top of page

Política by Adiberto de Souza

  • Foto do escritor: Luxo Aju
    Luxo Aju
  • 12 de dez. de 2024
  • 4 min de leitura


Os políticos liderados por Mitidieri parecem uma corda de caranguejo


É enganoso afirmar que os políticos liderados pelo governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), se assemelham a uma família muito unida. Na verdade, o grupo da situação parece um casal que dorme em camas separadas, tal é a falta de unidade em torno das ainda distantes eleições de 2026. Assim como ocorreu este ano, quando os governistas apresentaram três candidatos a prefeito de Aracaju, já se fala que três ou quatro deles vão concorrer cadeiras no Senado. André Moura (União), Alessandro Vieira (MDB) e Edvaldo Nogueira (PDT) juram que não abrem da disputa nem para um trem. Para complicar ainda mais, o próprio Mitidieri aventou a hipótese de também se candidatar a senador, cargo que, segundo o fidalgo, exige menos de sua saúde do que o trabalhoso Executivo. Portanto, esse verdadeiro saco de gatos pode dar muita dor de cabeça ao governador na campanha eleitoral de 2026, pois a aparente unidade do grupo é tão forçada quanto uma corda de caranguejos, que ao ser desatada esparrama crustáceos pra todos os lados. Home vôte!


Convite à 1ª dama


O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) quer ver a secretária estadual da Ação Social, Érica Mitidieri, prestando contas na Assembleia sobre as ações realizadas pela pasta nos últimos dois anos. O cidadanista, inclusive, já apresentou um requerimento convidando a primeira dama para informar aos deputados o que tem feito na Ação Social. Passos lembrou que os secretários da Saúde, da Fazenda, e das Mulheres já apresentaram ao Legislativo balanços de suas atuações. “Temos certeza que, em dois anos de atuação, a secretária Érica Mitidieri tem muito o que apresentar nesta Casa", frisou Georgeo. Marminino!


Emendando a Reforma


Em tramitação no Senado, a Reforma Tributária ganhou um novo capítulo com a atuação do senador Laércio Oliveira (PP). Ao todo, 17 emendas apresentadas pelo pepista foram acatadas pelo relator Eduardo Braga (MDB-AM). Todas as propostas de Laércio têm um ponto em comum: minimizar o impacto no setor de serviços, responsável por grande parte da geração de empregos no Brasil. A principal preocupação do senador sergipano é evitar que a carga tributária sobre o setor de serviços aumente desproporcionalmente. Então, tá!


Álcool e direção


Apesar das campanhas contra o consumo de álcool no trânsito, ainda é alto o número de pessoas que dirigem embriagadas. A conclusão é de uma pesquisa da Secretaria Nacional Antidrogas. O estudo também revela que as ações repressivas contra esse tipo de crime, como o teste do bafômetro, atingiram um baixo percentual de condutores. Apesar de 85% dos indivíduos entrevistados referirem ter bebido e dirigido nos últimos 12 meses, apenas 9,2% disseram ter sido parado alguma vez na vida para fazer o teste do bafômetro. Só Jesus na causa!


Primeiro nome


A enfermeira Emanuelly Carvalho Hora (PL) foi o primeiro nome tornado público do secretariado do prefeito eleito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL). A distinta responderá pela Secretaria Municipal da Saúde. Além de profissional competente, Emanuelly é política atuante. Nas eleições deste ano, a ilustre disputou a Prefeitura de Tobias Barreto, obteve 46,15% dos votos, tendo sido a segunda mais votada. Emanuelly já foi coordenadora de Vigilância Epidemiológica e secretária da Saúde de Tobias Barreto, gestora da Atenção Básica de Saúde em Itabaianinha e secretária de Saúde de Itaporanga d’Ajuda. Aff Maria!


