top of page
  • Foto do escritorLuxo Aju

Política by Adiberto de



Lula sacramenta a pré-candidatura de Rogério


A presença de Lula (PT) no lançamento oficial da pré-candidatura de Rogério Carvalho (PT) ao governo de Sergipe sepultou um boato que corria solto no estado. Desde que o senador petista se anunciou como pré-candidato ao Executivo estadual, os seus adversários propagavam que Lula o obrigaria a desistir da empreitada em respeito a um pseudo acordo nacional entre o PT e o PSD. A empolgação do “Barba” com a pré-candidatura do aliado deixou claro que ele não só apoia o projeto do partido em Sergipe como virá ao estado outras vezes pedir votos para o postulante ao governo do PT. Portanto, depois que o nome de Rogério foi sacramentado como pré-candidato, só resta aos adversários do senador virar o disco e encontrar um novo assunto para desgastar a imagem do petista. Marminino!


Um olho lá, outro cá


O pré-candidato a governador Valmir de Francisquinho (PL) diminuiu o ritmo da pré-campanha enquanto aguarda o julgamento de seu processo no Tribunal Superior Eleitoral. Condenado por abuso do poder econômico nas eleições de 2018 e, portanto, tornado inelegível, o distinto reza para a maioria dos ministros do TSE acatarem seu recurso contra a condenação imposta pelo TRE. Francisquinho segue participando de eventos no interior e se reunindo com aliados, porém tirou o pé do acelerador, à espera do julgamento de seu recurso, agendado para a próxima quinta-feira. Crendeuspai!


Sem choradeira


O senador Alessandro Vieira (PSDB) entende que o governo Bolsonaro perde tempo tentando culpar a Petrobras pelos constantes reajustes nos preços dos combustíveis. Segundo o tucano, que é pré-candidato a governador de Sergipe, “não adianta choradeira e ameaças vazias, os preços dos combustíveis vão continuar subindo por conta da guerra e da alta do dólar”. Vieira lembra que a redução dos impostos defendida por Bolsonaro já foi feita: “Agora é hora de subsidiar o consumidor de baixa renda e os motoristas profissionais”, frisa. Por fim, Alessandro promete assinar sem problema uma CPI da Petrobras. Misericórdia!


Não olha em volta


Sempre que se refere ao presidenciável Lula da Silva (PT), o pré-candidato a governador João Fontes (PTB) faz questão de chamá-lo de ex-presidiário. Os menos avisados que ouvem o petebista criticando o “Barba” nem imaginam que o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, é um presidiário. Além de estar preso, o líder maior de João Fontes responde processo no Supremo Tribunal Federal, acusado de cometer infrações previstas no Código Penal, na Lei de Segurança Nacional e na lei que define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor. Home vôte!


Show de bacamarteiros


A vice-prefeita de Aracaju, Katarina Feitoza (PSD), se divertiu a valer no animado forró organizado pelos moradores do bairro 18 do Forte, na zona norte da capital. Por lá, a fidalga se deparou com um tradicional grupo de bacamarteiros. Katarina ressaltou que os bacamarteiros são uma de nossas culturas vivas, “que resistem de geração em geração, eternizando esse som que tem muito do que somos enquanto sergipanos”. É vero!


Dicas eleitorais


O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe promove, hoje, o Seminário “Por dentro das eleições”. O público-alvo são os jornalistas que vão fazer a cobertura do processo eleitoral deste ano. Serão ministradas palestras sobre “Propaganda eleitoral”, “Segurança das urnas” e “Estrutura logística da eleição em Sergipe”. Segundo o presidente do TRE, desembargador Roberto Eugênio Porto, o seminário vai permitir que os jornalistas tirem dúvidas sobre a campanha eleitoral e o pleito de outubro. Participe!


Mais de um candidato


Uma consulta feita ao Tribunal Superior Eleitoral pode resolver as disputas internas de pré-candidatos ao Senado. O ministro-relator Ricardo Lewandowski já disse ser favorável às múltiplas candidaturas a senador na mesma coligação. “Os pleitos para o governo e para o Senado têm, cada qual, a sua própria identidade, sendo independentes do ponto de vista jurídico”, ensina Lewandowski. Caso os demais ministros votem com o relator, estará resolvida a disputa interna entre os pré-candidatos governistas ao Senado Jackson Barreto (MDB) e Laércio Oliveira (PP). Aff Maria!


Volta dos trens


E o deputado federal Bosco Costa (PR) defende mais investimentos na rede ferroviária brasileira. O parlamentar entende que o país não pode continuar fazendo o transporte de minérios e cargas diversas apenas em cima de caminhões. De acordo com Bosco, no passado, 80% do transporte de mercadorias entre Aracaju e Salvador eram feitos por trens. Sempre que pode, Costa argumenta ser preciso voltar a investir neste importante modal. Certíssimo!


Discurso afiado


E o ex-governador Jackson Barreto (MDB) tem na ponta da língua a justificativa para a sua pré-candidatura ao Senado: “Minhas credenciais estão solidificadas com a história de luta, amor, serviço e respeito pelo povo. Sempre votei e trabalhei em projetos positivos para o trabalhador”, discursa. O diabo será JB convencer os sergipanos a apoiá-lo agora em 2022, após ter pedido, com todas as letras, que caso se candidatasse a qualquer cargo eletivo o povo não votasse mais nele. Em 2018, Jackson tentou se eleger senador, contudo o pedido dele foi lembrado pelos sergipanos, que o derrotaram nas urnas. Cruzes!


Defesa dos idosos


O pré-candidato a governador Cláudio Geriatra (DC) defende a geração de trabalho para os jovens, muitos deles sustentados hoje pelos avós: “Cerca de 70% dos aposentados sustentam filhos e netos. Lutar pela geração de trabalho e desenvolvimento em favor do jovem é também cuidar do idoso. Precisamos dar educação aos jovens para eles serem empreendedores, para que o idoso tenha tranquilidade”, afirma. A pré-candidatura de doutor Cláudio foi lançada oficialmente no último sábado, durante evento do DC em Aracaju. Ah, bom!


Mais água


O governador Belivaldo Chagas (PSD) participa, nesta segunda-feira, da assinatura da Ordem de Serviço para ampliação da adutora do Alto Sertão, no trecho T2, que passa por Simão Dias. O objetivo dessa obra é melhorar o abastecimento d’água nos municípios de Frei Paulo, Pedra Mole, Pinhão e Simão Dias, beneficiando cerca de 66 mil pessoas. A solenidade de assinatura da Ordem de Serviço será realizada em Pinhão. Então, tá!



bottom of page