Política by Adiberto de Souza
- Luxo Aju
- há 17 minutos
- 4 min de leitura

Quem vai com quem para a campanha eleitoral de 2026?
Quem vai com quem para o baile eleitoral deste ano? Taí uma pergunta de difícil resposta agora, pois os líderes políticos de Sergipe ainda estão negociando os espaços nas chapas majoritárias e proporcionais. Outros tantos vão permanecer onde estão somente até a abertura da janela eleitoral, em março próximo. Muitos pularão as cercas à procura de partidos que facilitem suas eleições na disputa que se avizinha. Um bom exemplo é o deputado federal Gustinho Ribeiro, que acaba de perder o comando do Republicanos e ainda não sabe qual será o seu futuro domicílio eleitoral. O governador Fábio Mitidieri (PSD) já lhe ofereceu uma ficha de filiação pessedista, contudo Ribeiro não pretende fazer parte da mesma legenda do deputado federal Sérgio Reis, seu adversário na região centro-sul do estado. Outro que deve trocar de sigla é o ex-governador Belivaldo Chagas, surpreendido que foi com a ida para a oposição do Podemos, legenda que está filiado desde abril do ano passado. Pré-candidato a governador, o deputado federal Thiago de Joaldo (PP) aguarda a janela partidária para arranjar outra morada partidária, pois seu projeto político não se cria no Partido Progressista, comandado pelo senador governista Laércio Oliveira. Portanto, até o final de março, qualquer projeção sobre quem vai com quem ao baile eleitoral será puro exercício de futurologia. Marminino!
Emília homenageada
A Assembleia Legislativa homenageou a prefeita de Aracaju, Emília Corrêa (PL), com a Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar. Proposta pelo deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania), a honraria visou reconhecer a trajetória profissional e política da primeira mulher eleita para comandar a capital sergipana. Natural de Lagarto, Emília se mudou aos 16 anos para Aracaju, onde se formou em Direito pela Faculdade Tiradentes e ingressou na Defensoria Pública de Sergipe em 1988. Vereadora da capital por três mandatos, a homenageada se elegeu prefeita em 2022. Então, tá!
Poesia em festa
A Câmara Municipal de Aracaju anuncia, hoje, os vencedores da 8ª edição do Prêmio de Poesia Governador Marcelo Déda. A solenidade está agendada para o plenário da Assembleia Legislativa e deverá ser prestigiada por vereadores, gestores culturais, escritores e familiares do saudoso ex-governador Marcelo Déda. O prêmio objetiva incentivar novos talentos da poesia sergipana e ampliar o acesso à criação literária, especialmente entre jovens escritores. A edição deste ano reuniu participantes de diferentes regiões de Aracaju, evidenciando o crescimento e a relevância do cenário poético local. Supimpa!
Recesso branco
A Assembleia Legislativa não terá sessões plenárias amanhã e na próxima quinta-feira. É que vários deputados sergipanos vão participar em Bento Gonçalves (RS) da 28ª Conferência Nacional da União Nacional das Assembleias Legislativas (Unale). Considerado o maior encontro legislativo da América Latina, o evento deve reunir mais de 1,5 mil participantes do Brasil e do exterior. O tema desta edição é “Humanidade Conectada”, com debates sobre o papel dos legislativos estaduais diante da inteligência artificial e das emergências climáticas. Misericórdia!
Sob nova direção
O estanciano Mário Dias (PT) é o novo superintendente regional da Codevasf em Sergipe. Indicado para o cargo pelo ex-ministro Márcio Macêdo (PT), ele vai substituir Thomas Jefferson, o “Jeko”, que havia sido indicado pelo ex-deputado federal André Moura (União). Mário Dias se apresenta no Instagram como produtor cultural e radialista, tendo atuando como assessor de Macêdo quando este era ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República. As línguas ferinas juram que o senador Rogério Carvalho (PT) tentou indicar um nome para a Codevasf, mas foi atropelado por Márcio. Home vôte!
Não é crime
A colocação de adesivo em veículos contendo apenas o nome de suposto candidato às eleições não configura propaganda eleitoral antecipada. A Justiça Eleitoral adverte, contudo, que a mensagem não pode reunir elementos que caracterizem apelo explícito ou implícito ao eleitor de forma que seja associada a eventual candidatura. Ah, bom!
Lorota no ar
Nesta semana, duas agremiações exibem propaganda partidária: o PL e o MDB. Os programas serão veiculados entre 19h30 e 22h30 nas emissoras de rádio e televisão. As inserções vão ao ar hoje, na quinta-feira e no sábado. A propaganda partidária objetiva divulgar o programa da legenda, apresentar suas atividades no Congresso Nacional e expor seu posicionamento sobre temas políticos e sociais. Além disso, pelo menos 30% do tempo total de cada legenda devem ser destinados à promoção da participação feminina na política. Quem não quiser assistir, é só desligar o rádio e a televisão na hora do blá-blá-blá. Arre égua!
Regime de engorda
Os pré-candidatos a governador, senador e deputado estão se preparando para iniciar o regime de engorda, natural em todas as campanhas eleitorais. Para serem simpáticos aos eleitores, os concorrentes vão se fartar de pastéis, bolos, sucos diversos, cuscuz, arroz doce e o diabo a quatro. Também aceitarão convites para almoçar e participar de festas de aniversários e casamentos, onde não há economia de gostosuras. Aliás, o ex-governador de Sergipe, Jackson Barreto (MDB), não dispensava uma visitinha às cozinhas dos eleitores para, entre uma conversa e outra, abrir as panelas e filar um bom pedaço de galinha caipira. Só Jesus na causa!
Cidadão sergipano
O professor e antropólogo Luiz Mott é o mais novo filho de Sergipe. Em sessão especial realizada ontem, ele recebeu o título de cidadania concedido pela Assembleia Legislativa graças à indicação da então deputada estadual Tânia Soares. Fundador do Grupo Gay da Bahia, Mott aproveitou a estada em Aracaju para prestigiar a inauguração da sede do Dialogay de Sergipe, localizada na Avenida Mamede Paes Mendonça, centro de Aracaju. O novo cidadão lembrou a colaboração dele ao movimento de direitos humanos LGBT do estado. Mott também realizou pesquisa no Arquivo Público de Sergipe, onde coletou material sobre a história de Aracaju e das freguesias da antiga capitania sergipana. Aff Maria!
Dedo duro
Diferente do que anunciamos aqui, o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), não quebrou o pé ao saltar da montaria durante a Cavalgada dos Bordados realizada, domingo passado, em Tobias Barreto. Na verdade, o fidalgo fraturou foi o dedo mindinho do pé esquerdo e teve que ir ao hospital colocar uma bota de gesso. Por conta dessa contusão, Mitidieri deverá permanecer com o dedo duro por pelo menos quatro semanas, o que significa dizer que ele não aceitará convites para participar de cavalgadas neste mês de dezembro. Desejamos melhoras!



