top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de Souza



Partidos temperam um sarapatel de coruja para servir ao eleitor


Com raríssimas exceções, as coligações políticas em andamento nos municípios sergipanos parecem mais um indigesto sarapatel de coruja. O eleitor vai se deparar com alianças de todos os tipos e gostos. Será possível enxergar no mesmo palanque o PT, o PSD e o União Brasil. Em Aracaju, por exemplo, o grupo governista se assemelha a uma bodega de secos e molhados, tamanha é a diversidades de legendas reunidas na mesma prateleira. Isso, porém, não significa que a união reina entre elas. Com vários pré-candidatos à Prefeitura, os liderados do governador Fábio Mitidieri (PSD) até parecem uma corda de caranguejo, que ao ser desatada esparrama crustáceos pra todos os lados. Ressalte-se que esse indigesto prato concebido pelos partidos e temperado no capricho para enganar o cidadão, visa garantir um bom vinho e melhor caviar aos eleitos e seus apaniguados. Depois da festa de posses, lá pra janeiro de 2025, os cozinheiros desse sarapatel de coruja vão esconder a mesa farta e dizer ao povo simplesmente: “Nem vem de garfo, que hoje é dia de sopa”. Home vôte!


Boca de siri


Pastor Heleno Silva (Republicanos) não apresenta mais o programa Espaço Sertanejo na rádio Xingó/FM, de Canindé do São Francisco. O distinto foi retirado do ar após ter anunciado apoio político ao pré-candidato a prefeito daquele município, Kaká Andrade (PSD). Segundo se comenta nas esquinas da cidade, o dono da emissora, jornalista Luiz Eduardo Costa, ficou magoado porque o reverendo não o comunicou sobre a decisão de apoiar o pessedista, que tem o apoio do prefeito Weldo Mariano (PT). Portanto, se Heleno quiser ser ouvido pelos canindeenses terá que procurar outro prefixo. Danôsse!


Elas são maioria


Pela primeira vez, o número de mulheres pré-candidatas à Prefeitura de Aracaju é maior do que o de homens. Até agora, já colocaram os nomes para avaliação dos partidos, Emília Corrêa (PL), Yandra de André (União), Candisse Carvalho (PT), Niully Campos (PSOL), Katarina Feitosa (PSD) e Danielle Garcia (MDB). Em menor número, os pré-candidatos a prefeito da capital sergipana são Luiz Roberto (PDT), Fabiano Oliveira (PP) e José Paulo Leão Veloso Silva (Novo). Marminino!


Pobre de marré deci


Sergipe está entre os 13 estados onde o número de beneficiários do Bolsa Família ainda é maior que o de trabalhadores com carteira assinada. Esses dados excluem o setor público. De acordo com reportagem do site de notícias Poder 360º, existem no estado 385.748 benefícios pagos pelo governo federal às famílias carentes, contra 329.562 empregos formais. Essa situação de miserabilidade verificada em Sergipe se repete em todos os demais estados nordestinos. Só Jesus na causa!


Defesa da Palestina


O deputado federal João Daniel participou na Turquia da 5ª Conferência Interparlamentar da Plataforma Al-Quds, prestigiada por cerca de 600 parlamentares de 75 países. Segundo o petista, o evento realizado em Istambul mostrou ao mundo as atrocidades que acontecem na Palestina há mais de 70 anos. Daniel lamenta que "as pessoas continuem fechando os olhos para a guerra financiada por países ocidentais, como os Estados Unidos". O deputado promete se envolver na criação de um Fórum da América Latina em defesa da Palestina. Aff Maria!


Pedido do governador


O pré-candidato a prefeito de Aracaju, Luiz Roberto (PDT), disse ter atendido a um pedido do governador Fábio Mitidieri (PSD) para não se afastar, na semana passada, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura. O ilustre revelou à jornalista Rita Oliveira que, devido a viagem do pessedista ao Exterior, não deu tempo para ambos visitarem obras do governo. “Deixarei a Secretaria no próximo dia 6, após o retorno do governador e as visitas que faremos às obras”, explicou. Então, tá!


Nas ondas do rádio


A Rádio Esperança/FM de Estância completa amanhã 57 anos de fundação. Em 1º de maio de 1967, o industrial, engenheiro e jornalista Jorge Prado Leite inaugurou a primeira emissora do interior sergipano. Desde a sua inauguração, a rádio abriu as portas para locutores iniciantes e pessoas que tinham uma boa voz, vocação e desejavam ser locutores e locutoras, impulsionando a carreira de muitos radialistas. Ressalte-se que em 1958, Jorge Leite fundou a Rádio Jornal/FM, que durante muitos anos funcionou na Avenida Rio Branco, centro de Aracaju. Supimpa!


Bem na fita


Levantamento feito pela Revista Veja mostra Sergipe como o estado com menor a taxa de homicídios por 100 mil habitantes no Nordeste. Os dados são referentes ao ano de 2023. Conforme o mapeamento feito com base em dados do Sistema Nacional de Informações em Segurança Pública, o estado aparece como a 9ª menor taxa de homicídio do Brasil. Conforme a Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal da SSP, Sergipe encerrou o ano de 2023 com uma taxa de homicídios de 20,41 a cada 100 mil habitantes. Ah, bom!


Pais da criança


E os políticos de Sergipe deram pra disputar paternidade de obras do governo federal. Agora mesmo o senador Rogério Carvalho (PT) criticou o também senador Alessandro Vieira (MDB) por não citar o presidente Lula da Silva (PT) ao anunciar Obras do PAC para o estado. Aliás, como o governo Mitidieri ainda não executou qualquer empreendimento estruturante, muitos políticos têm propagandeado as obras federais, alegando que são responsáveis por elas. Crendeuspai!


Festival de Cinema


Começa hoje o Festival Internacional de Cinema de Itabaiana. Os amantes da sétima arte serão surpreendidos com uma programação bem diversificada e que promete ser um marco na cena cultural da região e do estado. Após as exibições, o público participará de debates sobre alguns dos filmes. Além das projeções, o festival oferecerá experiências artísticas como o Espaço voltado para uma Mostra Fotográfica. Até o próximo domingo, o público será brindado com 15 sessões de cinema. Prestigie!

Comments


bottom of page