top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza

Vergonha: escândalo do lixo de Sergipe é exposto para o Brasil


Três aterros sanitários pertencentes à empresa Torre Engenharia foram denunciados como irregulares numa ampla reportagem veiculada, ontem, pela TV Record. Segundo a matéria produzida pelo repórter André Azevedo, existe a suspeita de corrupção na concessão do licenciamento ambiental para os aterros de Itabaiana, Itaporanga D’Ajuda e Nossa Senhora do Socorro. “O Ministério Público de Sergipe informou que as licenças foram liberadas mesmo com diversas irregularidades ambientais”, revela a matéria do Jornal da Record. Para se ter uma ideia do tamanho dos três aterros sanitários, eles têm áreas equivalentes, respectivamente, a 52, 18 e 49 campos de futebol. Procurada, a empresa Torre não se manifestou, enquanto a Administração Estadual do Meio Ambiente prometeu fazer uma fiscalização nos locais, onde milhares de toneladas de lixo são colocadas a céu aberto, para desespero dos infelizes sergipanos que moram no entorno. Tomara que a reportagem da Record sirva para acordar as autoridades estaduais responsáveis para fiscalizar o meio ambiente. Só Jesus na causa!


O pau comeu


Não fosse a turma do deixa disso, a sessão de ontem da Câmara Municipal de Socorro teria acabado em pancadaria. A confusão começou porque o vereador Luiz Paulo Panzuá (PT) não conseguiu se escrever para discursar. Após a maioria do parlamento ter votado contra a sugestão de reabrir as inscrições, o barulho começou. Foi empurra daqui e ameaças dali, até que os vereadores mais calmos conseguiram colocar água na fervura. Mesmo assim, a sessão teve que ser encerrada por falta de clima. Home vôte!


De olho na Câmara


O presidente estadual do Solidariedade, Valadares Filho, reuniu os pré-candidatos a vereadores em Aracaju para discutir a campanha eleitoral que se avizinha. Após o encontro, Vavazinho afirmou que o partido está comprometido a fazer a diferença e construir boas propostas para capital sergipana. A tendência do Solidariedade é apoiar o pré-candidato à Prefeitura Luiz Roberto (PDT), que tem como cabos eleitorais ninguém menos do que o governador Fábio Mitidieri (PSD) e o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT). Ah, bom!

Batendo em retirada

A secretária estadual das Mulheres, delegada Danielle Garcia (MDB), pode deixar o cargo nos próximos dias, segundo publica o jornalista Anderson Cristian. O coleguinha revela que, embora o argumento para a saída seja a necessidade de se dedicar à pré-candidatura a prefeita de Aracaju, na verdade “Daniele está numa posição extremamente desconfortável por não poder dar uma declaração pública acerca do colega de secretariado, o do Turismo, Marcos Franco, que responde a processo na Justiça por acusação de ter agredido a ex-esposa”. Marminino!


Quaquaraquaquá


Veja o publicou, outro dia, um coleguinha colunista: “Ao que parece, cada um dos 75 municípios sergipanos terá a sua academia de letras. Depois virão as academias por bairros e por rua. E Sergipe se tornará um paraíso acadêmico”. É, pode ser!


Abaixo o preconceito


A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia se reuniu, ontem, com lideranças dos povos de terreiros para discutir as violações de direitos humanos com as pessoas de religiões de matrizes africanas. Autora do requerimento convocando a reunião, a deputada estadual Linda Brasil (Psol) afirmou que o racismo religioso acaba gerando intolerância e preconceito. Por sua vez, o deputado Garibalde Mendonça (PDT), anunciou que o Legislativo vai promover, no próximo mês, uma audiência pública para tratar sobre o Estatuto da Igualdade Racial. Supimpa!


Dia da Caatinga


O Dia da Caatinga, a ser comemorado no próximo domingo, foi criado com o intuito de não apenas homenagear este bioma único, mas também conscientizar as pessoas sobre a importância da sua conservação para o equilíbrio ambiental. A caatinga engloba todos os estados do Nordeste e parte de Minas Gerais. Este bioma ainda é muito pouco estudado, embora compreenda 10% do território nacional, com 844 mil quilômetros quadrados. Viva a caatinga!


Troca de postos


O governador Fábio Mitidieri (PSD) aviona para os Estados Unidos nesta semana. Vai prestigiar a filhota Ana Célia, que está se formando em Cinema. A transferência do cargo ao vice Zezinho Sobral (PDT) está agendada para a próxima sexta-feira. Está será a quarta viagem de Mitidieri ao exterior desde que tomou posse no governo. A última foi para os Estados Unidos, em agosto de 2023, para participar do Lide Brazil Development Fórum, evento que reuniu líderes empresariais, governadores e acadêmicos. Então, tá!


Já tirou o título?


Atenção: o prazo para tirar o título de eleitor e poder votar nas eleições deste ano acaba no próximo dia 8. Para tanto, é preciso requerer o documento diretamente no cartório eleitoral mais próximo, inclusive para realizar a coleta da biometria. Esta também é a data-limite para regularizar a situação eleitoral, pedir a transferência de domicílio ou atualizar dados cadastrais. Após o dia 8, o cadastro eleitoral estará fechado, impedindo o cidadão retardatário de exercer o direito do voto. Portanto, meu camaradinha, se apresse. Ôxe!


Verdade camuflada


O senador Rogério Carvalho (PT) jura de pés juntos que o governo Mitidieri tenta camuflar a verdadeira situação do Hospital de Urgência, em Aracaju. Segundo o petista, “enquanto propagandas exaltam supostos avanços na saúde, a realidade é cruel: as cirurgias ortopédicas, essenciais para tantos sergipanos e sergipanas, simplesmente não estão sendo realizadas”. Por fim, Carvalho lamenta que o dinheiro público esteja custeando festas e eventos, “em uma clara demonstração de prioridades distorcidas”. Misericórdia!


Chove, chuva!


E continua chovendo em Aracaju e em boa tarde de Sergipe. Então, como bem canta Jorge Ben Jor, “chove chuva/chove sem parar”, principalmente no sertão sergipano, onde o homem do campo reza para continuar chovendo visando permitir o plantio da lavoura e garantir uma boa safra de grãos. Oremos!


Comments


bottom of page