trocar a obrigação cívica por uma ensolarada praia. O principal deles é o comportamento da maioria dos políticos, envolvidos em escândalos de toda ordem. Tomara que este desinteresse do eleitorado pelas urnas force os partidos a repensarem a forma de fazer política, priorizando a seriedade tão reclamada pelo cidadão de bem. Danôsse!


A dúvida na janela


Os políticos só têm do próximo dia 7 até 5 de abril para trocar de legenda sem o risco de cometer infidelidade partidária. A previsão é que um número considerável de parlamentares use a janela partidária, porém a maioria enfrenta uma dúvida atroz: qual a melhor legenda para garantir a reeleição? Este dilema afeta boa parte dos vereadores de Aracaju. Segundo a jornalista Rita Oliveira, ao menos 10 deles devem pular a cerca pras bandas de outros partidos. E se depois de mudar de sigla o suplicante se arrepender? Aí já era! O problema é que, indeciso ou não, o indigitado terá que mudar de partido até o dia 5 de abril ou permanecer onde está pra ver como é que fica. Crendeuspai!


Amor bandido


Cuidado com o “golpe do amor” ou “golpe Don Juan”, em que mulheres são induzidas a fazer depósitos em troca de presentes supostamente retidos no aeroporto. Segundo a Receita Federal, os criminosos criam perfis falsos nas redes sociais, se passando por estrangeiros em boas condições financeiras. Após envolverem emocionalmente a vítima, pedem que ela deposite dinheiro em contas para que possa resgatar falsos presentes enviados por eles e, supostamente, retidos pela Receita no aeroporto. Cruz credo!


PP em festa


O Partido Progressista realiza, hoje, um concorrido evento para homologar as fichas dos novos filiados, principalmente daqueles que pretendem disputar as eleições municipais deste ano. De acordo com o presidente do PP em Sergipe, senador Laércio Oliveira, já confirmaram presenças no evento político, entre outros, o presidente nacional do partido, senador Ciro Nogueira, a senadora pepista Tereza Cristina e o presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira. A festa de filiação está programada para às 16 horas, no Centro de Convenções de Aracaju. Então, tá!


A vez do lobo


Está chegando a hora de o lobo guará, aquele que aparece na cédula de R$ 200, fazer a sua parte nas eleições municipais. Durante a campanha eleitoral que se avizinha, milhares de notas ilustradas com a imagem do mamífero carnívoro viajarão em malas pretas com o objetivo de mudar votos para prefeituras e câmaras de vereadores. Nos pleitos passados, a queridinha dos cabos eleitorais era a onça, presente na cédulas de R$ 50. Em menor volume, ela também será usada na compra de votos agora em 2024. Claro que o Ministério Público e a Polícia vão tentar impedir a circulação das malas pretas, porém como dinheiro não fala, boa parte chegará ao destino, influenciando criminosamente no resultado das eleições. Só Jesus na causa!


Tarde de autógrafos


O livro “Professora Ana Lúcia, a trajetória de uma intelectual orgânica: múltiplos olhares” será lançado, às 16 horas de hoje, na Praça Tobias Barreto, em Aracaju. Não será um simples lançamento: como a trajetória da professora e ex-deputada estadual tem sido marcada pela luta nos campos sindical, social e cultural, a chegada do livro em homenagem à educadora também envolverá a cultura e os saberes sergipanos. Os textos que compõem o livro foram escritos por pessoas que vivenciaram junto da professora Ana Lúcia momentos marcantes, decisivos e históricos, das lutas travadas. Prestigie!

Comments


bottom of page