Golpistas na cadeia


O senador Flávio Bolsonaro (PL) tentou fazer graça com um o também senador Rogério Carvalho (PT) e levou uma senhora invertida. O petista lembrava quando foi espionado a mando do general Braga Netto (PL). Alvo de provocações de Flávio Bolsonaro, o parlamentar sergipano foi curto e grosso: “O senhor tem de me respeitar, porque, senão, eu vou dizer que golpista tem de estar na cadeia”, ameaçou. Flávio, então, sugeriu a Carvalho para começar citando o ministro do STF, Alexandre de Morais. “Começando com o seu pai”, respondeu Rogério. Descabreado com o chega pra lá, o filho do capitão de pijama botou a viola no saco e calou o bico. Misericórdia!


Mudança no turismo


Comenta-se à boca miúda que o vereador aracajuano Fabiano Oliveira (PP) será o futuro secretário do Turismo de Sergipe. Derrotado na disputa pela vice-prefeitura de Aracaju, o parlamentar pepista deverá substituir na pasta do turismo o empresário Marcos Franco (MDB). Fabiano já foi secretário estadual do Turismo e presidente da Emsetur no governo de Albano Franco (PSDB), que vem a ser tio do emedebista. A expectativa é que o governador Fábio Mitidieri (PSD) anuncie a reforma do secretariado no início do próximo ano. Aguardemos, portanto!


Grana na mão


A Prefeitura de Aracaju anunciou o pagamento da segunda parcela do 13º salário dos servidores municipais. A gratificação natalina será creditada amanhã na conta de todos os funcionários ativos e inativos. Segundo o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), com o pagamento do 13º salário, serão injetados na economia local quase R$ 92 milhões. O pedetista ressaltou, ainda, que desde o seu retorno à Prefeitura, em 2017, passou a antecipar a primeira parcela do benefício, seguindo a data do aniversário de cada servidor. Ah, bom!


Demite o marido


É bom os futuros secretários da prefeita eleita de Aracaju, Emília Corrêa (PL), andarem na linha para não perderem a boquinha. pelo menos é o que se depreende do discurso feito, ontem, pela distinta. Emília reclamou das críticas feitas à indicação para a Secretaria Municipal de Governo do marido dela, pastor Itamar Bezerra. “Como é que vou demitir meu esposo para ter problema em casa? Ele é o primeiro que, se não corresponder, eu demito”, ameaçou. Ora, se nem o cara-metade da prefeita tá com o “emprego” garantindo, imagine o resto secretariado. Portanto, fiquem atentos. Quem avisa, amigo é!


Protegendo a Caatinga


O Senado aprovou o Projeto de Lei que institui a Política Nacional para a Recuperação da Caatinga. Esse bioma, exclusivamente brasileiro, ocupa mais de 90% do território nordestino e abrange cerca de 28 municípios sergipanos. O projeto, que ainda será votado na Câmara Federal, busca enfrentar os desafios crescentes de desmatamento e desertificação, promovendo a preservação ambiental, a segurança hídrica e alimentar, além de combater a degradação do solo. De acordo com o senador Alessandro Vieira (MDB), mais que proteger o meio ambiente, a recuperação da Caatinga tem potencial para gerar mais de 460 mil empregos na região. Supimpa!


Bico seco


Segundo o Instituto “Galináceos de Pesquisa”, a crise econômica é tamanha que, mesmo conhecendo a necessidade etílica dos condenados à morte, a grande maioria dos sergipanos não embriaga mais o peru caipira antes de abatê-lo para a ceia natalina. Quanta crueldade!

Posts recentes

Ver tudo
Política by Adiberto de Souza

No Forró Caju de Emília quem recepcionou Mitidieri foi Amorim Uma foto postada nas redes sociais pelo governador de Sergipe, Fábio...

 
 
 

Comments


#Sugestões

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

#Siga o Luxo_Aju

#Arquivos

  • Facebook Reflexão
  • Instagram Reflexão
  • Reflexão do Twitter

© 2010 - LuxoAju sociedade - Todos os direitos reservados.

bottom of page