top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza

O silêncio feminino só estimula a violência contra as mulheres


É deveras preocupante o ensurdecedor silêncio de boa parte das mulheres sobre o crescente número de casos de violência doméstica, de estupros e de feminicídios ocorridos em Sergipe. Agora mesmo estamos assistindo um desesperado pedido de justiça feito por uma advogada, que garante ter sido estuprada por um colega de profissão. Diferente do que tem dito a OAB, a causídica afirma que foi largada à própria sorte. Que horror! Por outro lado, ainda repercutem as denúncias de violência doméstica prestadas à Polícia pelas esposas do meteorologista Overland Amaral e do secretário estadual de Turismo, Marcos Franco (MDB). Apesar da gravidade destas acusações, a maioria das mulheres que ocupam postos de destaque no estado se manteve de boca fechada. Por que - com raras exceções - deputadas estaduais e federais, vereadoras, secretárias de estado, etcétera e tal estão de boca fechada? Será por acreditarem que “em briga de marido e mulher não se mete a colher”? Este estranho silêncio só estimula os covardes a continuarem praticando violência doméstica, cometendo estupros e feminicídios. É preciso ter em mente que não bastam apenas as leis para reduzir a violência, pois os mequetrefes acham que agredir, estuprar e matar é um direito deles. Decididamente, não é? Portanto, urge propagar, em alto e bom som, que uma vida sem violência é direito de todas as mulheres. Só Jesus na causa!


Sergipe de fora


Nenhuma escola pública de Sergipe foi contemplada até agora com chips para acesso à internet. O programa Internet Brasil, dos Ministérios das Comunicações e da Educação, atende alunos da educação básica da rede pública de ensino e que são de famílias inscritas no CadÚnico. A iniciativa visa proporcionar o acesso à informação de forma mais democrática, contribuindo com a retenção escolar e favorecendo a implementação de outros formatos de ensino. No Nordeste já foram beneficiados com a distribuição dos chips os estados da Bahia, Rio Grande do Norte, Maranhão, Pernambuco e Paraíba. Aff Maria!


Bateu em retirada


A família Mendonça não participará das eleições deste ano em Itabaiana. Numa entrevista à uma rádio daquela cidade, a ex-deputada estadual Maria Mendonça (PDT) disse que a decisão foi tomada após uma cuidadosa reflexão e foi motivada por uma série de questões, desde problemas de saúde até a constatação da falta de estrutura adequada para uma campanha eleitoral. Os pré-candidatos do grupo à Câmara de Vereadores foram liberados para buscar novos caminhos políticos. Crendeuspai!


Encontro de delegados


Delegados de polícia por formação, o senador Alessandro Vieira (MDB), a deputada federal Katarina Feitoza (PSD) e a secretária estadual da Mulher Danielle Garcia (MDB) se reuniram, ontem, em Brasília. Apesar da profissão do trio, certamente o assunto discutido não girou em torno da segurança pública, mas sobre política, particularmente as eleições em Aracaju. As duas fidalgas são pré-candidatas à Prefeitura da nossa Barbosópolis e concorrem no agrupamento governistas com outros pretendentes à cadeira de prefeito. Tomara que o time chegue a um acordo pacífico, sob pena de rachar o grupo e facilitar a vitória da oposição. Marminino!


Eleitorado duvidoso


O Tribunal Superior Eleitoral deve julgar pedido de revisão do eleitorado de Laranjeiras. A dúvida sobre o real número de votantes naquele município foi levantada pelo PP. Em documento apresentado ao Tribunal Regional Eleitoral, o partido informa que a população do município em 2022 era de 23.975 habitantes (estimativa do IBGE), enquanto o número de eleitores era de 22.164. Ontem, o TRE aprovou o encaminhamento da questão para o TSE a quem caberá decidir se será feita a revisão eleitoral em Laranjeiras. Aguardemos, portanto!


Mutirão oficial


O governo de Sergipe promove, hoje, mais um mutirãozinho no interior do estado. O oba, oba oficial acontece em Indiaroba, na região Sul do estado. Repaginado com o nome de “Sergipe é Aqui”, o evento oferece à população carente ações simples, como medição de pressão arterial e da glicemia, consultas médicas, palestras diversas, jogos de futebol para a meninada, manicure e pedicure para as mulheres, corte de cabelo para os homens, etcétera e tal. Essa operação de afogadilho também permite que os políticos governistas visitem os donos dos currais eleitorais, enquanto assistem, à sombra, os miseráveis disputando serviços que deveriam ser oferecidos pelo estado sem estardalhaço e de forma rotineira. Home vôte!


Política e religião


Procissões em louvor a São José, realizadas nas cidades de Pedrinhas, Pinhão e Itabaiana, atraíram um grande número de políticos. Misturados à multidão de católicos, eles e elas tinham um olho no andor do santo padroeiro e o outro nos fiéis eleitores. Também distribuíram tapinhas nas costas e muitos “como vai?”, importantes para serem lembrados nas eleições de outubro. Neste ano eleitoral, os políticos vão prestigiar todos os eventos religiosos, uns rezando aos santos e santas para serem eleitos e outros orando para continuarem no bem bom dos mandatos. Misericórdia!


Leite em debate


O deputado federal João Daniel (PT) assinou o requerimento propondo a realização de uma audiência pública na Câmara Federal para debater a questão do leite no Brasil. Segundo o petista, é necessário resolver os problemas envolvendo a produção leiteira, “uma atividade que gera tantos empregos e renda”. Daniel promete aos produtores e as produtoras de leite em Sergipe, principalmente da agricultura familiar, levar este assunto adiante, visando buscar soluções para os problemas relacionados à produção de leite no Brasil. Deus te ouça!


Será que agora vai?


Novas medidas em relação ao edital da licitação do transporte coletivo da Grande Aracaju foram discutidas, ontem, por Edvaldo Nogueira (PDT), Alberto Macedo (MDB), Padre Inaldo (PP) e Marcos Santana (MDB), respectivamente, prefeitos de Aracaju, Barra dos Coqueiros, Socorro e São Cristóvão. A reunião definiu o calendário de publicação do edital da concorrência, que estará disponível para consulta pública a partir da próxima sexta-feira. A previsão é que a publicação do edital para que as empresas possam concorrer ao processo licitatório ocorra no dia 22 de abril. O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), também participou do encontro. Ah, bom!


Time reunido


O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), reuniu o secretariado para discutir as prioridades do governo para este ano. Tal qual fez o presidente Lula (PT) durante reunião com os ministros, o pessedista sergipano cobrou alinhamento das ações desenvolvidas pelos auxiliares e mais foco no planejamento das ações a serem executadas. Mitidieri aproveitou a reunião do secretariado para anunciar a implantação de um plano de comunicação integrada, a ser executado pela Secretaria Especial da Comunicação. Então, tá!


Braços cruzados


Professores da rede pública de Aracaju ficaram de braços cruzados durante todo o dia de ontem. A paralisação visou cobrar à Prefeitura o pagamento do piso salarial nacional da categoria, melhorias nas escolas e a realização de concurso público. Na próxima sexta-feira, os educadores da rede estadual também vão cruzar os braços em defesa e valorização do magistério e contra a privatização da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso). No início da manhã, os trabalhadores e trabalhadoras se concentram em frente à estatal da água. Em seguida, seguem numa grande marcha pelas ruas e avenidas do centro de Aracaju. Participe!


Comments


bottom of page